quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Caos no Coração de Orion

Se tiver alguma palavra ou frase errada, me desculpem. Estava em inglês e não sei se a tradução ficou totalmente correta! Obrigada. 

A mancha amarela (centro da imagem) são as estrelas que formam o Tra-
pézio; os redemoinhos em verde são pelo Hubble e os  fios de vermelho e
laranja são pelo Spitzer. Lindo!
"Os Telescópios Espaciais "Spitzer" e "Hubble" uniram-se para expôr o caos que estrelas bebês estão criando à 1500 anos-luz de distância em uma nuvem cósmica chamada Nebulosa de Órion. Este composto notável indica que quatro estrelas monstruosamente grandes, chamadas coletivamente de "Trapézio", no centro da nuvem, podem ser as principais culpadas, na constelação de Orion, por uma visão familiar na queda e no céu da noite de inverno no hemisfério norte. A comunidade pode ser identificada como a mancha amarela, perto do centro da imagem.
Redemoinhos de verde, e exibição de luz ultravioleta visivel vindas do Hubble revelaram hidrogênio e gás de enxofre, aquecidos e ionizados pela radiação ultravioleta intensa de estrelas do Trapézio. Enquanto isso, a visão de infravermelho do Spitzer expõe as moléculas ricas em carbono, chamado de hidrocarbonetos policíclicos aromáticos na nuvem. Estas moléculas orgânicas foram iluminados pelas estrelas do Trapézio, e são mostrados na composição como fios de vermelho e laranja. Na Terra, os hidrocarbonetos aromáticos policíclicos são encontrados na torrada queimada e em veículos automotores.
Os ventos estelares a partir de aglomerados de estrelas recém-nascidas espalhadas por toda a nuvem gravadm todas as cristas e cavidades bem definidas em Órion. A cavidade grande perto da direita da imagem foi provavelmente esculpida pelos ventos das estrelas do Trapézio. Localizado a 1.500 anos-luz de distância da Terra, a nebulosa de Órion é o ponto mais brilhante da espada de Orion, ou Constelação "Hunter". A nuvem cósmica é também mais próximo da nossa fábrica de formação de estrelas massivas, e os astrônomos acreditam que ele contém mais de 1.000 jovens estrelas."

Crédito da imagem: NASA / JPL-Caltech / STScI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...