domingo, 12 de setembro de 2010

Erupção de plasma na superfície do Sol

"Grande erupção de plasma na superfície do Sol é capturada pela Nasa. A erupção provocou uma radiação de raios ultravioletas enorme, mas a Terra não foi afetada pelo fenômeno"
Erupção de plasma na superfície do Sol
Fonte: NASA
Moradores de regiões polares da Terra poderão visualizar um espetáculo em uma aurora boreal. Neste domingo, a superfície do Sol entrou em erupção e lançou toneladas de plasma - átomos ionizados, com menos elétrons - no espaço. Esse material está se movendo em direção a Terra. A erupção chamada de ejeção de massa coronal foi observada por uma câmera do Observatório de Dinâmica Solar da NASA (Agência Espacial Americana). Quando chegar ao planeta, as partículas do campo magnético terrestre e o plasma vão colidir e gerar o brilho característico das auroras. Os moradores do norte dos EUA poderão ver o fenômeno na noite desta terça-feira.

Fonte: EBand.

A Agência Espacial Americana, Nasa, captou imagens de uma das maiores erupções solares já vistas. De acordo com a agência espacial, a erupção alcançou uma altura de 804,5 mil km e foi registrada pelas câmeras ultravioletas do observatório Stereo - responsável por realizar o monitoramento do Sol - no último dia 13. De acordo com a Nasa, as erupções são constantes na superfície do Sol e são causadas pela instabilidade da nuvem de plasma frio que recobre a estrela presa por forças magnéticas.

Fonte: Notícias Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...