domingo, 5 de setembro de 2010

Arco-Íris: O que é, como se forma; etc.

O que é um Arco-Íris
Antigamente, dizia-se que o Arco-Íris era sinal de um acordo de amizade entre Deus e Noé, que construiu a Arca e salvou várias espécies de animais e sua família do dilúvio, e, toda vez que se aparecia um arco-íris no céu, era porque Deus estava contente com os Homens.
Hoje, sabemos que os Arco-Íris nada mais são do que "desvios" dos raios solares nas gotículas da água da chuva. Por isso, um Arco-Íris quase sempre aparece no céu quando pára de chover e o sol aparece em seguida. Os raios do sol incidem com as gotinhas lá no ar, formando aquele feixe de cores 'transparentes' que vemos logo depois de uma garoa.
Arco-Íris são 'reflexos' dos raios do Sol nas gotículas
de chuva, que atravessam o líquido e nos dão a
impressão de 7 cores nele.
imagem do bicodocorvo.com.br
Na verdade, a maioria das pessoas acreditam que os Arco-Íris não existem realmente. Eles são somente ilusões de óptica, dependendo da posição de quem observa. Alguns, quando estão mais pra um lado, conseguem vê-lo nitidamente, com todas as suas cores refletidas. Porém, quando outros estão do outro lado, não conseguem e vêem só um feixe.

Como se formam os Arco-Íris
Como eu expliquei resumidamente aqui em cima, os Arco-Íris ocorrem logo depois de uma chuva, onde ficam no céu várias gotículas de água, assim, quando a luz (do sol) atravessa uma superfície líquida - no caso, a gota da chuva - ou sólida (transparente), a refração faz aparecer o espectro de cores: violeta, anil, azul, verde, amarelo, laranja e vermelho. 

Arco Íris Duplo?
"Segundo cientistas, ás vezes é possível que um segundo arco-íris, mais fraco, possa ser visto fora do arco-íris principal. Esse raro fenômeno ocorre quando há dupla reflexão da luz do sol nas gotas de chuva. Devido à reflexão extra, as cores do arco são invertidas quando comparadas com o arco-íris principal."
Arco-Íris Duplo, um espetáculo super raro, quando
um arco-íris mais fraco pode ser visto fora do
principal. Repare que as cores são invertidas!
imagem do blogdosarafa.com.br

2 comentários:

  1. Pega uma mangueira de agua esguicha bem fino na frente do Sol forma lindas cores isso acontece la em cima de uma forma bem grande

    ResponderExcluir
  2. Hoje sabemos que nada mais é...Oi oi
    Pergunta Para que serve o arco iris
    Tudo que existe tem um função certo, e qual é a do arco íris pergunto á raça evolutiva

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...