domingo, 6 de janeiro de 2013

Filho de Carl Sagan fala sobre ET's

*Essa notícia tem quase um ano, mas o assunto é de grande interesse, independentemente da "época" retratada.
Nick Sagan, filho do saudoso cientista Carl Sagan, bate de frente com Hollywood no que diz respeito aos extraterrestres. Ele, que já escreveu três livros bem como episódios de Jornada nas Estrelas, não tem papas na língua para mostras seus preconceitos quanto alguns critérios que predominam nos filmes de ficção científica. Achei bem legal o ponto de vista dele e me identifiquei com sua opinião; basta uma pitada de raciocínio lógico e tchã-rãn: temos o "óbvio" :)


“Humanos terem qualquer chance contra invasores alienígenas armados com tecnologia superior?“, diz Sagan, “Boa sorte. Se eles forem avançados o suficiente para cruzarem as enormes distâncias do espaço interestelar, eles são avançados o suficiente para nos varrer sem o menor pingo de suor. Por que não atirar alguns asteróides contra nós? Como iremos nos defender disso? O conceito de impetuosos humanos mais fracos triunfarem no final pode fazer sucesso nas bilheterias, mas na realidade isso seria impossível“.

E se você acha que poderíamos derrotar os invasores com alguma exclusividade do nosso planeta, Nick também irá lhe contrariar...

“Fala sério, nós os derrotarmos com um vírus de computador? Nossos micróbios são a criptonita deles? E, de qualquer forma, por que eles iriam nos atacar? Não há escassez de outros planetas que eles queiram, e se eles realmente não gostassem de nós, por que não simplesmente ficarem sentados e assistir nossa auto-destruição? Certamente somos capazes disso“, disse ele.

Apesar dessas críticas, Nick sente alguma afeição por contatos com ets. Ele realça dois filmes que pensa estarem próximos ao que a experiência realmente seria.

“Permita-me não surpreender ninguém por elogiar o filme Contact [escrito por seu pai], como o melhor exemplo de como isto poderia acontecer. Ouvi muitos astrônomos dizerem que este é o filme mais próximo da realidade como a comunidade científica poderia reagir, e da mesma forma, as cenas onde os membros do governo expressam suas preocupações, para mim são plausíveis. Isto posto, fora um primeiro contato real com alienígenas, ninguém realmente sabe como reagiremos quando isso acontecer. Nós temos idéias, estratégias em potencial, protocolos do SETI. Quando recebermos o sinal, tudo que se pensava pode estar errado. Além do filme Contact, eu acho que há algo convincente a respeito de District 9. Apesar de aberrante em algumas formas, (como muitas alegorias de ficção científica são), a idéia que poderíamos segregar e subjugar o ‘outro’ parece verdadeira à experiência humana, especialmente se aquele ‘outro’ for menos poderoso do que nós. Isso atinge o coração do porquê há tantos alienígenas assustadores na ficção científica – apesar de não sabermos quase nada sobre como as formas reais de vida extraterrestre (se elas existirem) reagiriam. Nós sabemos o quão miseravelmente podemos tratar as formas de vida aqui na nossa própria Terra“.

Mas e se o dia do contato realmente chegasse, o que Nick esperaria? Um mínimo de união.

“Ainda, espero que se, e quando, o cenário do primeiro contato realmente acontecer, conseguiremos nos unir como humanos, e caminharmos bravamente para dentro daquilo que o futuro nos reserva,” disse ele.

Fonte (com modificações): OVNI Hoje

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...