domingo, 30 de outubro de 2011

Analfabetismo Científico.

Olá! Estou re-blogando esse artigo do Blog Observatório Extremo Sul, da minha querida amiga Roberta. Sempre fiquei muito indignada com a educação científica das crianças brasileiras, e também, de outros países. A Ciência é a base da humanidade, dela se abrem novos caminhos, novas oportunidades. Isso deve ser valorizado. E foi exatamente isso que a Roberta indagou em seu Post. Boa leitura à todos, e deixem comentários (:

Hoje vamos colocar em pauta um tema importante para nossos estudos em Educação em Ciências: A Alfabetização Científica dos cidadãos brasileiros.

Certo dia me surpreendi em sala de aula, quando, comentando conceitos de analfabetismo funcional da população do nosso país, (falando da falta de criatividade e respeito com a capacidade intelectual da população, por parte da programação da TV aberta...), falei que há também o analfabetismo cientifico. Os alunos ficaram em silêncio com carinha de “hã?”.


Mais surpresa ainda fiquei eu, de perceber que eles não haviam pensado nisto! E se você, caro leitor também ficou com carinha de “hã”, pense comigo:
Nós, em geral – mas sem generalizar – sabemos explicar como ocorrem fenômenos corriqueiros e que interferem de forma direta nas nossas vidas? Por exemplo, as estações do ano? As fases da Lua?
Não. Isto sequer passa pela nossa cabeça, porque não é nada que se peça em concursos, não precisamos saber disto para realizarmos as atividades básicas de sobrevivência como por exemplo: comer, reproduzir, trabalhar, rezar, viajar... Mas isto é um mero engano...
Se não fosse a curiosidade e insatisfação de muitos homens e mulheres, até hoje estaríamos vivendo em cavernas. Se você também acha que saber “essas coisas” não é importante, pense que, sem o desenvolvimento dos conhecimentos das estações do ano – e do mapeamento do céu pelas cartas celestes, a agricultura estaria ainda condicionada aos Deuses e nossas oferendas...
E, como bem coloca Sagan:
“Não sei até que ponto a ignorância em ciência e matemática contribuiu para o declínio da Atenas antiga, mas sei que as conseqüências do analfabetismo científico são muito mais perigosas em nossa época do que em qualquer outro período anterior. É perigoso e temerário que o cidadão continue a ignorar o aquecimento global, por exemplo, ou a diminuição da camada de ozônio, a poluição do ar, o lixo tóxico e radioativo, a chuva ácida, a erosão da camada superior do solo, o desflorestamento tropical, o crescimento exponencial da população”. (p.22)
A ignorância – ou analfabetismo científico como gosto de dizer – é a causa de nossa falta de conscientização com relação aos problemas ambientais e sociais que estamos vivendo. Com isto, não nos preocupamos (e consequentemente não lutamos) por uma efetiva mudança nas políticas públicas, por exemplo. E é nessa hora que, para mim, Chico Mendes é o grande exemplo. Seringueiro inteligente, usou conhecimentos científicos e os popularizou em favor da mudança e da preservação da Amazônia. O que aconteceu com ele? E o que nós fazemos para evitar que outros “Chicos e Chicas” da Amazônia tenham o mesmo destino?
Eis algo importante para nós, professores de ciências ou não pensarmos. Não defendo a idéia de que a Ciência salva, como bem é possível perceber do texto, penso que AS CIÊNCIAS são uma possibilidade de mudança, de crescimento e de transformação.
Carl Sagan – O Mundo assombrado pelos demônios - 3º reimpressão – São Paulo; Companhia de bolso – 2006.

3 comentários:

  1. Olá, Thainá!

    Tirou uma férias prolongadas, não foi?
    Os analfabetismos de quaisquer tipos devem ser combatidos e até, preferencialmente, extintos. No mesmo caudal devemos através da educação de qualidade e principalmente, a educação de base, fomentar a procura dos conhecimentos, dando incentivos diversos, inclusive, garantia de empregos para aqueles que se mostrassem, interessados, criativos e/ou produtivos em seus campos de atuação.
    A postagem ficou muito boa, mas, eu preferia que tivesse sido sua. Que tal, falar sobre o cometa Elenim? Eu prometi capturá-lo para lhe dar de presente, porém, cadê o bicho? KKKKKKKKKK!!!! O que aconteceu com ele?
    Um abraço!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Olá Emily! O texto ficou realmente muito bom, a Roberta leu meus pensamentos; é um tema seríssimo que deve ser difundido :)

    E olá meu amigo Francisco! Pois é... Estou ficando sem tempo, mas quando posso sempre visito os sites de notícias e, quando encontro algo relevante, posto aqui. Eu sempre incentivo as crianças aqui no Blog, tento passar os temas numa linguagem mais informal, para se adaptar aos pequenos Astroleitores. Na minha opinião, é dever de todos nós, como cidadãos, incentivarmos a educação, não só Científica (como o texto propõe) e sim em todos os campos possíveis e necessários. Como eu sempre digo: "É difícil consertar os que já estão errados, mas é bem mais fácil ensinar de modo correto os que ainda não cometeram erros". Se todos colaborassem, o mundo seria um lugar melhor... Quanto ao Elenim, estou captando notícias e imagens para postar.

    Grande abraço!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...