Olá Astroleitores!
Estão lembrados da 100ª postagem do PdA? Pois é... Eu comentei sobre o Cometa Elenin, descoberto em 10 de dezembro de 2010 pelo russo Leonid Elenin.
Hoje, vim apenas relembrá-los do evento, fornecendo informações aos apaixonados pelo Céu, rs. E antes que eu me esqueça, amanhã faço a prova da OBA! Me desejem conhecimento (:
"Apesar da elevada magnitude (pouco brilho) do dia do descobrimento, sua intensidade luminosa se elevará à medida que se aproxima da Terra e do Sol. Segundo as estimativas, Elenin atingirá a magnitude 4 em outubro de 2011, quando passará a 34 milhões de quilômetros do nosso planeta, sendo facilmente visível sem ajuda de instrumentos. Antes disso, porém, o cometa poderá ser visto bem antes, desde que o observador possua um pequeno binóculo ou telescópio.
De acordo com a Rede de Astronomia Observacional REA-Brasil, os parâmetros fotométricos sugerem que Elenin poderá ser mais brilhante e deverá alcançar a magnitude 3.5 em setembro de 2011. Se os dados forem confirmados, já a partir de julho o cometa atingirá a magnitude 10 e será visto na constelação de Leão, logo após o anoitecer.
À medida que se aproxima, o cometa aumentará rapidamente de intensidade luminosa e em agosto brilhará na 8ª magnitude, entre as constelações de Virgem e Leão.
Em 4 de setembro Elenin atingirá o periélio, o ponto de maior aproximação com o Sol, quando então seu brilho será de magnitude 3.5. Alguns dias depois, entre 12 e 15 de setembro, o objeto poderá ser visto cruzando as lentes do instrumento Lasco C3, a bordo do telescópio espacial Soho.
É importante lembrar que os cometas são muito imprevisíveis e podem apresentar comportamentos bastante bizarros à medida que se aproximam do Sol. Entre os fenômenos já observados está o outburst, quando repentinamente se rompem e produzem inúmeros fragmentos brilhantes. Além disso, devido à pressão do vento solar a cauda cometária também pode variar muito de tamanho."
Observando o Elenin
Para observar o cometa Elenin, tudo que você precisará será de um pequeno binóculo ou telescópio, além de um campo de visão desobstruído na direção do quadrante oeste, ou seja, do lado que o Sol se põe. Como explicado, a partir de julho o cometa já poderá ser visto ainda que com pouco brilho, que aumentará lentamente até setembro.
A carta celeste acima mostra o horizonte oeste de São Paulo às 19h40 do dia 20 de julho e a respectiva posição do cometa Elenin. Apesar de ser uma carta especificamente para uma localidade, ela poderá ser usada como referência para outras cidades também.
Olá, Thainá!
ResponderExcluirÉ claro, que lhe desejo conhecimentos! E se servir, os meus pensamentos voarão para ampliar a amplitude dos seus para que lhes sejam perceptíveis à ti, para lhe ajudar na prova!
Quanto ao cometa Elenin, ele pode vir, pois a grua já está posta e o laço para capturá-lo tmb já está encomendado e ele é que não se faça de besta... rsrsrsrs!
Boa prova e boa sorte!
Um abraço!!!!!
Olá! Muito obrigado, espero me sair bem...
ResponderExcluirPois é, kkk' o Cometa Elenin será espetacular, com certeza (:
Abraço.