Em Novembro um asteróide gigante (supostamente o maior objeto à se aproximar da Terra, com 400 m de largura e pesando 55 milhões de toneladas) vai passar a uma distância de 324 mil km do nosso planeta, o que nas dimensões astronômicas é um "fio de cabelo".
O asteróide foi descoberto no dia 28 de Dezembro de 2005 por Robert McMillan, do Programa de Observação Espacial, perto de Tucson, no Arizona, Estados Unidos, e batizado "YU55" As informações são do jornal The Sun e da Nasa.
O YU55 órbita em torno do Sol de 14 em 14 meses, porém os especialistas acreditam que o objeto não colidirá contra a Terra até dentro de 100 anos.
Se atingisse a Terra, teria a força de mais de 65 mil bombas atômicas, deixando uma cratera de quase 10 km de largura e de 600 m de profundidade
O asteróide vai poder ser visível com pequenos telescópios por volta do dia 8/9 de novembro.
Acerca do YU55, tentei observá-lo mas não foi possível.
ResponderExcluirEstava com uma magnitude 12, o que só iria permitir a sua observação com um telescópio razoável, mas uma vez que na data da sua passagem mais próxima estava tempo nublado cá em Portugal, nem sequer deu para tentar... :(