segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Marte e suas "curiositys"

Olá Astroleitores!

O robô Curiosity está em Marte há 5 meses. O que será que ele descobriu por lá?

O Curiosity encontrou moléculas de água, enxofre e perclorato (composto formado por cloro e oxigênio) no solo do planeta vermelho. Segundo a publicação da NASA do dia 3 de dezembro, esse composto (perclorato) possui partículas de carbono, elemento orgânico fundamental para formação de vida, mas ainda não é possível afirmar se elas são de origem genuinamente marciana ou se trata de uma "contaminação" que veio da Terra. O jipe-robô foi esterilizado antes de partir para a missão, mas a possibilidade de ter "contaminado" Marte não foi descartada. 
John Grotzinger, chefe da missão, disse em entrevista que os resultados obtidos pelo robô são "dignos de entrar nos livros de história", gerando especulações de que eles teriam sim encontrado provas consistentes sobre a existência de vida extraterrestre e as "esconderam" da mídia.
Maki possui um site (Sci-ənce) onde cria cartoons sobre notícias científicas. O AstroPT traduziu o cartoon que diz respeito da missão Curiosity e, então, segue o link do cartoon original criado por Maki aqui e o traduzido e adaptado pelo AstroPT.
Para visualizar a imagem no tamanho original, clique aqui.
Apesar de tal descoberta, ainda é cedo para afirmar se houve ou poderia existir vida em Marte, a missão está, até então, em sua fase inicial e qualquer especulação é demasiadamente precoce. A grande aposta da missão, que se prolongará por 2 anos, está na investigação da cratera Gale de Marte.

Fonte (com modificações!): UOL Notícias

2 comentários:

  1. Parabéns o blog e muito bom. Mais tenho uma pergunta para fazer vc conhece o trabalho de Richard Darkins ? E se conhece vc acha o trabalho dele muito agressivo e fundamentalista.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Pois bem... De modo bem direto: Richard Dawkins é ateu. Logo, a maioria das pessoas já não vai gostar muito dele e qualquer coisa, absolutamente qualquer coisa que ele disser vai ser escorraçada e, consequentemente, sua fama não será muito boa.
      Eu, talvez por também ser ateia, gosto do trabalho dele e até entendo o por que de tanta "agressividade": A verdade é amarga para os que estão acostumados com mentiras doces. Ele não está sendo de todo agressivo, e sim sincero (talvez sincero demais para a maioria), só que as pessoas não aguentam a verdade e aí julgam-no como rude.
      Tirando toda essa reputação de "dono da razão" de Richard, posso dizer que o considero ótimo no que faz.
      Abraço!!! :)

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...