domingo, 30 de outubro de 2011

Por que ler horóscopos?

Olá meus adoráveis Astroleitores!

Reservei um post simplesmente para fazer esta pergunta: Por que ler horóscopos?

É... Pelo menos uma vez durante sua vida você estava lá, sem fazer nada, e de repente, viu aquela revista de bobeira em cima de mesa ou no armário. Resolveu folheá-la. Quando percebe, está na seção "Astrologia" - Sua vida é o que está escrito aqui, não tem como mudar, aceite - (Estou sendo sarcástica).

Enfim...

Admito que POR DIVERSAS VEZES, eu li meu horóscopo. É uma coisa habitual, ou pelo menos, era.
Sempre lia o meu e o da minha mãe. Até que um dia, já há algum tempo, percebi que havia algo estranho...
Os escritores dos horóscopos usam um método muito "baixo" para nos revelar o futuro, ou, como eu prefiro dizer, nos enganar:
Eles simplesmente embaralham os horóscopos à cada edição mensal. Como descobri isso? O meu horóscopo era o mesmo da minha mãe, na edição seguinte.
COMO ASSIM?!
Isso mudou a minha vida, realmente. (Sarcasmo está reinando em mim hoje).

De qualquer forma...
Vou explicar o por que de NÃO ler horóscopos, com base num texto. Fui dar uma olhada no meu e-mail pelo Yahoo, e acabei entrando (por curiosidade) na seção Horóscopo. Fiquei totalmente revoltada e indignada com o artigo A Astrologia e Suas Interfaces

Basicamente, esse post diz que a astrologia é o que dá sentido à vida humana, que os planetas têm sentimentos e "vontades próprias" e que nós somos ligados ao Cosmos (no sentido espiritual). Para comentar sobre isso, vou deixar meus instintos Ateístas de lado; e partir para argumentos astronômicos e racionais.

Leiam o tal artigo citado acima, e descubra motivos para parar de ler horóscopo.
Sua vida não está limitada à um pedaço de papel sem lógica alguma, escrito por uma criatura sem quaisquer conhecimentos verídicos e guiado por uma doutrina/crença sem nenhuma fonte confiável.
Estamos sim conectados ao Universo, mas parcialmente. Nos estamos incluídos nele, não somos o seu centro. Somos apenas uma célula, em meio à bilhões e bilhões de células, num sistema muito complexo. Os planetas não possuem sentimentos e "vontades próprias", sabemos que eles são a junção de gases e poeira; base de praticamente tudo o que conhecemos até hoje.

Não vou ficar aqui citando diversas opiniões pessoais; demoraria uma vida. Só vou deixar esta pergunta "no ar" para que vocês pesquisem, nem que seja uma pesquisa rápida: revejam seus conceitos. Não quero que ninguém mude sua mente, sua opinião, apenas porque eu estou falando. Gostaria que vocês procurassem saber um pouco mais antes de qualquer conclusão. "O maior erro do ser humano é concluir sem saber o que está concluindo."


Na minha opinião, os horóscopos e a astrologia em si foram criadas por pessoas sem mínimos conhecimentos reais, apenas para "controlar as massas" (Assim como Deus, Buda, Alá, sejam lá o que for; mas aí entram meus instintos Ateístas; que vou deixar para outro post), compreendem? Assim... Se o seu horóscopo diz que sei lá, você vai conhecer alguém diferente. Se você for uma pessoa influenciável, automaticamente você vai ficar com isso em sua cabeça, e a primeira pessoa com quem você esbarrar SEM QUERER, AO ACASO, no mercado ou na rua, vai achar que é o tal "alguém diferente" do horóscopo.
Ou, se você for muito influenciável mesmo, e o seu horóscopo diz que algo ruim acontecerá com você; automaticamente TUDO o que acontecer de negativo contigo, como um pouco de café manchar sua camisa, quebrar um copo, um tombo, enfim; você vai achar que qualquer coisa do tipo é a tal "coisa ruim que aconteceria com você".
Está tudo no modo de agir do nosso cérebro, ele está meio "programado" para esse tipo de coisa: Ele recebe uma mensagem (no caso, o horóscopo) e consequentemente, conclui que aquilo deve acontecer de qualquer modo. Tudo depende se você vai deixar seu cérebro ser enganado por essa bobeira. É simples: Não leia mais horóscopos. Deixe essa "antenação" de lado, não deixe que isso mude seu dia, ou defina o resto da sua vida :)

E por favor, não confundam Astronomia com astrologia; são coisas completamente e totalmente diferentes. Eu não gosto muito quando confundem, me sinto inferiorizada; todos somos humanos e temos o direito de errar, mas persistir no erro é burrice.

Bom... pensem nisso! Espero ter abrido os seus olhos ou dado o primeiro passo para isso.

Um comentário:

  1. Olá Thainá,
    você está só um pouco equivocada. Oque você se refere como horóscopo não passam de textos vagos relacionados ao dia a dia e que, devido a essas caracteristicas, costumam aprensentar algo em comum com o leitor. Sei disso pois conheci pessoalmente um sujeito que escrevia a coluna de horoscopo de uma certa revista e ele não tinha absolutamente nenhum conhecimento de astrologia.
    Agora, se você for falar de horoscopo de verdade, feito por profissionais, perceberá que desde as eras antigas essa atividade está presente e teve muito peso na história da humanidade. Os imperadores romanos chegaram a cometer genocidios baseados em previsões de seus astrologos pessoas. O famoso oráculo da ilha de delfos também se valia desta atividade para aconselhar os imperadores que vinham a ele sempre que partiam em uma empreitada arriscada.
    Quanto a filosofia aplicada a leitura do futuro com base na posição dos astros, Plotino (Consderado o fundador do neo platonismo(sec III)), "parte da premissa de que o universo é vivo, da mesma forma como o corpo humano é vivo; e assim como um médico pode identificar uma doença em outra parte do corpo por seu reflexo nos olhos do paciente, também se pode ler um coisa dentro da outra no universo inteiro. "Tudo é simbolo", diz o filósofo, "e sabio é aquele que consegue ler em tudo"".
    Por tanto não se trata de que os planetas tenham sentimentos ou vontades, mas sim que eles possam refletir uma tendencia do movimento universal, que cedo ou tarde reverberará nos seres humanos. Enfeitando essa linha de racicinio diriamos "Os planetas denunciam a vontade do universo."
    Assim como você tentei deixar de lado o maximo possivel meus valores pessoais. Espero sinceramente ter ajudado e não ter causado nenhuma afronta hostil a seus pensamentos.

    Fontes:
    Frederick H. Cramer, Astrology in Roman Law and Politics, American Philosophical Society, Filadéfia 1954, pag. 81.

    Plotinus, The Enneads, Terceiro tratado da Enéade: "São estrelas as causas?" Tradução de Stephen MacKenna(comparada). Larson publications, Burdett, 1992, Pág.109.

    Getulio Bittencourt, À Luz Do Céu Profundo, Astrologia e política no Brasil, Editora Nova era, Rio de Janeiro,1998, pág.18.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...