segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Pôr do Sol em Marte

Este eu não consegui resumir, nem um pouco!
A sonda da Nasa que está em Marte, a Opportunity, capturou um incrível pôr do Sol no planeta. E, ao contrário do que esperávamos, o Sol no planeta vermelho brilha em um tom de azul!
As paisagens desérticas e vermelhas de Marte fazem com que nós imaginemos o sol brilhando, também, com um tom avermelhado. Mas é justamente devido à areia vermelha e rochas de Marte que o Sol fica com um brilho azulado.
Na Terra, quando a luz solar atinge as partículas do ar, ela se divide, liberando a luz que chega para nós, que estamos no solo, com a cor azul, explicando o tom do nosso céu.

Quando nós olhamos para o sol, no entanto, as ondas de luz se separam de forma diferente, e percebemos o astro como amarelo.
Em Marte o oposto acontece: a poeira vermelha da atmosfera do planeta faz com que a luz vermelha seja separada, então quem olha para o céu vê uma atmosfera vermelha. No entanto as ondas vermelhas são filtradas na direção do Sol, deixando apenas o brilho azul, que é a outra “ponta” do espectro de cores. Aqueles que estiverem em Marte e olharem para o Sol verão a estrela azul. É meio que um contraste.
Fonte dos trechos e da foto: HypeScience




Esta é uma vista do por do sol no solenóide 24. O céu vermelho no fundo e o azul em torno do sol é assim a olho nu. A cor do sol própriamente dita não é essa, o sol foi exposto sobre cada uma das 3 imagens da cor que foram usadas para fazer esta foto. A cor verdadeira do sol pode estar perto do branco ou ligeiramente azulado.






No solenóide 25, enquanto o telescópio espacial Hubble estava se preparando para fazer exame de imagens de Marte incluindo o local da aterragem da Pathfinder, o IMP prestou atenção ao nascer do sol. Esta seqüência de imagens foi feita através do filtro azul, e mostra o céu imediatamente antes do nascer do sol que continua até que o sol se levante fora do campo de vista. Estas imagens foram feitas como a parte de um projeto atmosférico da imagem latente que fosse coordenado com as observações do telescópio espacial. São também útil para refinar nosso conhecimento da orientação do local da aterragem - a posição e o sincronismo do nascer do sol e dão-nos uma referência muito boa do sentido.
Fonte dos trechos e da Foto: MarteFusion

2 comentários:

  1. Olá, Thainá!
    Pelo visto, o nosso astro-rei vira um misto de: sol e lua! Será que dá pra pegar um bronze com essa "mistureba"? Eita ferro! Agora me lembrei que a atmosfera de lá é muito rarefeita e sendo assim, não somente pegar um bronze, como também, o coitado menos avisado, poderá virar... é carvão! Rsrsrs! Foi mausis! Desculpe! Fui!
    [1]!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Hahaha, pois é. Marte continua nos surpreendendo! Eu fiz o outro post, referente aos Exoplanetas, e agora cheguei à seguinte conclusão: É claro que, na Astronomia, é sempre bom fazer novas descobertas, especialmente de novos planetas. Porém, acho que temos muito o que estudar no nosso Sistema Solar, e temos de fazer isto primeiro, antes de "sair" de dentro dele.
    Abraços!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...