sábado, 15 de dezembro de 2012

Visitinhas... à Lua

Oi de novo...
Muitos jornais comentaram essa notícia, e por ser tão relevante assim, decidi postar também.

A Lua está logo ali, na esquina, de acordo com as dimensões astronômicas. 
 "Um pequeno passo para o homem, mas um grande salto para a humanidade" :)

Ex-responsáveis da agência espacial americana Nasa anunciaram nesta quinta-feira (6) a criação da primeira empresa privada cujo principal objetivo é vender voos para a Lua. "A Golden Spike é a primeira companhia que prevê oferecer expedições regulares de exploração sobre a superfície da Lua até o final da década", diz um comunicado da empresa.A companhia aposta na adoção de naves espaciais do setor privado, que reduziriam significativamente o custo dos voos comerciais com destino à Lua, explica o anúncio realizado na véspera do 40º aniversário da última missão lunar, a Apolo 17.Um voo de ida e volta para dois passageiros colocando o pé na Lua teria o custo de US$ 1,5 bilhão."O objetivo da Golden Spike é otimizar os ônibus espaciais já existentes para vender o sistema a países, pessoas ou empresas cujos objetivos e ambições sejam explorar a Lua". A Golden Spike foi criada por pesos pesados da área espacial: Alan Stern, ex-vice-diretor científico da Nasa, e Gerry Griffin, ex-diretor de voos do programa Apolo e do Johnson Space Center, em Houston.

Site da Golden Spike anuncia que está procurando parceiros para explorar a Lua. (Foto: Reprodução / Site da Golden Spike)
(Foto: Reprodução / Site da Golden Spike)



Eu acredito que a exploração espacial é muito interessante e importante para adquirirmos conhecimento acerca do Universo em que vivemos, mas tenho de admitir que não apoio muito esse "negócio". É uma ideia bacana, mas começa com umas visitinhas ali e acolá e quando nos dermos conta, a Lua que conhecemos - bela, lírica, inspiradora, apaixonante... - não existirá mais. É uma preocupação particular que tenho em relação à intromissão do Homem no Universo, não é algo natural, e pode ser resultar numa degradação terrível dos recursos; da Lua, de Marte ou de qualquer outro território em que o ser humano pisar e conquistar. É da natureza humana querer tomar para si, possuir, mas a situação é bem diferente quando se trata de luas, planetas, etc. Digo isso tendo como base a disputa por água no futuro - futuro este que já está se apresentando em alguns lugares do mundo - já estão em andamento muitos discussões sobre "a quem pertence a água do planeta" (tema do próximo post). Essa frase parece absurda, mas é a nossa realidade. E temo que dessa mesma forma se prossiga a exploração espacial. 
Claro que ainda é cedo para criar expectativas otimistas ou pessimistas, mas é bom pensarmos nisso, no futuro que estamos criando para nós mesmos. Espero que minhas preocupações não passem de pensamentos negativos e que não se concretizem. 
Se o Homem souber explorar essa ideia inteligentemente, o resultado será interessantíssimo!

E aí, alguém quer rachar 1 bilhão e meio comigo? Hahaha...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...