domingo, 18 de fevereiro de 2018

Voltei!!! E com uma nova série de posts!!!

Olá Astroleitores. 
Cá estou eu novamente. E tenho novidades!
Vou voltar a publicar conteúdo com uma frequência decente, como nas antigas. Talvez não exatamente todo dia, mas com certeza com mais frequência do que nos últimos anos. Estou totalmente desatualizada das notícias, e ainda tenho a tarefa árdua de consertar esse problema com as imagens todas aqui do blog, então tenham paciência comigo :) 
Enquanto vou me colocando a par do que está acontecendo no mundo científico e lidando com esse problemão das fotos, vou trazer para vocês uma série de postagens sobre um mesmo tema: A Escala Evolutiva das Civilizações. Trata-se de uma edição (nº 34-A) da revista Superinteressante chamada Guia de Viagens Intergalácticas, publicada em março de 2013, que nos mostra como será a conquista do espaço nos próximos séculos, como está a situação da exploração espacial atualmente e como ela provavelmente vai estar daqui 1 bilhão de anos. Realmente superinteressante, não?

Essa maravilhosa revista é dividida em 5 capítulos:
  1. Hoje;
  2. Em 200 anos;
  3. Em 10 mil anos;
  4. Em 1 milhão de anos;
  5. Em 1 bilhão de anos.
Confesso que faz anos que possuo esse material e nunca li com a devida atenção. Mas farei isso, pra poder resumir aqui pra vocês. Segue abaixo a introdução, nas minhas palavras:
...
No passado, a curiosidade do ser humano o levou a sair da África e desbravar todo o planeta. Agora, essa mesma curiosidade nos faz buscar outros mundos. Próximos e distantes. Ninguém pode dizer exatamente como será o futuro da exploração espacial, mas as hipóteses são baseadas em duas premissas bem razoáveis: a) o nível de consumo e manipulação de energia da nossa civilização continuará crescendo no mesmo ritmo de hoje em dia por tempo indeterminado e b) tudo o que não é efetivamente proibido pela física acabará acontecendo. 

Com base nisso, o astrônomo Nikolai Kardashev em 1964 propôs dividir eventuais civilizações ET's em 3 categorias: A do tipo I é aquela que consome toda energia que chega a seu planeta. A do tipo II usa toda energia produzida por sua estrela (no nosso caso, o Sol) e a do tipo III consumiria a energia de sua galáxia inteira. 

Nós, no momento, seríamos o tipo 0 - não conseguimos dominar por completo nem a energia que chega ao nosso planeta. Mas também não estamos tão longe. O físico Michio Kaku, da Universidade Municipal de Nova York, estima que possamos atingir o tipo I em 200 anos, o tipo II em 10 mil anos, e o tipo III em 1 milhão de anos. Se isso vai acontecer mesmo, dependerá de nós. Se tivermos a sabedoria, como espécie, para não nos destruirmos antes. Os limites sempre serão nossas próprias limitações. Mas aí é que entra o teste da curiosidade humana, que nos desafia desde sempre e não deve ir embora tão cedo. Ainda bem!
...

E aí? Empolgados com os próximos posts? Porque eu estou 🙌 Fiquem ligados ;) 

Ahhh gente, quase ia me esquecendo de outra novidade boa!!!
É com muita alegria que comunico a vocês que o Princípios da Astronomia agora faz parte do tal Google Adsense. Sim! Depois de quase 8 anos de blog, estamos monetizados. Peço a gentileza de desativar bloqueadores de anúncio (AdBlock e companhia) enquanto estiver navegando aqui, pois isso me ajuda muito. Criar conteúdo de qualidade dá um certo trabalho e queria poder complementar a renda familiar com esse troquinho ("pode me chamar de sonhadora, mas eu não sou a única"). 
O blog em si não me gera gastos, mas pra ele existir eu preciso pagar a internet e bancar minha subsistência, com o bônus de que agora tenho um mini ser humano pra criar, ou seja, não pensem que vou ficar rica (risos) e nem achem que é um dinheiro fácil, porque não é. Esse por hora é meu trabalho e nada mais justo que eu possa ter um retorno, por mínimo que seja. Até agora acumulei a quantia astronômica de 18 dólares hahahah mas pra quem nunca teve ambição de ganhar dinheiro com a internet, tá mais do que ótimo! 
Vou ficando por aqui. Comecei a escrever às 02:04 e agora já são 03:43, tô horrorizada pensando no quanto vai ser difícil levantar da cama amanhã mas valeu a pena, e olha que esse é só o começo. Logo chegam mais 5 posts quentinhos e com todo carinho pra vocês. Até mais!

2 comentários:

  1. Olá, bom dia, minha Fênix astronômica preferida... Thainá Mocelin!!!!
    Tudo bem com você e a família???? Assim espero!!!!
    Hoje já percebi, que em termos de comemorações vai ser formidável para mim, poi, uma pessoa à quem muito prezo, uma musicista fantástica faz aniversário hoje, e tem essa surpresa do seu retorno superintessante e, pelo visto, com novidades que prometem serem "além da imaginação" de bons!!!! Digo isto e não tenho medo de dizer, pois, como exemplo, já se tem essa introdução nota dez, postada aqui e... parabéns!!!! E sobre ela, e já que "não mexi o caco" pra torrar o café e nem atrapalhar a cronologia do Sr. Michio Kaku, espero que ele esteja certo!!!!!
    Para lhe ajudar na sua atualização sobre o que está acontecendo aqui e em torno da Terra que não é plana, sobre assuntos científicos mais recentes, notadamente sobre astronomia, física e biologia e também sobre tecnologia, os canais no Youtube, eu sugiro que visite os seguintes:

    1) astronomia:
    SpaceToday
    poligonautas
    Yorran Oliveira
    Top Lulu
    Café e Ciência
    Mensageiro Sideral
    Ciência e Astronomia
    Astronomia Ao Vivo

    2) Astronáutica e tecnologia:
    HOMEM DO ESPAÇO
    NASA Jet Propulsion Laboratory
    European Space Agency, ESA
    Hubble Space Telescope
    Primata Falante
    Ciência Todo Dia
    Peixe Babel

    3) Biologia; Pré-história, arqueologia e História e curiosidades:
    Canal do Pirula
    Ciência em Pauta - Por Yara Laiz Souza
    Anatomia Fácil com Rogério Gozzi
    Canal do Slow
    BláBláLogia
    Nerdologia
    Mundo Pré-Histórico
    Colecionadores de Ossos
    Fome de Tudo com Tatiana Sobreira
    Fatos Desconhecidos
    Café com Pimenta - com Jackita
    Mundo Inverso
    Brien Foerster
    Allienatis
    André de Pierre
    AssombradO.com.br
    MisteriosOcultosTv
    Mundo Desconocido
    Histórias E Curiosidades
    Tudo Sobre Extraterrestres
    Ancient Astronaut Archive
    DR MISTERIO #DRM
    Jhonatas Skriven
    Universo do Documentário 2.0
    Documentários Premium [HD]
    The History Channel Brasil
    Jornal Ciensacional
    DocumentariosCiencia




    4) Canais incineradores de LIXO:
    Sistemático
    Olho de Rapina
    Palhaça
    RogeroxTube
    Semper Fi
    anti pombo
    Flávio CosmeJhon Smith - Universo 25 jhon



    5) CUIDADO!!!! LIXO PERIGOSO!!!!!!:
    Ciencia de Verdade
    IN - Inteligência Natural
    Eu & Ela Curiosa
    M M - MISTER M
    Além da Nuvem
    Sem Hipocrisia
    verdadeoculta

    Por enquanto, a minha sugestão de canais, são esses aqui.

    Sim!!!! Também tem o problema financeiro e... estou no mesmo Titanic... KKKKKKKK... mas assim que possa, eu irei te ajudar financeiramente e bem, com fé em Deus!!!! Você merece, Thainá!!!!
    Tudo de bom, felicidades para ti e a família, saúde paz e sucessos!!!!
    Um abraço!!!!!










    ResponderExcluir
  2. Acabo de conhecer seu blog e estou adorando! Incrível todas essas informações que têm aqui!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...