domingo, 8 de agosto de 2010

Unidade Astronômica: ano-luz, mês-luz; etc

Unidade Astronômica (distância entre o Sol e a Terra) é a unidade de distância que os Astrônomos usam para calcular a distância dos Planetas, Galáxias, enfim, de todos os componentes do Universo. Aqui, para nós, na Terra, usamos metros, quilômetros, etc, para calcular distâncias das coisas. Porque não usamos isso lá, no Espaço ? Acontece que o Universo é MUITO grande, enorme! Não teria como calcular. Digamos assim: "a distância entre Júpiter e o Sol é de *". Se fossemos usar metros, ou até quilômetros, ficaria mais ou menos assim: "a distância entre Júpiter e o Sol é de 12343623.56576576 (não é o número real, é apenas um exemplo!) metros". Viu?! Não seria fácil calcular. Então, para mais eficiência na contagem, eles criaram as Unidades Astronômicas, que são: ano-luz, mês-luz, dia-luz e segundo-luz.

Unidade Astronômica também é a distância entre a Terra
e o Sol!

O ano-luz é a distância percorrida pela luz durante um ano. Isso, em km, é quase 10 trilhões de quilômetros! Ano luz é uma unidade de comprimento utilizada em astronomia e corresponde à distância percorrida pela luz em um ano, no vácuo. Seu plural é anos-luz. Sua abreviação é "ly", do inglês "light-year". Para se calcular o valor de 1 ano luz em quilômetros é necessário saber que a velocidade da luz no vácuo é de 299.792,458 quilômetros por segundo (km/s) e que o tempo utilizado na definição é o chamado Ano Gregoriano Médio (ver Calendário gregoriano) com 365,2425 dias. Assim temos que o ano luz vale 9.460.536.207.068,016 km (aproximadamente 9,46 trilhões de quilômetros); ou também 63241 unidades astronômicas (AU). É muita coisa!

Mas pense. Nós estamos a 30 mil anos-luz de distância do centro da Via-Láctea, a nossa galáxia. Ou seja, muito longe! Já mês-luz e dia-luz não é usado não, por que não compensa. Já o segundo-luz é a distância que a luz percorre em um segundo, que é de 300 mil quilômetros. A luz do Sol demora cerca de 8 minutos para chegar até a Terra. Estamos a 150 milhões de quilômetros do Sol. É muito grande as escalas de medidas astronômicas, algo que não conseguimos imaginar. Alguns metros, a gente consegue. Alguns quilômetros, alguns conseguem, mas milhões e trilhões, é impossível. E uma coisa, existe também a UA (Unidade Astronômica), que vale 150 milhões de quilômetros. 

O mês-luz é a distância percorrida pela luz em um mês, assim como o dia-luz é em um dia e o segundo-luz é em um segundo!

A Luz viaja em ano-luz, mês-luz, dia-luz e segundo-luz!

28 comentários:

  1. isto está bué fixe e tem bué informação

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito do seu blog, eu estava estudando para uma olipiada de astronautica e astronomia e precisava de informaçoes, para pesquiosar e estudar. Aimbere.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tbm estou estudando para as olimpiadas

      Excluir
    2. Tbm!!! Vou fazer amanhã!!

      Excluir
    3. Eu tbm! A olimpíadas da OBA! So que nao é OBA kkkkkkk aff

      Excluir
    4. é hoje ,que a força esteja conosco

      Excluir
  3. Parabéns pelo blog !
    By: Valesca Soler

    ResponderExcluir
  4. EU GOSTARIA DE SABER PORQUE FOI CRIADA A uNIDADE ASTRONOMICA?
    OBRIGADA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi criada para Os anos luz do Governo fo PT no poder. Ja virou uma eternidade esta Corrupiçao desta gangue de bandidos.

      Excluir
  5. Porque as distâncias no Universo são realmente enormes, então, não poderia ser usado o termo "metro, km, etc", por isso inventaram as unidades próprias da astronomia: "ano-luz, mês-luz, enfim", que compreendem as distâncias utilizadas neste estudo ;]

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. MUIT0O ESPERTA ^^

      Excluir
    2. E MUITO ESPERTA OU COPIOU DE OUTRO SITE

      Excluir
  6. Muito interessante,deu pra entender tudinho.mas publique algumas dicas para quem vai participar da olimpiada de astronomia,parabens!

    ResponderExcluir
  7. queria muito saber algumas dicas para a olimpiad brasileira de astronmia.

    ResponderExcluir
  8. Muto Obrigada vai me ajudar a estudar para a OBA
    valeu

    ResponderExcluir
  9. mt boom a explicaçãao *--------*

    ResponderExcluir
  10. Eu gostaria de saber ,detalhadamente ,o q é o mês-luz?

    ResponderExcluir
  11. muito legal seu blog está me ajudando muito pra OBA!!!

    ResponderExcluir
  12. Muito obg por ter postado isso ai !!
    Esta me ajudando bastande para a prova da O.B.A !!
    E que Deus continue te abençoando !!

    ResponderExcluir
  13. Nossa esse blog me ajuda muuuito com o oba ! obrigado

    ResponderExcluir
  14. Me ajudou mt para saber oq é mez,dia,segundo e ano-luz....obg.....vou fazer a prova da O.B.A. HJ e estava mt tensa em naum saber oq era...me ajudou mt mesmoooo......obg...q Deus te abencoe

    ResponderExcluir
  15. obg me ajudou muito pra prova OBA que vou fazer hojee...Me desejem sorte..

    ResponderExcluir
  16. Na verdade a Unidade Astronômica é usada para medir distâncias dentro do Sistema Solar. Para distâncias maiores como são aquelas entre nós e as estrelas usa-se Anos-Luz; no caso das galáxias é melhor usar-se o parsec e seus múltiplos.

    ResponderExcluir
  17. Por que foram criadas essas duas unidades e quando sao usadas?

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...