sábado, 7 de agosto de 2010

A formação do Universo

Uma questão que sempre despertou curiosidade dos seres humanos desde a antiguidade é como teria surgido o Universo, essa imensidão formada por espaço, tempo, matéria e energia. Há muitos tipos de respostas, principalmente religiosas, mas, conforme passou o tempo, foram surgindo novas teorias científicas baseadas em aspectos reais. A teoria religiosa fala que o Universo e tudo que há dentro dele, inclusive o ser humano e os animais, foi criado por um ser supremo, no caso, Deus. Isso não foi comprovado, e ninguém nunca vai saber se é verdade ou não. Se aconteceu, não sabemos, aí surge a dúvida. Por isso, foi elaborada a teoria do Big Bang, e, por ela ser científica, é considerada "mais real" e com mais chances de ser verdadeira. Vamos detalhá-la.

A Teoria da Grande Explosão 
(em inglês, Big Bang) diz que toda a matéria do Universo estava comprimida , ocupando um volume extremamente pequeno. Ocorreu então, uma grande explosão, que originou o Universo que até hoje está em expansão. Estima-se que ele aconteceu há aproximadamente 15 bilhões de anos!





A Teoria Religiosa, como disse aí em cima, é basicamente que Deus criou o Universo. É muito simples. Muitos religiosos acreditam nessa teoria, que, apesar de muito complexa em relação á Deus, é também muito simples, pois não se sabe ao certo se foi isso o que aconteceu. Se for verdade, nunca saberemos. Quem acredita, acredita, mas muitas pessoas confiam mais na teoria do Big Bang, por ser científica e aprovada por pessoas que entendem disso (astrônomos, astronautas, etc). A Teoria Religiosa envolve também a criação do Homem, pois depois que ele fez a luz do Universo, que antes eram trevas, etc, ele criou os mamíferos, os répteis e, por fim, o Ser Humano e a Mulher. Isso não foi comprovado, então, não pode ser utilizada como base para estudos, pois não tem como se estudar sem provas de que realmente aconteceu! Mas, apesar disso, ainda pode ser considerada uma teoria avaliável.

Também existem as Teorias Mitólogicas, que são muito parecidas com a Teoria Religiosa. Elas consistem na crença de que os seres mitológicos, ou seja, fruto das imaginações indígenas e das diversas culturas do Mundo, que criaram todo o Universo. Algumas dizem que o Universo foi fruto do amor entre o Sol e a Lua, que tiveram vários filhos, sendo eles os Planetas. Vou colocar aqui uma imagem do mito da criação segundo aborígenes australianos.

19 comentários:

  1. esse site é d+ pra quem gosta de astronomia oq é o meu caso quero ate parabenizar a thainá mocelin o site é mto mto bom mesmo parabéns

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uiiiii arrazaaaaaaa meu bem '

      Excluir
    2. kkk isso ai estravassa que-ri-do(a)

      Excluir
  2. Respostas
    1. meu bem ñ seja burro e escreva certo porque não é saite seu jegue e site afff santa paciencia

      Excluir
  3. góstei muito déste site párabés

    ResponderExcluir
  4. Gostei do texto, mas a parte dita que Deus criou o ser humano depois a mulher ficou incoerente. Foi dito primeiro a criação do homem, depois do ser humano, e em seguida a criação da mulher. Você deveria ter organizado as ideias e escrever o homem depois a mulher ou somente o ser humano.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá...
      Sim, realmente ficou um tanto quanto incoerente, não soube organizar as ideias, mas na época em que escrevi essa postagem tinha apenas 13 anos, então, me dá um desconto aí vai... Rsrs.

      Excluir
    2. tainá eu ameiiiiiiiiiiii seu site s22 vc me ajudou d+ no meu trabalho q eu ñ encontrava em lugar nenhum bjkas parabens

      Excluir
  5. kkkkk... sim, o desconto está dado. Gosto muito desse tipo de assunto.

    ResponderExcluir
  6. gosto mt de astronomia e esse sa
    te e d+.....

    ResponderExcluir
  7. astronomia e super lugal.. se eu pudese seria astronauta rsrs

    ResponderExcluir
  8. Nossa veio super legal obg ajudou no meu estudo

    ResponderExcluir
  9. uiii adorei esse site gente, é mo babado!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pipipi olha o recalk concordo cm vc flor

      Excluir
  10. arraaaaaaaaaazzaaa !

    ResponderExcluir
  11. Olá Thainá! Parabéns pelo o blog. Li seu perfil e vejo que temos "gostos" muitos parecidos, inclusive quando falas de animes. Parabéns mais uma vez e creio que em breve estarei visitandi seu blog mais uma vez. Um grande abraço.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...