terça-feira, 24 de março de 2015

5 mitos sobre a Evolução que você deve parar de acreditar

Oi oi gente! Voltei e não era sem tempo... Já que 2014 passou sem nenhuma postagem, eu reativo em 2015 em tema de Evolução (hahaha)



Pois bem... Curto a página "Climatologia Geográfica" no facebook, que por sua vez compartilhou um link do site "Mistérios do Mundo", que por sua vez traduziu um artigo de um outro site, este gringo, chamado "Mashable" sobre 5 mitos que rondam a teoria da Evolução e que fazem muita gente defecar pela boca se equivocar na hora de debater. O texto não é de minha autoria, como vocês podem perceber pelos links que anexei no post redirecionando para os artigos originais, mas creio que toda informação relevante deve ser passada adiante (com os devidos créditos, claro, uma vez que reconhecimento é bom e todo mundo gosta némemo?) ;)

Ela está acontecendo agora mesmo, baby!

Mito 1: É apenas uma teoria

A verdade: A palavra “teoria” tem um significado diferente no interior da comunidade científica do que em outros lugares. Na linguagem cotidiana, você e eu usaríamos “teoria” para descrever uma ideia que não necessariamente faz sentido, ou até mesmo seja verdade. Uma teoria científica, por outro lado, refere-se a uma explicação detalhada de uma variedade de fenômenos.
Ela começa como uma hipótese. Então, se existe evidência suficiente para apoiá-la, através de testes repetidos e minuciosos, ela se move para o próximo passo no método científico – uma teoria – onde ela é aceita como uma explicação credível. Um exemplo é a teoria atômica, que mostra como a matéria é composta de átomos.
A evolução, da mesma forma, é aceita pela grande maioria dos cientistas e apoiada por pesquisas em áreas como a embriologia, biologia molecular e paleontologia.

Mito 2: Os seres humanos não estão evoluindo


A verdade: Nós ainda estamos evoluindo biologicamente.
Um exemplo: Há muito tempo – 200.000 anos atrás para ser exato – a maioria dos seres humanos não podia consumir leite após 5 anos. A maior parte da produção da lactase, uma enzima que permite que os mamíferos digiram a lactose encontrada no leite e outros produtos lácteos, rapidamente diminuía nessa idade.
Em seguida, por volta de 10.000 aC, perto da Turquia moderna, uma mutação genética em um ser humano mudou a produção de lactase. O gene passou. Ao longo dos próximos mil anos, ele continuou a se espalhar, e logo a maioria das pessoas na região da Eurásia podiam passar a vida inteira bebendo leite.

Amo essa imagem, não sei o motivo (risos)

Mito 3: Organismos podem evoluir em um único período de vida


A verdade: mudanças evolucionárias referem-se a transformações na composição genética de populações ao longo de gerações, e não de vidas. Então, populações inteiras, e não organismos individuais, evoluem. E isso leva um tempo.
Novas variantes de genes são produzidas por mutações aleatórias. Ao longo do tempo – muitas, muitas gerações – a seleção natural favorece as mais vantajosas. Isso faz com que eles se tornem mais comuns na população (mais uma vez, ao longo do tempo).

Mito 4: Evolução não é ciência, porque não é observável ou testável


A verdade: Nem todas as investigações científicas envolvem experimentos diretos.

A evolução ainda pode ser estudada com experimentos controlados em, digamos, um ambiente de laboratório. Usando organismos com curtos períodos de vida, tais como bactérias ou moscas, os cientistas podem realmente observar a evolução ao longo do curso de um experimento. Um exemplo que você provavelmente está familiarizado: a resistência aos antibióticos.
A resistência aos antibióticos evolui através da seleção natural de mutação aleatória. Após a exposição a um ou mais antibióticos, algumas sub-populações de microorganismos são capazes de sobreviver, gerando o apelido de “superbactérias”. É a razão pela qual os médicos estão tendo que constantemente desenvolver novos antibióticos – e uma consequência direta da evolução através da seleção natural.

Mito 5: Os seres humanos não podem ter evoluído a partir de macacos porque os macacos ainda existem


A verdade: Os seres humanos não evoluíram de macacos modernos; eles apenas compartilham um ancestral comum.
Em algum momento entre 5-8.000.000 anos atrás, um ancestral comum desviou para as duas linhagens separadas que vemos hoje. As espécies no final dessas linhagens, seres humanos e macacos modernos, são o resultado de uma combinação específica de seleção e mutações genéticas ao longo de milhões e milhões de anos.
É uma divisão de duas vias: É por isso que existem os seres humanos e os macacos modernos hoje. Você pode pensar numa árvore genealógica se ramificando ao invés de continuar.
Através do processo muito longo da evolução, ou “descendência com modificação”, o ancestral comum da vida como a conhecemos deu o pontapé inicial em todas as espécies vivas que vemos hoje.

Isso é tudo, pe-pessoal! 
Pretendo voltar com mais 10 mitos em breve, mas por hoje isso é tudo. Au revoir ^^)

3 comentários:

  1. Bom dia, Thainá!!!! OBA!!!! Que satisfação, em t e ver de volta por aqui, minha amiga!!!! Quem é vivo sempre aparecerá e é claro, sem ser fantasma!!!!
    Retor evoluída, hein???? KKKKKK!!!!!!!!!!! Bom, espero que essas longas férias lhe tenham fornecido o combustível indispensável para continuar tocando esse seu belo e útil projeto, Thainá!!! Seja bem-vinda e sucessos!!!!
    Um abraço!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi oi Francisco! Quantos anos-luz que não falo contigo! HAHA
      Então... Terminei os estudos ano passado e tentei enem e vestiba da UFPR para Letras. Passei na primeira fase, mas não consegui o mesmo na segunda :( Estou casada, porém morando com minha mãe (certas coisas não mudam). Meu livro está com 171 páginas e pretendo terminá-lo até o fim do ano. 2015 é o ano dos meus dezoito aninhos e do retorno total do Princípios da Astronomia, talvez com uma cara e um conteúdo um pouco mais maduro, talvez umas postagens mais sérias e melhor elaboradas, mas ainda bem didático para ser usado por professores e alunos.
      E você, o que anda aprontando?
      Abraço!!!

      Excluir
    2. Olá, Thainá!!!!
      Eu estou por aqui lançando umas promoções no meu blog!!!! A primeira delas tem o título... "Caçadores Das Curvas Escondidas"!!!! Trata-se de um jogo matemático de "adivinhar" rsrsrsrs, graus e escrita de equações dos adversários!!!!! Passa lá no meu blog, pois, as postagens mais recentes tem a explicação sobre essa promoção e o funcionamento do jogo!!!!
      Bom saber que estás bem, apesar de ainda não ter conseguido entrar para o curso superior!!!! Eita, novidade!!!! Casada???? Bom, então desejo felicidades para o casal!!!! Quanto ao livro, ficar nesse número perigoso (171) não é bom e, fuja dele!!!! KKKKKKKKKKKKK!!!!!!!!!!!! Avante Thainá!!!! O livro e o seu blog despertam a nossa curiosidade e ansiedade por conhecimentos de qualidade como você já nos acostumou a saborear e... rsrsrsrs... "queremos mais"!!!!
      Via longa para você e o seu maravilhoso blog!!!! Que venha o livro sem o 171, KKKKKKKKKk!!!! E fica na paz!!!!
      Um abraço!!!!!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...