segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Planetas "estranhos"

Nos últimos 20 anos foram catalogados aproximadamente 850 planetas fora do nosso Sistema Solar, sendo alguns deles bem exóticos...

Quatro sóis:
Um retrato de família do PH1. (blog.planethunters.org)
Neste ano de 2012, astrônomos encontraram o primeiro tipo de planeta iluminado por quatro astros a 5.000 anos-luz da Terra, na constelação de Cygnus. O planeta (denominado PH1) possui o tamanho de Netuno (um raio 6x maior que o da Terra) e, apesar de ser puxado por quatro forças gravitacionais diferentes, consegue manter uma órbita estável. 

Escuridão: 
TrES-2b, o planeta mais escuro já descoberto. (Image credit: NASA/JPL-Caltech/T. Pyle)
Em 2011, um grupo de astrônomos anunciou a descoberta de um exoplaneta que seria, até então, o mais escuro já localizado. O planeta (denominado TrES-2b) fica a 718 anos-luz da terra, possui o tamanho de Júpiter e reflete apenas 1% da luz que o atinge.
A distância entre o planeta e seu astro pode ser a responsável pela escuridão. O TrES-2b orbita sua estrela a apenas 4,83 milhões de quilômetros de distância, que aquece o planeta a mais de 1.000ºC e o torna muito quente para a formação de nuvens de amônia (que refletem); sua atmosfera possui elementos químicos que absorvem ao invés de refletir luz. Mas esses fatores não explicam de modo concreto a extrema falta de luz no planeta. David Spiegel, um dos autores do estudo sobre o TrES-2b, afirma que "o planeta é tão quente que emite um brilho vermelho fraco, como uma brasa".

Diamante:
Ilustração do interior de 55 Cancri E, o planeta-diamante. (space.com)
Na constelação de Câncer, a 40 anos-luz da Terra, um planeta, conhecido como 55 Cancri E, "provavelmente é coberto de grafite e diamante em vez de água e granito", segundo o astrônomo Nikky Madhusudhan, da universidade de Yale.
Este planeta pertence à classe dos planetas-diamante e acredita-se que seja rico em carbono, o que o faz contrastar muito com a Terra, que possui, em seu interior, relativamente pouco desse elemento, mas é rica em oxigênio. Estima-se que pelo menos um terço da massa do 55 Cancri seja de diamante, o equivalente a três vezes a massa da Terra.

Engolido:
Concepção artística do planeta Wasp-12b sendo degustado lentamente por sua estrela, Wasp-12.
Créditos: NASA
Na constelação de Auriga (ou Cocheiro), a 600 anos-luz da Terra, o planeta Wasp-12b está sendo devorado lentamente por sua estrela, a Wasp-12. Ele orbita tão próximo do astro que sua temperatura chega a 1.500ºC, sendo destorcido devido a gravidade da estrela. Sua atmosfera expandiu-se a um raio três vezes maior que a de Júpiter, e elementos provenientes dela estão "vazando" e sendo capturados pela estrela. Estima-se que o planeta ainda pode existir por mais 10 milhões de anos até se apagar.

Fonte: (com modificações!): AstroNews

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...