domingo, 23 de dezembro de 2012

Petróleo no espaço e gelo em Mercúrio

*Essas notícias são de, pelo menos, umas 3 semanas atrás.
Achei bem interessante (:

Um grupo alemão identificou moléculas interestelares de C3H+ no centro da nebulosa Cabeça de Cavalo, visível da Terra na constelação de Órion (três marias). O C3H+ integra a família dos hidrocarbonetos, partículas essenciais na formação de petróleo e gás natural. A presença dos níveis tão altos (e inesperados!) dessas moléculas na nebulosa se explica pela proximidade a uma estrela maciça, de brilho intenso. Os raios ultravioletas fragmentam grandes moléculas (os chamados PAHs - hidrocarbonos policíclicos aromáticos) e dão origem a uma grande quantidade de pequenas moléculas de hidrocarboneto, surgindo aí o "petróleo espacial".

Nebulosa Cabeça de Cavalo. Fonte: ESO

Já a descoberta de gelo e compostos orgânicos (semelhantes a piche ou carvão) em Mercúrio foi divulgada pela NASA e publicada pela revista Science. A explicação para a presença dessas substâncias no planeta mais próximo do Sol é que foram levadas por cometas e asteroides a milhões de anos e estão protegidas dentro de crateras no pólo norte do planeta.
A vida na Terra se baseia em compostos orgânicos, mas nem todos esses compostos estão necessariamente associados à vida. Os cientistas não acreditam que Mercúrio seja ou tenha sido adequado a vida, mas a descoberta de compostos orgânicos em um planeta do Sistema Solar pode explicar como a vida na Terra começou e como ela pode evoluir em outros planetas.


FONTES: (com modificações)
http://astropt.org/blog/2012/12/01/astronomos-descobrem-petroleo-no-espaco/

2 comentários:

  1. Concordo plenamente os compostos orgânicos existentes na terra vieram com certeza do espaço, e eles estão por toda parte no universo, o homem ainda conhece muito pouco do Cosmos em geral

    ResponderExcluir
  2. Nosso raciocínio tem o nosso tamanho e idade, ou seja, pequeno e jovem - sequer podemos imaginar as maravilhas ocultas do universo - se conseguirmos superar nossa infância cósmica e não nos destruirmos certamente chegaremos ao entendimento do universo e suas infinitas possibilidades...

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...