domingo, 2 de dezembro de 2012

Brasil, Espanha e o enigma da matéria escura

Buenas!!!

Há quase 80 anos algo intriga e fascina cientistas de todo o mundo; algo que não se vê, não se define, mas que constitui 80% do Universo. A matéria escura (agora denominada "matéria faltante") foi descoberta em 1933 pelo suíço Fritz Zwicky, que percebeu que a velocidade com que as galáxias se "moviam" era incompatível com suas massas, ou seja, a velocidade era muito mais alta do que sua massa poderia suportar. De acordo com as leis da física, nessa velocidade, as galáxias se "despedaçariam" e sairiam voando por aí, como um carro de corrida que se despedaça e sai voando da pista por correr rápido demais. A única força capaz de impedir que isso aconteça é a gravidade, e a gravidade depende da massa do objeto em questão. O problema é que a massa das galáxias não chega nem perto da quantidade suficiente para que haja a atração gravitacional necessária para evitar que elas "escapem". Há alguma coisa segurando-as além da gravidade:

 A matéria escura.

Existem duas possibilidades: ou a matéria escura realmente existe e as leis da física estão corretas, ou a matéria escura não existe e as leis da física precisam ser reavaliadas. O fato é que existe algo invisível lá fora mantendo as coisas no lugar.
Este é um assunto bem complexo, um dos maiores mistérios científicos de todos os tempos; e o Brasil e a Espanha estão dispostos a desvendá-lo. Os dois países uniram forças e construíram um observatório exclusivo para a missão. O Observatório Astronômico de Javalambre está quase completo, faltam apenas duas peças (as mais importantes):  o telescópio T250 e a câmera J-PCAM, que foi projetada e está sendo construída no Brasil, sendo a principal colaboração do país no projeto. A câmera só ficará pronta em 2014, mas o Observatório começará a operar em 2013.







A partir de 2015 o observatório dará início ao seu maior projeto de pesquisa:  o Levantamento Astronômico de Javalambre sobre a Física da Aceleração do Universo (J-PAS em inglês), onde será produzido um mapa  3D do céu com todos os objetos espaciais influenciados pela matéria escura. O J-PAS não conseguirá definir o que exatamente compõe essa matéria, mas com certeza vai descobrir algumas de suas propriedades e influências no Universo mais detalhadamente.
Se Espanha e Brasil desvendarem o enigma da matéria escura, certamente serão fortes candidatos ao Prêmio Nobel. Talvez não o desvendem completamente, mas chegarão bem perto disso, e obviamente descartarão muitas teorias que circulam por aí.
Enfim, a Ciência só tem a ganhar :)

Um comentário:

  1. Olá, Thainá!!!!

    Que ótimas notícias!!!! Falo do projeto em si e também, da participação ativa e atuante do Brasil!!!!

    Por mim, é assim mesmo, o que a humanidade tem a fazer, isto é: utilizar de todo o poder científico e/ou tecnológico para descifrar os segredos do universo e sem medo de ser feliz!!!!

    um abraço!!!!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...