quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

A suposta maçã mais ilustre da Física

Este ano foram distribuídos livros didáticos públicos aos alunos do Ensino Médio. A princípio eu não liguei muito para eles; recebi, guardei e acabei deixando pra lá. Agora que entrei em férias e fico de bobeira em casa boa parte do dia, tenho tempo de sobra para analisá-los com mais atenção. E são muito bons!!! Tem bastante coisa interessante e a linguagem é bem descontraída, os textos são claros e objetivos e eu me interessei muito, especialmente pelos de Física, História, Geografia e Português. 
Folheando o livro de Física agora a pouco, encontrei uma historinha, uma lenda da Física super famosa que, com certeza, vocês já devem ter ouvido falar...
arquivoxiasd.com
Uma lenda na história da Física é a da queda da maçã. Newton tentava entender porque a Lua não se afastava da Terra , na década de 1660, quando estando em um jardim observou uma maçã caindo de uma árvore. A "estória" teria sido inventada por Newton para convencer e tomar aceita sua alegação de que a descoberta da Gravitação Universal ocorrera cerca de 20 anos antes de sua publicação, no Principia. Isso ocorreu devido uma contenda (disputa) entre ele e Robert Hooke pela paternidade da Lei do Inverso do Quadrado (1/r²) e, então, antecipou  a descoberta da Gravitação Universal para um período anterior a uma troca de cartas com Hooke.
Hooke, em novembro de 1679, escreveu a Newton apresentando-lhe o seguinte problema: Se um corpo sofre uma atração em direção a um centro, que tipo de curva seria sua órbita, se a atração varia inversamente com o quadrado da distância? Newton não respondeu e, em 1684, Edmund Halley visitou-o e fez-lhe a mesma pergunta. Newton teria respondido que, segundo seus cálculos, era uma elipse, porém não achou os cálculos. Halley insistiu, então, que ele escrevesse seus cálculos novamente. O resultado, após algumas pequenas revisões, foi o "Princípios Matemáticos da Filosofia Natural".
Com uma leitura cuidadosa do livro de Newton e seus cadernos de nota, L. B. Cohen, um estudioso de Newton, propõe que:
1) Newton chegou à Gravitação Universal por uma aplicação de sua Terceira Lei (ação e reação);
2) A Terceira Lei só foi formulada por ele no Princípios por volta de 1685, logo a história da maçã é falsa, pois teria ocorrido 20 anos antes e;
3) Newton aprendeu a tratar trajetórias curvas a partir de um método desenvolvido por Hooke. 
 (Adaptado de DIAS; SANTOS; SOUZA, 2004, p. 265-266)
Fonte: Livro Didático Público - Física - Ensino Médio 2ª Edição.

12 comentários:

  1. Olá, Thainá!!!!

    Que notícias boas!!!! 1ª, segundo a palavra mágica é... FÉRIAS!!!! E a 2ª,leitura, em busca dos conhecimentos. Bravos!!!! Parabéns!!!!

    Parece que a maçã é a fruta preferida, para os humanos usarem dar nascimento para as origens de certos eventos, comportamentos e enfim, por exemplo: reprodução humana e a descoberta da lei de atração entre corpos celestes, a gravidade!!!!
    Falam que essa maçã teria acertado a cabeça de Newton. Pose até ter acontecido e se o foi, sorte dele ser Inglês e estar na Inglaterra, pois, caso esse fato tivesse sido no Brasil, ele teria morrido, porque aqui, em lugar de ter sido uma maçã, ele teria sido atingido por uma... jaca!!!! KKKKKKKK!!!!!!! Teria sido um grande problema de muita... GRAVIDADE!!!! Rrsrsrsrs!!!! O que acha????

    Um abraço!!!!!


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Francisco!!!
      Pensei quase a mesma coisa que você quando estava escrevendo o post, seria mesmo um problema de muita gravidade levar uma jaca na cuca, hahaha. Mitos a parte, foi uma colaboração incrível para a Física...
      Grande abraço ;D

      Excluir
  2. Isaac Newton (assim como uma grande quantidade de cientistas de primeira categoria) era mais sensato do que você. Ele acreditava em Deus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá "Anônimo"...
      Não considero muito justo da sua parte me comparar a Sir Isaac Newton ou avaliar minha sensatez. Deixo este espaço aberto para comentários e assim, estou sujeita a críticas e as aceito e utilizo da forma mais positiva possível, mas vou desconsiderar a sua, até porque uma pessoa que não tem a decência de colocar seu nome no comentário e dar a cara a tapa, não tem o direito me chamar de insensata muito menos julgar meu ateísmo ou qualquer outra coisa.
      Sou ateísta mas sei amar e perdoar, logo não guardo ressentimentos desse seu infeliz comentário.
      Tudo de bom pra ti,
      Um abraço.

      Excluir
    2. Não considero muito justo de sua parte permitir comentários anônimos e chamar de indecentes os que escolheram, conforme sua permissão, fazer uso dele. De qualquer modo, entendo sua posição.

      Esclareço que toquei no ponto do ateísmo porque você fez questão de o mencionar em seu perfil. Daí achei que seria um tema que você gostaria de discutir e a comparação com Newton foi a maneira de puxar a conversa (concordo que ela foi meio grosseira).

      Gostaria de lhe pedir perdão sincero. Realmente fui infeliz e não tenho nenhuma base para fazer qualquer julgamento sobre sua sensatez. Acredito que você é sincera em sua crença.

      Talvez, se eu tivesse me expressado de outro modo eu teria lhe suscitado sentimento diferente... talvez eu até tivesse conseguido gerar uma discussão inteligente e entender o que você quis dizer com "Por simples bom senso, não acredito em Deus - em nenhum" que, afinal de contas, foi o que me colocou a pulga atrás da orelha. Desejo tudo de bom para você também e deixo uma inevitável pergunta: por que você é ateísta?

      Excluir
    3. Ahhh, agora sim chegamos a algum lugar...
      Entendi o que você quis dizer, agora. Ficou meio confuso pra mim, pois você puxou a conversa sobre religião num post sobre Newton... Pois bem. Fiz questão de mencionar em meu perfil uma frase de Charles Chaplin "Por simples bom senso, não acredito em Deus - em nenhum" porque, bem, é minha opinião e princípio, mas de forma alguma quis dar a entender que alguém que acredita em Deus é insensato e quem não acredita tem um bom senso maior. Acho que foi isso que você entendeu, e por isso fez comparação entre mim e Newton. Talvez se você tivesse sido menos agressivo, eu teria entendido de primeira.
      Agora, esclarecido isso, responderei a sua pergunta.
      "A religião é o ópio do povo", já dizia Marx. As pessoas, ainda mais em tempos difíceis, precisam de um conforto, algo em que acreditar, no caso a religião, deuses, e não julgo isso. Eu simplesmente não me sinto necessitada disso, e espero que um dia as pessoas não julguem essa decisão. Acredito que você tenha questionado meu ateísmo porque, hoje em dia, existe uma modinha de "virar ateu", crianças, em sua maioria; e isso faz com que as pessoas pensem que todos os ateus estão apenas seguindo a tendência, tirando a moral e credibilidade de quem é ateísta de verdade.
      Cresci numa família religiosa. Minha avó, católica fervorosa. Meu pai, evangélico. Minha mãe, umbandista. Tive contato com diversas religiões, experiências práticas, e respeito todas, até simpatizei muito com algumas. Mas o que me conforta e me dá respostas mesmo é a Ciência, por isso criei esse blog de Astronomia, minha paixão.
      Então, assim como a religião funciona para algumas pessoas, a ciência funciona para mim. Não que as duas não possam conviver lado a lado, tenho amigos que trabalham com ciência, amam o que fazem, mas possuem suas religiões e também as amam.
      O motivo de eu ser ateísta, bem, é uma coisa bem pessoal e individual, cada um sabe o que lhe faz bem ou o que acha certo pra si, e foi esse o caminho que escolhi.
      Confesso que fiquei chateada com seu 1º comentário, mas a discussão rendeu e, acho que esclareci suas dúvidas (sem ressentimentos entre ambas as partes, espero).

      Um abraço.

      Excluir
  3. Olá, Thainá!!!!

    OPS!!!!

    Peço-lhe mil desculpas pelo que eu vou fazer aqui, mas, o sangue me ferveu nas veias e tenho que "atender", ao que parece, a um grande adorador do Santo Newton!!!!!

    Aqui, até então, era um paraíso de paz!!!! Nós e o Deus energia que nos criou e em que acreditamos!!!! Aí, aconteceu a queda da maçã e... agora chegou a cobra, anônima e doida pra brigar???? Será, que é... loira e de olhos azuis???? Só sendo!!!!

    Olha, criatura de Deus!!!! Posso ser insensato, mas, não escondo o meu nome!!!! Certo ou errado, eu falo e ajo de cara limpa e... como acredito muito na ciência, também acredito nas afirmações científicas de Newton e somente até ai!!!!

    Mais uma vez, as minhas desculpas e... não pretendo continuar, nem quero discutir, questões de gosto, futebol e muito menos... RELIGIÃO!!!!!!!

    Para quebrar completamente com essa tentativa de desestabilidade paradisíaca nesse seu estrelado espaço, me despeço com os meus melhores votos de um... Feliz Natal e de um 2013 cheio de prosperidades para você e a sua família!!!!

    Um grande abraço!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também lhe peço desculpa pelo que vou fazer. Gostaria de dar uma satisfação ao seu defensor. Assim, peço licença para me dirigir a ele. Pelo que entendi você referiu-se a mim como “grande adorador do Santo Newton”. Ao que parece você fez referencia às denominações que creem em “santos”. Bom, eu não pertenço a esta estirpe. Gostaria de esclarecer que não quis instaurar guerra alguma, mas sim gerar um diálogo sobre o tema. E creio que discussão de ideias é uma ferramenta saudável em qualquer área do conhecimento. Você também fez alusão ao relato Bíblico do paraíso, me chamando de diabo (cobra). É um engano achar que eu agi com o mesmo propósito dele. Também não pretendo continuar com uma discussão. Desculpem-me. Não sabia que eu iria lhes gerar um desconforto. E deixo a mesma pergunta pra você: por que você é ateísta? Deve haver um motivo...

      Excluir
  4. Olá, Thainá e... Sr. Anônimo!!!!

    Minha mãe, em muitas situações, dizia esse ditado popular: "perto do fogo, a desgraça do pau verde é estar junto do pau seco"!!!! Estou vendo agora, que o 1º comentário do Sr.Anônimo não era então dirigido para mim, mas, assim me pareceu devido que o seu 1º comentário... oh Thainá, ainda não tinha sido publicado naquela ocasião!!!! Também, agora fiquei entendendo tudo sobre o ocorrido dos fatos!!!!

    Bem, respondendo sem polemizar com ninguém, certo Sr. Anônimo????
    Sou ateu, graças a Deus, um velhinho, sentado sobre as nuvens, cercados de anjos, olhando para nós os humanos, os seus filhos e com uma bondade infinita... nos ameaçando de nos castigar com algum tipo de morte e depois disso, pra mostrar mais "bondade da boa", ele nos promete prender-nos nas profundas das masmorras do inferno, queimando e tendo tratamento vip pelas mãos de Lúcifer e Cia!!!!
    Bom, através de intermediários humanos chamados de religiosos, em se pagando com algo material de valor e se auto praticarmos umas torturas chamadas... penitências, então, tudo se resolverá numa boa!!!! Amém!!!!
    Então, já desde cedo, prestando atenção em tudo e em todos, eu não acreditei na existência desse Deus bíblico, tal qual me foi informado, assim como acabei de escrever e passei a cultuar um Deus energia, deixei de ser católico praticante para ser católico não praticante e se me chamarem de diabo (demônio não, aí é diferente!!!!), eu e... principalmente agora, sei que estou sendo agraciado (etimologicamente) com o título de... "sábio velho"!!!! Para quem não sabe, até nisso a igreja aprontou, distorcendo o significado do termo diabo!!!!

    Bem, espero ter esclarecido tudo o que houve sobre os desencontros das informações decorrente do encadeamento dos fatos acontecidos aqui, assim como, espero que tenha conseguido dar resposta sobre os motivos do meu ateísmo... para o Sr. Anônimo. Obrigado!!!!

    Um abraço!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostaria de lhe dar uma resposta também. Acho que já esclarecemos os fatos então. Mas já que você é ateu, também foi ótimo trocar informações com você. Percebo que, na verdade, você não deixou de crer no “Deus Bíblico” mas sim no “Deus Católico”. O Deus que você descreveu é tipicamente católico. Eu sei bem porque também deixei de acreditar nele. Mas em vez de tornar-me ateu passei a crer no Deus da Bíblia (minha religião é Adventista do Sétimo Dia). Biblicamente:

      (i) Deus não nos ameaça de castigo; sua palavra é o nosso guia, nosso “manual de instrução da vida” que tem o objetivo de nos livrar do mau. O mau que nos sobrevém, incluindo a morte, é consequência do pecado (que é o agir contrariamente ao “manual”).

      [Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho. Salmos 119:105] [Todo aquele que peca transgride a lei, porque o pecado é transgressão da lei. 1 João 3:4] [Porque o salário do pecado é a morte. Romanos 6:23]

      (ii) Inferno é uma palavra latina (não existe em grego, aramaico e hebraico – idiomas originais da Bíblia). Etimologicamente significa sepulcro, sepultura, lugar dos mortos. Assim, o “lançar no inferno” da Bíblia é lançar na sepultura eterna (morte sem chance de nova ressurreição). Em nenhum lugar a Bíblia diz que lúcifer (na Bíblia, sinônimo de diabo, serpente e dragão) vai torturar o ser humano no inferno. Ao contrário, a Bíblia diz que Deus é amor e não tem prazer na morte.

      [Aquele que não ama não conhece a Deus; porque Deus é amor. 1 João 4:] [Porque não tenho prazer na morte do que morre, diz o Senhor DEUS; convertei-vos, pois, e vivei. Ezequiel 18:32]

      (iii) o único intermediário entre Deus e o homem é Jesus Cristo.

      [Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo. 1 João 2:1] [Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem. 1 Timóteo 2:5]

      (iv) Realmente é necessário sacrifício pra “ficar tudo bem”, mas este foi feito na cruz do calvário pelo próprio Filho de Deus. Penitências humanas não valem absolutamente nada; nossa salvação vem da graça de Deus e não por esforço próprio.

      [Sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus.
      Ao qual Deus propôs para propiciação pela fé no seu sangue, para demonstrar a sua justiça pela remissão dos pecados dantes cometidos, sob a paciência de Deus; Romanos 3:24-25] [Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie; Efésios 2:8-9]

      As passagens entre colchetes comprovam que você está equivocado em relação ao Deus da Bíblia. A igreja católica realmente distorceu tudo e até você chegou apenas as distorções. Tendo em vista que seu ateísmo é fruto de uma distorção, sugiro que reexamine o caso e procure conhecer o Deus Bíblico sem distorções (que ama a todos, inclusive você). Sugiro-lhe os mesmos livros que sugeri para a Thainá. Neles você terá evidências de Deus e da Bíblia. O que acha?

      Excluir
    2. Pois então...
      Talvez eu leia os livros que você sugeriu, pois tenho a mente aberta e conhecimento sempre é bem vindo, mas não prometo rever meu ateísmo. Foi uma decisão tomada depois de muito estudo, muita prática, uma série de fatos e acontecimentos, e, como já disse em outro comentário, cada um sabe o que lhe faz bem e o que acha certo, e esse foi o caminho que escolhi.
      Muita gente me julga, olha torto e diz que "não irei para o Céu", baseada no que Jesus disse: "Se me negares diante dos Homens, te negarei diante do Pai". Essa é uma coisa que nunca entendi. Muito cristão por aí faz inúmeras coisas ruins em nome de Deus, assim como muito ateu faz coisas boas em nome de... sua moral, sem precisar de Deus nenhum lhe guiando. No caso, quem merece ir para o Céu? Segundo Jesus, o cristão é merecia, simplesmente por acreditar em Deus, e não por ser uma pessoa boa. Isso não me parece muito certo.
      Certa vez perguntei a um colega meu (católico) porque ele não roubava. A resposta foi basicamente "porque não é certo, não é do gosto de Deus". Achei engraçado. Eu, sendo ateísta, não roubo porque é algo errado, me ensinaram isso, é um princípio, não preciso que um Deus me lembre disso, muito menos com suas punições.
      Na maioria das religiões, os homossexuais não são aceitos. Portanto, se o Deus dos homens joga os homossexuais no mármore do inferno, no meu ponto de vista, ele não é muito melhor que o tal de diabo.
      Enfim, são muitas falhas que ao longo dos anos fui percebendo e que me recuso a consentir, fingir que não estou vendo, e continuar com a crença. O caminho mais fácil nem sempre é melhor. Prefiro ir à luta contra o que acho injusto do que simplesmente cruzar os braços e dizer que as coisas só são assim porque fazem parte de algum plano divino.
      Talvez eu esteja equivocada, quem sabe?
      Mas é isso aí.
      Um abraço!!

      Excluir
  5. olá esse texto é MMMMMMMMMUUUUUUUUUUUIIIIIIIIIIIITTTTTTTTTTTTOOOOOOO BBBBBOOMMMMMM!!!!!!!!!!!! :)
    ´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...