sábado, 15 de dezembro de 2012

A quem pertence a água do planeta Terra?

Aqui estou eu, de novo!!!

No último post eu dei uma pequena introdução nesse assunto.
O título da postagem até parece brincadeira, né? Como assim "a quem pertence a água do planeta Terra"?
Pois é... as consequências das ações humanas já estão se despindo, bem na nossa frente, sem pudor nem piedade, ainda mais nitidamente no que se refere à água.


"Muitos conflitos têm acontecido ao longo da história da humanidade devido a disputas de poder e domínio sobre territórios, rotas comerciais, regiões produtivas, conquistas espaciais... Segundo especialistas, o conflito do futuro será pelo domínio da água potável do planeta. A questão da água já é fonte de discórdia entre países como Israel e Palestina."

cnpma.embrapa.br
 Nas últimas aulas de geografia do ano, estudamos sobre a ação humana no planeta e suas consequências. O professor passou um vídeo sobre os aquíferos, reservas subterrâneas de água. O Aquífero Alter do Chão localiza-se inteiramente em território brasileiro e o maior aquífero do planeta, o Aquífero Guarani, localiza-se nos territórios do Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai
"Menos de 1% da água doce disponível no mundo provém de fontes renováveis. Uma parte considerável dessa porcentagem está sob os pés de brasileiros, argentinos, paraguaios e uruguaios. Na região que engloba o centro-sul do Brasil, o nordeste argentino, o Paraguai e o Uruguai, localiza-se o Aquífero Guarani, um gigantesco manancial de bilhões de litros de águas subterrâneas ainda pouco aproveitado. Ainda não se sabe com exatidão quanto desses recursos pode ser explorado e de que forma, mas já há polêmica em relação ao assunto. Ambientalistas preocupam-se com a sustentabilidade do aquífero e com a soberania em relação a ele, enquanto os recursos já estão sendo utilizados nos quatro países."
http://www.uniagua.org.br/website/default.asp?tp=3&pag=aquifero.htm#aquifero2

Essa preocupação é justificada pela importância estratégica da água na atualidade. O consumo de água no planeta está aumentando enquanto as fontes estão secando. Outra preocupação é a presença estrangeira (...) Já existe um batalhão do exército dos EUA na fronteira entre Brasil, Argentina e Paraguai, que faz fotos do Aquífero atualizadas a cada minuto, o que lhes permite saber mais a respeito do mesmo do que os países sob os quais ele se encontra.
FONTE: http://diaadiaeducacao.pr.gov.br

www2.uol.com.br

Pensando sobre esse assunto, eu passei a questionar a mentalidade do Homem:
Se o ser humano sabe, tem conhecimento sobre um provável conflito mundial por causa da falta de água e nada faz para evitá-lo, seria mesmo o homem um animal racional? Como eu já disse, as consequências estão se despindo na nossa frente e ao invés de buscar resolver o problema da forma mais lógica - que é usar os recursos de forma sustentável - já estamos pensando num provável conflito pela posse dos recursos "que sobrarem"? 

Enfim, algo para refletir :)

Um comentário:

  1. Olá,Thainá!!!!

    Parabéns, pela ótima postagem, muito bem escrita e de advertência urgente!!!!

    Terra, planeta água, pois, os três quartos da sua superfície são cobertos pelo precioso líquido, de tanta importância para a sustentação da vida!!!!

    Concordo com você, que o ser humano, tem que... de fato, reagir racionalmente quanto ao uso, distribuição e qualidade dos mananciais e... isto é possível, bastando seguir o seu exemplo que, mesmo tendo a "cabeça-nos-céus", no entanto, não se descuida da "hidratação" dos seus "pés-na-Terra"!!!!

    Um abraço!!!!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...