segunda-feira, 9 de abril de 2012

Matéria Escura

Buenas!!!

Eu já ia postar sobre matéria escura ontem, mas acabei deixando pra hoje e, aproveitando que o meu grande colega Francisco Valdir me perguntou sobre ela, aqui vai o post sobre a danada...


Matéria escura é uma parte do Universo que os astrônomos sabem que existe, mas ainda não sabem exatamente o que seja. Só sabemos de sua existência pela gravidade que ela exerce sobre os objetos, objetos esses que podemos observar. E é escura, porque não emite nenhuma luz - ustamente o que dificulta seu estudo -. Todas as observações de corpos no espaço são feitas a partir da luz ou de outro tipo de radiação eletromagnética emitida ou refletida pelos astros. Como a matéria escura não faz nenhuma dessas coisas, é "invisível". Ainda assim, sabe-se que ela está lá. Na década de 1930, o astrônomo Fritz Zwicky, um húngaro radicado nos Estados Unidos, calculou a massa de algumas galáxias e percebeu que ela era 400 vezes maior do que sugeriam as estrelas observadas! 


A diferença está justamente na massa de matéria escura. E quanta diferença! Pelas contas do professor Fritz, você deve ter percebido que ela não é apenas um detalhe na composição do Universo, e, sim, seu principal ingrediente. Hoje em dia, calcula-se que el corresponda a mais ou menos 95% do Universo. É como se todas as galáxias que conhecemos atualmente fossem apenas alguns pedacinhos de chocolate encravados no grande bolo do Universo. Existem várias teorias sobre o que seria a tal massa escura. O mais provável é que ela seja feita de partículas subatômicas, menores que nêutrons, prótons e elétrons e ainda indetectáveis pelos atuais instrumentos de medição dos cientistas. Para terminar, vale um esclarecimento: apesar da semelhança no nome, matéria escura não tem nada a ver com buraco negro. "A massa escura é um componente do Universo, sem luz, enquanto o buraco negro é um objeto astrofísico com um campo gravitacional tão forte que não deixa nem mesmoa luz escapar", afirma o astrônomo Enos Picazzio, da Universidade de São Paulo (USP).

FONTE: http://mundoestranho.abril.com.br/materia/o-que-e-materia-escura Postagem escrita por Tarso Araújo do site Mundo Estranho.
*Eu modifiquei alguns trechos :)

Um comentário:

  1. Olá, Thainá!!!!

    Que dizer que eu já estou "viajando no tempo", pois estou conseguindo até prever as suas futuras postagens!!!! KKKKKKKKKK!!!!!!!! É brincadeira!!! Foi coincidência!!!!
    Sou contestador desde criança, pára aceitar de pronto com essas explicações "misteriosas" e proferidas por essas autoridades do saber!!!!
    Buracos negros, quasares, dinâmica do Universo, o tempo e a Matéria Escura, estão todas elas no mesmo nível de desconhecimento de suas naturezas e/ou incertezas de nossa parte!!!!
    Sabemos que a matéria "luminosa" é formada de energia (átomos)concentrada!!! E então, penso que a tal da "Matéria escura", seria a energia pura existente e capaz, de se transformar em átomos para criar mais massa no Universo!!!!

    Um abraço!!!!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...