sábado, 9 de julho de 2011

Pandora, colisão de 4 aglomerados de galáxias.

Estou tentando atualizar o Blog, e não está muito fácil, rs.

Meu grande amigo Lucas postou uma coisa bacana no Orkut, pedi à ele permissão para re-blogar e está tudo 'ok'. Então, vamos nessa!

"Abell 2744, chamada também de Pandora, é o resultado de uma colisão de enormes aglomerados de galáxias, ao que se calcula, pelo menos quatro aglomerados diferentes, além de ter, nada menos, que 2 milhões de anos-luz de extensão.! Mas o melhor da Pandora não é isso, é o fato de que, alguma coisa aconteceu na colisão que fez a matéria escura se separar do gás ionizado das galáxias, e o resultado foi que a matéria escura ficou iluminada pelo gás ionizado, assim ficou muito fácil de vê-lo ( por equipamentos de Raios-X )! 


É a mesma coisa se imaginassemos dois fantasmas vestidos com um lençol, quando eles se cruzam, eles passam normalmente, mas os lençóis ficam lá enrolados. Os fantasmas seriam a matéria escura, e os lençóis a emissão de radiação-X pelo gás ionizado das galáxias. Na foto, em vermelho é o gás ionizado das galáxias, e em azul a matéria escura. E o interessante é saber que lá, 75% do material é só a tal da matéria escura, e todos os pontinhos da foto, não são estrelas, são galáxias inteira.! Pandora fica na constelação de Escultor, e só é visto por telescópios grandes. A imagem é uma mistura de imagens do Hubble, do Telescópio Very Large e do Chandra."

Vocês não têm noção de como eu me impressiono com estas imagens... Meus olhos se enchem d' água! A Astronomia nos proporciona isso, e é por isso que amo tanto o que faço. Queria que todos pudessem compreender este 'meu', 'nosso' ponto de vista. De qualquer forma, espero que tenham gostado da imagem!

Um comentário:

  1. Também sou apaixonado por astronomia e tudo que diga respeito ao Universo! Parabéns pelo post!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...