sexta-feira, 6 de maio de 2011

Dicas para a OBA

Olá Astroleitores!
Como vocês estão vendo, estou postando mais ou menos uma vez por semana. É que ultimamente não estou acompanhando diariamente as notícias, então, não tem como postar várias vezes ao dia, como eu fazia antigamente.

Exatamente por isso, estou "sem idéias" para postar. Uma coisa ou outra (que eu achei interessante) eu postei, já que não dá pra postar qualquer coisinha que ocorre por aí. Não gosto disso, hoje em dia a Astronomia está bem avançada (dentro do possível), então têm coisas que são "normais" nesse campo, diferente de quando acontecem fatos raros. Aí eu rapidamente posto pra vocês ficarem por dentro! (:

Peço a ajuda de vocês nessa questão. Me mandem sugestões, temas bacanas, dúvidas sobre determinados assuntos ou assuntos que vocês já conhecem, e que querem compartilhar com os outros. Fiquei feliz quando vi dois comentários de leitores pedindo dicas para a OBA. Isso me deixa contente, pois mostra o quanto estão interagindo comigo, lendo o blog.  Bom, não sou "muito" experiente na prova, pois só fiz ano passado, já que antes nunca foi apresentado algo do tipo na escola. É como eu disse: Eles só falavam que a Terra é redonda, e pronto. Mas pelo o que eu vi, algumas regrinhas básicas contam... Bá-si-cas! Não fiquem achando que quem fez a prova já sabe tudo. Eles vão surpreender, inovar! Cada um tem suas regras quando vai fazer algo importante, como uma prova, uma entrevista de emprego ou um encontro.

Uma coisa que me pegou ano passado foram os conteúdos. Eu entrei na página da OBA, vi os conteúdos do meu nível e vasculhei, fuçei, mexi, naveguei e procurei feito louca cada um dos temas, à fundo. Quando chegou a hora da prova, tinha esquecido tudo. E o pior: na prova só caiu o básico, o básico mesmo, que no meio de tantos estudos, eu acabei esquecendo. Portanto, como são muitos conteúdos, eles passam apenas o básico de cada um na prova, as partes mais importantes daquele tema. Aí vai a dica: Estude o tema em si, mas guarde apenas o principal. Não vale a pena estudar tim-tim por tim-tim, nem tudo vai cair na prova e é muito provável que você esqueça a maioria do que estudou.
Outra coisa que eu reparei são os truques das questões. Todos pensam que, por ser uma prova de Astronomia, um nível elevado da Ciência, não há "pegadinhas" nas questões. Sempre tem uma ou outra que nos engana. Portanto, aí vai mais uma dica: Preste muita atenção na questão, leia-a várias vezes e tente entender o que DE FATO se trata. Quando a questão é fácil demais, a pessoa pensa que é tal resposta e pronto, mamão com açúcar. Não é bem assim. Às vezes a questão é boba, e muita gente erra porque não prestou atenção. Dêem uma olhada no gabarito do ano passado no site da OBA e veja a questão 4 do nível 3.
Uma outra coisa que vocês precisam saber é reconhecer o Céu. Tinha uma questão super fácil, onde haviam três fotos e tínhamos que escrever o que era cada uma delas. Era a Lua, algumas estrelas bem azulzinhas e Júpiter. A maioria colocou, na segunda foto: Estrelas Azuis. Eram as Plêiades. Qualquer um que tenha pelo menos um pingo de conhecimento sobre o Céu, acertaria a questão. Várias outras questões requeriam esse conhecimento. Então: Estude pelo menos o básico sobre isso (como se localizar pelas constelações - estrelas, saber identificá-las, enfim). Se as questões desse ano seguirem esse mesmo sentido, quem estudar esse tema vai se dar bem.
Bom, essas foram minhas 3 dicas básicas. Pequenos pontos devem ser considerados:
• ler e reler a questão, mesmo que ela pareça fácil, e tentar interpretá-la de todas as maneiras, encontrando a resposta certa.
• saber identificar determinados planetas, luas, estrelas, constelações - aglomerados estelares.
• ter noções de proporção, tamanho. (Veja a questão 3 do nível 3)
Isso foi o que eu pôde passar à vocês, e que com certeza (eu espero) valerá a pena. Me desculpem se não ajudei muito, é que eu não posso me basear totalmente na prova do ano passado. Haverão mudanças nas questões, é óbvio, estão não tem como eu "passar respostas" ou dizer como as questões devem ser resolvidas. Ninguém sabe o tipo de questões que serão formuladas. Bom, espero ter deixado claro alguns pontos importantes para se realizar a prova (:

16 comentários:

  1. Olá, Thainá!
    A internet é interessante, importante e abrangente meio de comunicação de massas! Mas, a sua utilidade, só surtirá efeito se existir... pessoas assim, como você, para ter a boa vontade e de ilibado caráter, para dar informações, ensinamentos e troca de experiências para o seu próximo! Parabéns, para você pelas suas dignas ações e também, pela data de hoje, quando é comemorado o: Dia da Astronomia!
    Um abraco!!!!!

    ResponderExcluir
  2. É sempre bom repassar "conhecimento" (:
    Pois é, eu ia postar sobre o Dia da Astronomia, mas acabei esquecendo ;/
    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Oi, me mande algumas respostas para a OBA 2011 do 6ª ano !
    Me procura no orkut ou no hotmail : aninha_barbieri@hotmail.com
    Orkut : carol.barbieri_bertuzzi@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi Ana! Querida, não devo e não acho certo passar respostas para ti, a prova da OBA é realizada justamente para os alunos se interessarem por Astronomia e estudarem por conta própria. E eu nem sei as questões que irão cair na prova. Me desculpe, mas não posso fazer isso. Aqui no blog tem todos os conteúdos, é só procurar e estudar. Boa sorte (:

    ResponderExcluir
  5. Estudando pra OBA do meu 9ºano muitos assuntos procurando no google vim parar aqui :D

    ResponderExcluir
  6. Olá,

    OBA 2012 chegando, to estudando aqui tambem =D Últimos dias de estudos antes da prova \O/ Primeira vez que participo, espero me sair bem! Gostaria de saber como funcionar as premiações, caso você saiba.

    Excente blog, parabens!

    ResponderExcluir
  7. como é bom esse mundo da internet que não esta tão longe da astronomia pois como vc sabe tem os satelites,o avanço tecnologico e ai por diante...
    procurando sobre o conteudo do oba acabei parando aqui(na verdade não parei,vasculhei tudo do blog,é muito bom)e vc tenta nos repassar o conteudo em uma linguagem mais "natural" e de melhor compreenção,esse ano quero passar no oba,ano passado acertei 8 questoes mais nao consegui passar,com a ajuda de teu blog sei que posso ir mais alem..
    um abraço...
    do teu novo seguidor...

    ResponderExcluir
  8. COSTEI JA TOU ESTUDANDO PARA A OBA QUE DAQUI 2 SEMANAS VOU FAZER A MINHA PROVA QUERO TIRAR NOTA BOA NE PARA MIM GANHAR 10 MAS TAMBEM NEM E PARA NOTA BOA SIM PARA FAZER E APRENDER NOVAS COIXAS SOBRE A TERRA ASTRONOMIA E MAS DO QUE ISSO.

    ResponderExcluir
  9. ADORI AS DICAS E CONSEGUI MEDALHA DE OURO... POR POUCO NAO FECHO A PROVA...VALEU....AGRADEÇO MUITO A VC TAINA...

    ResponderExcluir
  10. Olá Thainá, Gostaria de saber, se você pode ajudar a mim e aos outros amigos leitores, publicando algumas matérias e curiosidades , que achas que irá cair na O.B.A do nível 3 deste ano....
    Estou no 8º ano, e na prova do ano passado, dentre mais de 200 alunos, fiquei em 24º lugar, porém a O.B.A só classifica os 10 primeiros colocados, gostaria muito ter estado dentre os tais, por isso lhe peço tal ajuda...
    Espero que possa me ajudar... Desde já ,Obrigada.

    ResponderExcluir
  11. Oi!
    Estava procurando material pros meus alunos e achei este blog. Adorei!
    È a primeira vez que participo da OBA , uma amiga me indicou, estou pesquisando pros meus aluninhos de 5º ano. Gostei das dicas! Valeu Obreigada!!

    ResponderExcluir
  12. Oi!
    Estava procurando material pros meus alunos e achei este blog. Adorei!
    È a primeira vez que participo da OBA , uma amiga me indicou, estou pesquisando pros meus aluninhos de 5º ano. Gostei das dicas! Valeu Obreigada!!

    ResponderExcluir
  13. Oi aqui é a Safira
    Queria que vcs me dessem dicas para a prova de agora 2019 e eu já procurei vários queria que me ajudassem em mais assuntos relacionados

    ResponderExcluir
  14. Queria saber da resposta da prova da oba

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...