quarta-feira, 27 de abril de 2011

Astronomia é importante.

Oi pessoas!

Ontem, após postar aqui, fiquei pensando numa coisa; minha cabeça estava tão ligada em Astronomia, estava tão no mundo da Lua mesmo, que fiquei pensando na prova da OBA, nos aperfeiçoamentos do Blog, nas últimas notícias astronômicas, enfim. Daí, comecei a pensar nas pouquíssimas pessoas que se aprofundam no tema Astronomia, no caso os meus colegas de escola, os alunos; que assim como eu, à partir da prova, se interessaram e estudaram mais à fundo. Eu acho, tenho certeza, de que Astronomia é importante.

No fim do ano, lá na praia, um primo meu ficou comigo observando o céu. Foi demais; praia, céu bom, cheio de estrelas, não há nada melhor. O clima é incrível! Reconhecemos constelações e lembrei de que antes, bem antigamente, quando não haviam bússolas, GPS e outros meios de localização, as pessoas se localizavam por meio do Céu. Esse é um dos meios mais antigos de localização, e uma das utilidades da Astronomia. O melhor é que não precisa ser um grande Astrônomo para poder se localizar pelo Céu: basta apenas saber reconhecer algumas constelações inconfundíveis.

Eu ia postar aqui as formas de Reconhecer o Céu - tema que cairá na OBA! - mas já postei isso há algum tempo... Então, quem quiser dar uma olhada, fica a dica: http://principiosdaastronomia.blogspot.com/2010/08/constelacoes-e-reconhecimento-do-ceu.html

Voltando ao assunto...
Fiquei pensando em como a Astronomia era importante na Antiguidade, para localizações, para se encontrar no tempo, marcar ciclos de colheita, enfim. Como não haviam essas tecnologias de hoje, a única alternativa era aprender à usar o Céu conforme suas necessidades. E esse foi o maior legado que - astronomicamente falando - os antigos nos deixaram, na minha opinião. Com isso, aperfeiçoamos aparelhos de localização e relógios. Foi bom, claro, mas a Astronomia foi meio que "deixada de lado", ninguém mais se preocupa em olhar pro Céu, identificar uma constelação e se localizar. Pense você, num barquinho no meio do mar, como saber pra onde é leste, oeste, norte, sul? Não adianta responder GPS ou bússola, porque infelizmente eles caíram no mar (haha). A única coisa à se fazer é olhar pro Céu. Você sairia dessa?

Comentamos aqui sobre Exploração Espacial, sobre divulgação da Astronomia, principalmente nas escolas. Eu, na minha opinião, acho que o conteúdo que os professores de Ciência passam sobre Astronomia está bom, é o "básico". Uma, porque não é uma disciplina determinada, ainda. Segundo, muitos alunos não gostam, a maioria. A minoria que resta, por si mesmo, estuda mais à respeito. Mas, ainda assim, acho que falta um conteúdo nas simples aulinhas de Astronomia nas escolas: Reconhecimento do Céu. Não é tão importante como antigamente, mas faria os alunos pensarem no exemplo do barco, acima; também pensariam em como era importante saber se localizar antigamente, pelo céu. Seria bem legal e sei que a maioria ia gostar, afinal, é sempre bom olhar para o céu!

Bom, acho que falei muito! Um abraço e continuem no mundo da Lua...

4 comentários:

  1. Olá, Thainá!
    Também sou da mesma opinião, que a astronomia devia ser uma disciplina opcional, mas... que através dela, o aluno pudesse melhorar as suas notas em outras disciplinas (matemática, física, química, história, geografia entre outras)por meio de trabalhos diversos, o demonstra a sua importância. E depois, tem ela de ser empregada na exploração espacial e quem quiser ser astronauta um dia, pelo menos terá que reconhecer a Terra, a Lua e o Sol, no mínimo! KKKKKKKKKKKK!
    Ela já demonstra a sua importância, apartir do seu exemplo, pois já se transformou em professora de matemática, deve já ser desenrolada em física e como já escreve muito bem, não tenho dúvidas que será uma grande astrônoma e conferencista das melhores!
    Um abraço!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Oi
    Pois é... Tirei estas conclusões observando as reações dos meus colegas de classe quando a professora de Ciências comentou sobre Astronomia pela primeira vez: eles acham que é muito fácil explorar o espaço, que é só ir pulando de planeta em planeta, e pronto! Ainda falta muito conhecimento, vontade de aprender por parte dos alunos...
    Obrigado pelos elogios; faço o que posso, kkkk.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Olá Thainá, quanto tempo ^^
    Sempre que posso venho ler seu blog!
    Adorei o post, também gostaria que meus professores dessem aulas sobre astronomia.
    Quando meu professor de física comenta algo a respeito, fico vidrada, piscar o olho? Nem pensar! rs
    Tenho sede de astronomia!
    Seria ótimo mesmo se os prof's divulgassem mais essa área tão fascinante, até pq eles cobram na prova.
    Em uma prova de geografia física que fiz mês passado, o professor colocou várias questões sobre astronomia, e várias pessoas erraram.
    É uma pena, pois a questão foi dada kkk pra mim é claro.
    Ex: tinha uma alternativa que perguntava se andrômeda estava dentro do sistema solar, e adivinha, um monte de alunos responderam verdadeiro.
    NÃOOOOOOOOOOOOOOOOOO! É o fim da picada.
    Mas fazer o que né, nem todos se interessam tanto pela astronomia como eu kkkk
    Bjs querida!

    ResponderExcluir
  4. Oi Emily! Nem me fale, é uma pena mesmo ver que nem o "básico" os alunos sabem. Realmente triste. Mas ainda bem que existem pessoas como os meus queridos leitores que se interessam tanto assim. Isso sim me deixa feliz!
    Bjos (:

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...