sábado, 12 de março de 2011

19 de março: "Superlua"

No dia 19 de março, os astrônomos calculam que a Lua estará a "apenas" 356.577 quilômetros da Terra, a maior aproximação desde 1992. O evento é conhecido como "superlua" e pode ser verificado a olho nu: o satélite natural surge maior e mais brilhante no céu. Para os astrônomos, é um evento menor e recorrente - houve superluas em 1955, 1974, 1992 e 2005. Mas, na internet, o fenômeno alimenta teorias apocalípticas: por causa da distância em relação ao nosso planeta, a força da gravidade do satélite natural poderia despertar vulcões, provocar terremotos e afetar o padrão climático da Terra.

A paranoia gira em torno do chamado "perigeu lunar". A Lua descreve em volta da Terra uma órbita elíptica - como um círculo achatado -, e assim a distância entre os astros varia. Perigeu é o ponto mais próximo da Terra. Apogeu é o mais distante. Nas teorias apocalípticas, o perigeu lunar foi responsável pelo tsunami de 2004, que devastou o Sudeste asiático, e o ciclone Tracy, que atingiu a Austrália em 1974.

Superlua: A menor distância entre o satélite natural e a Terra em 19 anos poderia provocar maremotos e terremotos?
(Thinkstock Images)
Para astrônomos, a associação entre superluas e desastres naturais não passa de paranoia. "É possível que a Lua esteja um quilômetro ou dois mais perto da Terra do que um perigeu normal, mas isso é um evento extremamente insignificante", disse David Harland, historiador do espaço e escritor, ao jornal inglês Daily Mail. Pete Wheeler, pesquisador do Centro de Astronomia de Rádio da Austrália disse que "não haverá terremotos ou erupções - a menos que eles tenham que acontecer de qualquer forma".

Segundo o astrônomo australiano David Reneke, "com criatividade" qualquer desastre natural pode ser associado a corpos celestes. No passado, continua, algumas pessoas acreditavam que o alinhamento dos planetas poderia despedaçar o Sol. "A maré baixa será um pouco mais baixa e a alta um pouco mais alta", previu. "Só isso."

3 comentários:

  1. Olá, Thainá!
    Fazendo uns cálculos aqui, eu encontro: 1974 - 1955 = 19 anos; 1992 - 1974 = 18 anos; 2005 - 1992 = 13 anos e 2011 - 2005 = 6 anos. Ou seja: desde 1955 que os períodos das ocorrências desse evento vem se reduzindo. Há alguma explicação para isso? Também não sou de acordo, pois acho muito improvável, que isso possa provocar aqueles desastres que foram citados! É mais fácil que uma Lua cheia nessa situação, isso sim, consiga fazer aparecer um... super lobisomem no sertão! KKKKKKKKKKKKKK!
    Um abraço!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Bom, eu também não achei nenhuma explicação para as ocorrências irem diminuindo. Dizem que é um fenômeno raro, pois depende muito da relação entre a Terra e a Lua - o quão estão distantes. Já que isso só acontece quando a Lua se encontra o mais perto da Terra, deve ter algo relacionado com a órbita. É a única explicação que acho. Não sei se 'tendeu' minha lógica, mas é isso: se o perigeu é o ponto de maior aproximação da Lua e da Terra - que faz a Superlua aparecer - e estes fenômenos estão cada mais raros, é porque os "perigeus" estão dificilmente acontecendo, "desregulados". A órbita elíptica da Terra não está "regulada" para que tenha o perigeu e o apogeu no "tempo certo".

    Super lobisomem do sertão, foi tri! KKK.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Ola,
    parabens pelo blog, otimos posts.
    Te seguindo no blog.

    http://daterraparaasestrelas.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...