quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Nebulosas

As famosas Nebulosas são, basicamente, nuvens de poeira, hidrogênio e plasma onde, constantemente, ocorrem formações estelares; ou seja, nascimento de estrelas. Como o processo de formação das estrelas é muito violento, os restos de materiais lançados ao espaço por ocasião da grande explosão formam um grande número de planetas e de sistemas planetários. A nebulosa mais conhecida é a Nebulosa da Águia, que forma uma das mais belas fotos da NASA, "Os Pilares da Criação".

Os Pilares da Criação, na Nebulosa da Água.

Existem quatro tipos de Nebulosas: As Nebulosas de Emissão, as de Reflexão, as Escuras e as Planetárias.
As Nebulosas de Emissão 
são nuvens de gás com temperatura alta. Os átomos na nuvem são energizados por luz ultravioleta de uma estrela próxima e emitem radiação quando decaem para estados de energia mais baixos (luzes de néon brilham praticamente da mesma maneira). Nebulosas de emissão são geralmente vermelhas, por causa do hidrogênio, o gás mais comum do Universo e que comumente emite luz vermelha. Um exemplo é a Nebulosa de Órion:
Nebulosa de Órion.

As Nebulosas de Reflexão 
são nuvens de poeira que simplesmente refletem a luz de uma estrela ou estrelas próximas. Nebulosas de reflexão são geralmente azuis porque a luz azul é espalhada mais facilmente. Exemplo:
"As Sete Irmãs", na Constelação de Touro.
As Nebulosas Escuras são nuvens de poeira que parecem estar concentradas, já que não há estrelas para que haja a reflexão da luz. Podem ser observadas como caminhos que obscurecem o fundo brilhante da Via Láctea ou outra nebulosa de Emissão ou Reflexão ou bloqueiam alguma estrela. Exemplo:

Nebulosa Cabeça de Cavalo

As Nebulosas Planetárias s
ão constituídas por um invólucro de gás e plasma que rodeiam certos tipos de estrelas no período final de sua vida. Ao contrário do que o nome supõe, tais nebulosas nada tem a ver com planetas e são chamadas assim por se parecerem com planetas gigantes gasosos. Exemplo:



Nebulosa Helix

4 comentários:

  1. Olá, Thainá!
    Eita ferro, que post legal! Um trabalho de qualidade! São desses que eu gosto. Parabéns, Thainá! Obrigado e por favor... continue trabalhando assim!
    Um abraço!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Eu amei este post, tanto pelo texto, conteúdo, tema, como pelas maravilhosas fotos! Pode apostar que, com tantos elogios que recebo de ti e de outros leitores aqui do Blog, vou continuar postando!
    Abração!

    ResponderExcluir
  3. Menina, nunca fiquei tão impolgada com um blog como estou me saindo neste seu.É tudo que eu precisava saber de principio prentendo fazer astronomia, mais nao tinha muita base. Nunca achei que falaria isto mais o mundo é MAGNIFICO.

    ResponderExcluir
  4. Oi!
    Que bom que o Blog te auxiliou nesse estudo.
    Ninguém imagina que o Universo, o nosso planeta e a vida em si, é tudo simplesmente magnífico!
    Beijos.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...