sábado, 8 de janeiro de 2011

Nasa critica filme '2012'

[Redação Terra]: Especialistas da Nasa criaram uma lista dos filmes mais absurdos de ficção científica já produzidos, e o "grande sucesso" 2012 foi o grande vencedor. "Os produtores se aproveitaram de uma preocupação popular sobre o então chamado de fim do mundo, como teria sido previsto pelo calendário Maia, que acaba em 21 de dezembro de 2012", diz Donald Yeoamans ao site do jornal Toronto Sun
A Nasa garante que o mundo não irá acabar neste dia, que será apenas mais um solstício de verão no hemisfério sul. Os cientistas afirmam que, com os continentes desmanchando, ondas gigantes passando por cima do Everest e asteroides por todos os lados, o filme pode ser ótimo de assistir, mas não possui nada de Ciência, conta o site do TG Daily. E. C. Krupp, diretor do Observatório Griffith, em Los Angeles, foi mais duro e afirmou que o que acontece no filme é baseado em "loucura pseudocientífica, ignorância em Astronomia e um alto nível de paranoia". 
Outros sucessos de bilheteria que estão presentes na lista da agência são O núcleo: Viagem ao centro da Terra, de 2003, e Armageddon, de 1998. A NASA, porém, fez também uma lista dos filmes mais realistas, cujo vencedor foi Gattaca, de 1997, mas também contém sucessos como Jurassic Park e Contato. O fim do mundo tem gerado tanto assunto para a agência espacial que, já em junho de 2009, ela havia respondido uma série de perguntas sobre o possível armageddon de 2012.
Calendário Maia não termina em 2012
Um artigo publicado escrito por Gerardo Aldana, professor da Universidade da Califórnia-Santa Bárbara, e publicado no livro Calendars and Years II: Astronomy and Time in the Ancient and Medieval World argumenta que as conversões aceitas atualmente do calendário maia podem estar erradas por um período entre 50 e 100 anos. Segundo o pesquisador, o problema estaria na veracidade dos documentos utilizados nos cálculos. As informações são do site LiveScience
O calendário maia foi convertido para o gregoriano através do cálculo da chamada constante GMT - as iniciais de três dos primeiros pesquisadores da cultura maia. Aldana afirma que boa parte do trabalho foi feita com a recuperação de datas que constavam em documentos coloniais escritos na língua maia, mas com o alfabeto latino.

A constante GMT foi reforçada pelo linguista e antropologista americano Floyd Lounsbury, que usou dados da Tabela (Ciclo) de Vênus do Códice de Dresden - um documento e calendário maia que tabula datas relativas aos movimentos de Vênus. Apesar de alguns pesquisadores tomarem o estudo de Lounsbury como a confirmação definitiva da constante GMT, Aldana diz que ele estava longe de ser irrefutável. "A astronomia tinha sido considerada no passado (para a conversão de calendários), mas ninguém colocou tanta ênfase na Tabela de Vênus como Lounsbury fez", diz. 
O erro, segundo Aldana, está na falta de confiabilidade dos documentos utilizados nas conversões. "Se a Tabela de Vênus não pode ser usada para provar a GMT como Lounsbury sugere, a sua aceitação depende da confiabilidade dos dados." Segundo ele, os dados históricos utilizados na pesquisa não podem ter a veracidade provada - são tão confiáveis quanto a própria tabela -, o que faz a constante GMT desabar como um castelo de cartas.

Ao longo do artigo, o professor - que não é o primeiro a questionar a conversão - se dedica a indicar que os dados utilizados na constante GMT não são confiáveis. O pesquisador não indica como a conversão deve ser feita nem qual seria a data correta para o fim do calendário. Contudo, o estudo já um indicativo que os apocalípticos terão que procurar uma nova data pra o fim do mundo.

5 comentários:

  1. Olá, Thainá!
    Essa história de que o mundo vai acabar, é muito antiga (já afirmaram isso inúmeras vezes)! Bem, como todas as criações da natureza, é claro que também a Terra, um dia irá ser transformada em... energia. Agora afirmar que o fim do mundo será no próximo ano? Em 2012? Duvido d... o... dó (com acento no "o")! E digo mais: Aposto "A MINHA VIDA"! KKKKKKKKKK!
    Um abraço!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Oi!
    Achei super digna essa crítica da Nasa, eu assisti o filme é, falando cientificamente, é péssimo. Quem tem um mínimo de conhecimento em Astronomia, um pouquinho que seja, sabe que as coisas que se passam no tal "Fim do Mundo" são um tanto quando ridículas. É claro que a Terra, assim como todas as coisas do Universo, um dia vão acabar, enfim. Mas seria muito azar acontecer tudo ao mesmo tempo (ondas gigantes, continentes se movendo, terremotos, asteróides, etc).

    ResponderExcluir
  3. Olha, eu acho que o mundo vai acabar sim um dia, mas com uma data certa já é demais né?
    Bom, como o Francisco, "aposto a minha vida" que o mundo não acaba em 2012 :P

    ResponderExcluir
  4. kkk'
    Em 2013 eu ainda vou assistir o filme 2012 e rir MUITO.

    ResponderExcluir
  5. Só relembrando aí haha 2014 ( devia ter postado em 2013 só que só achei o site agora kk ) é isso.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...