quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Menina de 10 anos descobre Supernova

Este Post é sobre uma notícia muito legal que um amigo meu me mandou. Achei bem interessante, fico feliz quando acontecem estas coisas... Espero que também gostem!

Kathryn Gray, uma garota canadense de dez anos de idade se tornou, neste domingo (02/01/2011) a pessoa mais jovem que já identificou uma Supernova. 

Kathryn Gray, a pessoa mais jovem a identificar
uma supernova.
Ela estava estudando o céu com seu telescópio amador quando a identificou. Levou as fotos para seu pai (astrônomo amador) que ajudou Kathryn a fazer a descoberta, descartando que se tratasse de um asteroide e verificando a lista de supernovas já conhecidas.
A descoberta foi averiguada e registrada pela Sociedade Real de Astronomia do Canadá (RASC, na sigla em inglês), que considerou Kathryn a pessoa mais jovem que se tem conhecimento a conduzir tal feito
.
"Estou muito empolgada. É uma ótima sensação", disse a menina ao jornal canadense "Star".

"É fantástico que alguém tão jovem demonstre paixão pela astronomia. Que descoberta incrível", disse Deborah Thompson, da RASC.

A supernova de uma magnitude 17  - batizada de 2010lt - foi localizada na galáxia UGC 3378, a cerca de 240 milhões de anos-luz de distância, na constelação de Camelopardalis, ou da Girafa.


Para identificar esses eventos é preciso observar imagens antigas de campos estelares e compará-las com imagens novas. A supernova se revela como um ponto mais brilhante que estrelas comuns, por isso, pode ser vista por meio de um telescópio simples.
Os eventos interessam aos astrônomos porque produzem a maioria dos elementos químicos que fizeram a Terra e outros planetas e porque supernovas distantes podem ser usadas para estimar o tamanho e a idade do Universo, disse a RASC em um comunicado.

Fontes: Folha.com e Tvi24.

6 comentários:

  1. Olá Thainá!
    Pode rir, bela menina! Para mim, daqui mais alguns anos, recebendo mais ensinamentos e (segundo o et Bilú. Rsrsrsr!) buscando mais cohecimentos, naturalmente, ela conseguirá realizar muito mais, é a lógica! Também pudera, teve a sorte de ser canadense e não... brasileira. ACORDA BRASIL!!!!!
    [1]!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Eu acho que estas coisas acontecem mais por "sorte", digamos assim. Quem iria adivinhar ? Ela teve é sorte de estar observando exatamente na hora que aconteceu e ter presenciado. Queria eu ser sortuda assim!

    ResponderExcluir
  3. hehehe, Pois é! Sorte de ser Canadense, e de estar no momento exato fazendo suas observações! Aliás, uma coisa interessante: o pai dela é também astronomo amador. Legal ver que ele incentivou sua filha para o conhecimento científico!
    E para mim, em particular, algo magnifico que este fato revela: Crianças se interessam por ciências e conseguem inserir-se dentro do seu discurso, sendo necessario apenas um mediador, no caso da Kathyn, seu pai, mas poderia ser um professor...

    ResponderExcluir
  4. Pois é, concordo com tudo o que vocês falaram, exceto pela parte "Sorte de ser Canadense". Acho que isso poderia ter acontecido tanto com ela, como com uma criança africana, brasileira ou de qualquer outro país. Quer dizer, qualquer criança que se interessasse.

    ResponderExcluir
  5. Poxa,que legal saber! Até por que,ciência,num modo geral,não deveria parecer algo massante e chato,como muitos pensam,não só em crianças,mas principalmente jovens né...

    ResponderExcluir
  6. é fruto de dedicaçao com boa orientaçao dos pais, parabens para Ketheryn!
    rubens@aledo.com.br

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...