quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Galáxias a 12 bilhões de anos-luz da Terra.

Telescópio Planck detectou galáxias a 12 bilhões de anos-luz da Terra
Foto: AFP
Cientistas europeus anunciaram que o telescópio Planck detectou radiação de grupos de galáxias localizadas a 12 bilhões de anos-luz. 

O telescópio da Agência Espacial Europeia foi lançado em 2009 e sua missão é encontrar evidências de como galáxias e estrelas foram formadas após o Big Bang, a grande explosão que teria dado origem ao universo. 

Os grupos de galáxias detectados pelo Planck estariam entre os primeiros objetos a serem formados após o Big Bang. Ao invés de buscar por imagens de galáxias e estrelas, o telescópio varre o céu em busca de gás e poeira, matéria-prima do universo.

 O Planck capta luz em comprimentos de onda infravermelha que estão muito além do alcance do olho humano

Um comentário:

  1. Olá, Thainá!
    Prá que esse espanto todo? Afinal, essa distância é... deixa ver aqui quantos km dá... vejamos: ???????????????? Gasp!!!!!!!!!!! Mas, isso é... nos confins do universo!!!!! KKKKKKK! É brincadeira! Veja, Thainá... o que o ser humano já é capaz de realizar para o bem de todos nós, utilizando os conhecimentos já requeridos! Continuando assim... duvido que se contente em apenas contemplar esses diagramas e fotografias!
    Um abraço!!!!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...