sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Eixo magnético da Terra

Hoje, dia 12 de Novembro, eu estava na terceira aula de Geografia fazendo a correção do exercício sobre a América Andina. Papo vem, papo vai, e começamos a falar sobre o Equador, o "país de meio mundo". Estava igual a um zumbi na sala, dormindo-acordada, mas de repente, me interessei de verdade. A professora comentou sobre a linha do Equador, a famosa linha imaginária que corta a Terra em dois hemisférios: Norte e Sul. Porém, disso eu já sabia.
Depois, ela começou a falar do Eixo Magnético da Terra, e me lembrei do Efeito Coriólis. Acabei "descobrindo" que isso tudo tem a ver com a Linha do Equador.
Procurei na Internet e achei isso aqui:

“O Efeito Coriólis (nome devido ao seu descobridor Gaspard Coriólis), é a tendência que qualquer corpo em movimento sobre a superfície terrestre tem de mudar seu curso devido à direção rotacional e da velocidade da Terra. No hemisfério Norte, a atração é no sentido horário (para a direita) e no hemisfério Sul, a atração é no sentido inverso (anti-horário).”

Daí, me lembrei de um episódio de Os Simpsons, em que o Bart tenta descobrir pra que lado gira a água do vaso sanitário. No seu hemisfério, Norte, girava pra direita. Daí ele ligou para um "amiguinho" da Austrália (se não me engano) e girava pra esquerda.
A professora também comentou sobre um homem que, exatamente na Linha do Equador, colocou um ovo em cima de um prego, e ele ficou paradinho. Esse homem também ligou uma pia do lado Norte e outra do lado Sul, as duas giravam para lados opostos, e ninguém entendia nada.

Só comentei aqui no blog porque era algo que eu nunca tinha ouvido falar muito. Se eu achar mais alguma coisa interessante relacionada a isso, eu posto aqui.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...