terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Plutão é Planeta ?

Durante toda a minha infância e a partir dela, estudei Astronomia. É claro que tinha minhas categorias, com 7 anos, adorava escutar sobre formas de planetas, estrelas-cadentes, se a lua era realmente feita de queijo, etc. Com 10, já comecei a entender a realidade da "coisa": Aí entrou o Sistema Solar e seus planetas.


Quando, na escola, a professora comentava sobre o Sistema Solar, ela sempre falava de Nove Planetas, e foi assim, sempre. Até que, algum tempo atrás, em 2006, somente Oito Planetas foram considerados como parte do Sistema Solar: Plutão foi rebaixado para a categoria Planeta-Anão - ou seja - um planeta que ainda não tem tamanho suficiente para ser considerado, de fato, como planeta. Em parte, isso também ocorreu devido à descoberta de Eris, um outro corpo gelado próximo a Plutão. Os cientistas acreditaram que Eris era maior que Plutão até 6 de novembro desse ano, quando astrônomos tiveram a chance de recalcular seu tamanho. Agora, parece que Plutão realmente é maior, embora apenas por uma margem fina. Os números são tão próximos que são praticamente indistinguíveis, quando as incertezas são levadas em conta.


Mas, se Plutão recuperou mesmo seu status como o maior objeto no exterior do sistema solar, os astrônomos deveriam considerar devolvê-lo o título antigo de planeta? Eris, e muitos outros objetos que circundam o sol para além da órbita de Netuno, são planetas? Ou será que o atual sistema, que reconhece apenas oito planetas relativamente grandes, é o caminho certo a percorrer?
Alguns especialistas ponderaram sobre este debate, que afeta a forma como os astrônomos veem o sistema solar. Segundo eles, Eris está cerca de 15 bilhões de quilômetros do sol no seu ponto mais distante de órbita, o que o torna cerca de duas vezes mais distante do que Plutão. Sua descoberta em 2005 levou os astrônomos, desconfortáveis com a perspectiva de encontrar muitos mais planetas nos frios confins do sistema solar, a reconsiderar o status de Plutão.
Em 2006, a União Astronômica Internacional surgiu com a definição oficial de planeta: um corpo que circunda o sol, mas não é algum outro objeto de satélite, é grande o suficiente para ser arredondado pela sua própria gravidade (mas não tão grande a ponto de submeter-se a fusão nuclear, como uma estrela) e tem “limpado sua vizinhança” da maioria dos outros corpos orbitantes – orbita sozinho.

Como Plutão compartilha espaço orbital com muitos outros objetos no Cinturão de Kuiper, o anel de corpos gelados além de Netuno, não se caracteriza como planeta. Em vez disso, Plutão e Eris são “planetas anões”. Oficialmente, oito planetas permanecem: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno. O cientista que descobriu Eris acredita que o rebaixamento de Plutão foi a decisão certa. Plutão, Eris e muitos outros objetos do Cinturão de Kuiper são demasiado diferentes para serem considerados em conjunto com os oito planetas oficiais. (Pense se eles forem considerar todos estes objetos?)
Plutão e Eris não podem ser considerados planetas oficias porque:
São pequenos, muito menores em relação aos outros oito planetas oficias.
Suas órbitas também são muito diferentes. São muito, muito mais elípticas e inclinadas em relação ao plano do Sistema Solar.
Muitos astrônomos entram em contradição se Plutão deveria ser considerado planeta, pois apesar de ser pequeno, ele entra nos critérios de Planeta. Na opinião desses astrônomos, um planeta é qualquer coisa que satisfaça a definição nos seus dois primeiros critérios: de girar em torno do sol e ter massa suficiente para ser mais ou menos esférica, sem a exigência de “limpar a vizinhança”. Assim, Plutão deveria ser um planeta, da mesma forma que deveria ser Eris e o planeta anão Ceres (o maior corpo no cinturão de asteróides entre Marte e Júpiter), assim como muitos outros objetos. Tal definição expandiria a lista de planetas do sistema solar.
Alguns astrônomos evitam usar a palavra “planeta” em seu sentido tradicional, genérico demais, por que não transmite muito mais informações importantes. É mais revelador agrupar objetos que são semelhantes em tamanho, composição e outras propriedades.
Assim, eles pensam em categorias como os gigantes gasosos (Júpiter, Saturno, Urano e Netuno), os planetas terrestres (Mercúrio, Vênus, Terra e Marte), e os asteróides e objetos do Cinturão de Kuiper (Plutão, Eris e muitos outros).



4 comentários:

  1. Olá, Thainá!

    Eita minha gente! Podem rufar o tambor!
    Que a Thainá tá de volta e recomeçou a postar.
    Não só isso, pois com capricho e com labor...
    Até o nome do blog, ficou mais pop star!
    É isso, boa menina, a vida tem mais sabor
    Quando abraçamos a alegria, tristeza? Vá pastar!
    Mas, ATENÇÃO minha gente! Evitem o dissabor
    Da Thainá!Façam como eu que comento sem bastar!

    Plutão não é planeta? Qual é a sua opinião?
    Para mim, seu valor não perdeu um vintém...
    Mesmo que os estudiosos usem a nova clssificação
    Onde, Ceres, Eris e Plutão, desde ontem,
    Lembrando o "mussum" o engraçado trapalhão,
    "Já eris"... título de planeta, não contem...
    No máximo cada um será "planeta anão".
    E plutão! Não fique "pluto" não os confrontem!

    Então, Thainá... não desanime assim jamais!
    Continue, amando, estudando e escrevendo
    Seja no blog, caderno e nunca é demais
    Tomar novo impulso usando o passado, revivendo
    O que gostava e queria já nas idéias formais
    Que são as pilastras do nosso ego. Vá vivendo
    Sempre junto à verdade até nas ações informais
    Que farão muita gente... ver que está morrendo!
    Abraços!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Nossa, adorei seu comentário! Muito obrigado pela força que está me dando, não só você como outros leitores que não desanimaram com o tempo que fiquei longe.
    Quanto a postagem... Acho que Plutão não perdeu seu valor quando foi rebaixado a Planeta Anão, e achei que foi a decisão certa a tomar. Pense se eles fossem considerar planetas todos os corpos que fossem do tamanho de Plutão ?!
    Obrigado, mais uma vez, por estar sempre comentando e me dando incentivos.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Thainá =D
    Estou com Francisco kkk
    Adorei o nome do blog, principalmente o 'astronomia' adoro essa fonte, jokerman num é ^^

    Se a lua era realmente feita de queijo KKK adorei!
    Eu tbm pensava assim, e que as nuvens eram algodão doce, que o céu 'que iremos depois que morrermos' é logo ali em cima, só que depois de um certo tempo falei pra mim mesma ' Ué, lá em cima só tem planeta, asteróides, etc ' :]
    É bem louco e divertido !

    ResponderExcluir
  4. KKK, eu também sempre pensei nessa forma "simples" das coisas, já que era pequena demais para entender a realidade. Agora eu sei que a lua não é feita de queijo, rs.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...