terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Morte do Sol

Olá Pessoal!
Este post é em resposta a um tópico da comunidade Astronomia! referente à morte do Sol, onde os membros conversaram sobre o que aconteceria quando o Sol chegasse ao seu fim, afinal, ele é uma estrela como qualquer outra e, um dia, morrerá.

Lá no tópico, fiquei boba de ver os comentários do pessoal. Uns diziam que a vida na Terra já teria acabado, outros disseram que os cientistas deviam criar "naves mães" semeando o Cosmos desde já, e teve um que disse que tudo ia "se mudar" para Marte, e ele seria "nosso planeta". 
Alguns disseram também que, quando o Sol morresse - o que vai acontecer há muito, muito, muito tempo pra frente - o ser humano já teria se desenvolvido para tal acontecimento. Afinal: Viemos da poeira, não é mesmo ? Todos os seres humanos, todos os planetas, sistemas, estrelas, vieram do mesmo lugar - Explosão do Big Bang - e nós se desenvolvemos ao ponto que estamos hoje (adaptados às condições da Terra).
Tinham muitas outras teorias que o pessoal do tópico especulou, mas todas no mesmo sentido: O que vamos fazer quando o Sol explodir ? Vamos arrumar "outro lugar" para morar ou vamos esperar a morte ?
Tudo isso me deixou muito assustada. Esqueci que o Sol também vai morrer um dia - mesmo que seja há muito tempo, no futuro -. Fiquei pensando como tudo vai se retomar novamente. É claro que somente o nosso Sistema Solar vai ser prejudicado (e muito!) com a morte do Sol, mas um dia - bem mais pra frente - o Universo também vai acabar: O problema é saber como, sendo que ele está em contínua expansão. 
Pois é! É muito complicado, triste e confuso pensar nisso tudo, que um dia, mais cedo, mais tarde, nada vai ser o mesmo no nosso "lar". Esse assunto é muito complexo, e ninguém sabe como vai ser depois disso. Mas, voltando à morte do Sol...


Como muitos pensam, a morte do Sol não vai ser tão catastrófica, ele não vai "explodir" como as outras estrelas. Pelo menos segundo a astrônoma da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) Thaisa Storchi Bergmann, que afirma que tal fenômeno acontece somente com estrelas cuja massa é de cinco a dez vezes maior do que a do Sol.

Não fique pensando que só por isso nos livramos da catástrofe. O Sol ainda vai morrer, porém, de maneira menos "explosiva".

"Estrelas como o Sol morrem menos catastroficamente. O Sol, daqui a alguns bilhões de anos, vai comecar e expandir suas camadas externas, que se extenderão até a distância de Marte, aproximadamente", diz Thaisa.
Nesta fase ele vai se transformar numa estrela chamada de gigante vermelha. Neste momento todos estaremos mortos, pois a temperatura na Terra ficará muito alta, impedindo a vida no planeta.
"Depois, o Sol vai perder as camadas externas, chegando na fase de nebulosa planetária. O que sobrar será uma uma estrela muito compacta, com cerca de uma massa do Sol e compactada num raio igual ao da Terra, a chamada anã branca", explica.
Portanto, ao contrário das conhecidas supernovas, que morrem por meio de uma explosão, o Sol vai morrer aos poucos, terminando sua vida como uma estrela anã branca.


3 comentários:

  1. Olá, Thainá!
    "Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma". Frase dita por Lavoisier estabelecendo o "princípio da conservação da massa". Tudo se transforma continuamente no universo. O pó vira energia e esta também forma o pó! Só que essas transformações não se dão simultaneamente e nesse caso, se uma estrela estrela explode, poderá muito bem, uma outra ter aparecido em outro lugar. Ora, como ninguém é masoquista, claro que, tendo- se tempo e condições evitaremos (nossos descendentes) de sermos torrados, quando o sol sofrer essa tão garantida transformação! Enquanto isso, para a garantia da dispersão da raça humana pelo universo, evitando desse modo, uma extinção devido a um desastre de proporções planetária, lembrem do conselho dado por Bilú (KKKKKKKK!!!!)... "Busquem conhecimento"!
    [1]!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Olá Thainá!
    Hoje assisti ao documentário "A morte sombria do sol" no History ^^ Que retrata tudo o que você disse ai em cima, muito bom!

    ResponderExcluir
  3. São bem legais os temas expostos no History; são puramente "confiáveis", e chamam muito nossa atenção.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...