segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Exoplanetas em Zona Habitável

Vou dar uma boa resumida no texto, porém, alguns trechos que contêm dados numéricos e informativos (que eu não tenho como resumir ou alterar) eu vou "colar" da fonte. Boa leitura!

Todos já sabem que, a algum tempo, foram descobertos os exoplanetas Gliese 581g e Gliese 581d, em torno da estrela Gliese 581. Porém, recentemente, os cientistas os consideraram estar em uma "zona habitável", ou seja, a existência de água pode ser favorável para abrigar vida.

A estrela Gliese 581 é uma anã vermelha localizada 20 anos-luz da Terra; e, na escala cósmica, apenas a poucos passos. Os astrônomos detectaram seis planetas orbitando a estrela. 
O Gliese 581g tem cerca de 3 vezes a massa da Terra, e é provavelmente um planeta rochoso. Fica bem no meio da zona habitável, tornando-se um excelente candidato para a água líquida e a vida como a conhecemos.

Estrela Gliese 581
Gliese 581d, por outro lado, fica longe o suficiente para que os cientistas pensassem inicialmente que fosse demasiado frio para a vida. Mas um forte efeito estufa poderia aquecê-lo substancialmente, talvez o suficiente para suportar água líquida. T
em, provavelmente, de 7 a 8 vezes a massa da Terra, e os astrônomos suspeitam que é rochoso. A gravidade do mundo alienígena é provavelmente forte o suficiente para segurar uma atmosfera.
Os pesquisadores modelaram as condições da superfície que poderiam resultar em diversos tipos de ambiente em 581d, usando o nosso próprio sistema solar como guia. Eles assumiram, por exemplo, uma atmosfera composta de vapor d’água, dióxido de carbono e nitrogênio, encontrados no ar dos planetas rochosos Terra, Marte e Vênus.
A equipe de pesquisadores fez simulações com diferentes concentrações de dióxido de carbono, imitando os níveis encontrados em nosso sistema solar. Eles assumiram diferentes quantidades de espelhamento de CO2 aos níveis encontrados na Terra agora, nos primórdios da Terra e em Marte e Vênus atualmente. Também variaram a pressão atmosférica de baixa para alta.
No final, os pesquisadores descobriram que vários destes cenários atmosféricos resultaram em temperaturas de superfície média acima de 0 graus Celsius, o que significa que Gliese 581d bem poderia abrigar água em estado líquido.
Junto a isso, uma atmosfera de média ou alta pressão, com 95% de CO2, deve ser o suficiente para a água líquida. Da mesma forma uma atmosfera de alta pressão com apenas 5% de CO2.
Exoplaneta Gliese 581g
Outro estudo de modelagem atmosférica também sugeriu que um forte efeito estufa – impulsionado pela grande quantidade de CO2 – poderia tornar Gliese 581d quente o suficiente para água líquida.
Apesar destes "testes" serem tão afirmativos em relação à teorias, são completamente provisórios e especulativos, ou seja, não são confirmados com certeza. Os cientistas "chutam" isso tudo, com base em suposições, já que não se sabe nada sobre a atmosfera dos planetas.
Os astrônomos não têm certeza de que Gliese 581d é um planeta rochoso, como a Terra, Marte ou Vênus. Eles pensam que é, com base no seu tamanho, porém mais pesquisas são necessárias para confirmar isso.
Os planetas estão em uma zona considerada habitável, mas será que eles realmente podem abrigar vida, como a Terra ? Na teoria, sim. Pelos estudos e pesquisas dos cientistas e astrônomos, é totalmente viável. Mas será que poderia de verdade ? Será que tem a atmosfera ideal, o solo rochoso, e a tão preciosa água líquida, até então uma exclusividade do Planeta Terra ? Basta esperar novas notícias e descobertas dos responsáveis pelos estudos.


Fonte dos trechos Itálicos: HypeScience.

4 comentários:

  1. Olá, Thainá!
    Sabe, eu prefiro que se questione uma simples hipótese ou uma improvável teoria e até mesmo, do acerto de uma idéia sobre um determinado asunto, do que ficarmos na base só dos estudos teóricos. Nesse caso, o dos exoplanetas, na minha opinião, estamos fazendo a coisa certa. Ah, o assim por ABC não está de acordo, então... tróca-se pelo assado e... vamos que vamos... minha gennnnteee!
    Um abraço!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Pois é, eu acho que pra se evoluir, em qualquer assunto, tem de se especular possíveis teorias, possíveis ou impossíveis, para que se chegue a algum lugar. Estudos e mais estudos podem prová-las!
    Em relação aos exoplanetas, acho que deve-se fazer o mesmo: Especular teorias para se chegar a uma conclusão após os estudos. Acho que, mesmo se os planetas forem habitáveis, estão (na escala cósmica) longe da Terra, então, não teria como realizar tráfego. Estou certa ? Eu não sei muito sobre isso.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Oi, Thainá!
    Então, as distâncias entre a Terra e esses exoplanetas, é o obstáculo maior para se pensar que possamos ir lá e retornar feito o que se faz índo-se do BR aos EUA, muitas vezes, viagem de turismo apenas. A não ser que os meios de locomoção sejam tipo... tele transporte ou até mais avançados. Mas, podemos pensar que possamos um dia chegar (nossos descendentes) até eles, para fixar nova residência, o que é aconselhável fazermos, para que a humanidade garanta assim, a sua permanência no contexto do universo. Já pensou se agora, a Terra sofresse um impacto devastador provocado por um cometa ou por um gigantesco asteróide? Seria um... "adeus gênero humano"! Não é?
    Abraço!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Pois é, também concordo.
    Querendo ou não querendo, a Terra está em constante movimento, juntamente com outros corpos celestes maiores e menores que ela. Sendo assim, ela está completamente exposta à catástrofes, colisões, etc.
    Também acho que devemos criar alguma "nave mãe", ou descobrir uma outra 'casa' para vivermos, KKK.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...