sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

A Estrela de Belém

Olá Astroleitores!

Este post é uma junção dos tópicos da comunidade Astronomia! do orkut, referentes aos Três Reis Magos e a Estrela de Belém.
OBS: Este post não é religioso, sou neutra nesse assunto.

"Os Três Reis Magos ou, simplesmente, Magos são personagens da narrativa cristã que visitaram Jesus após seu nascimento (Evangelho de Mateus, 2). A Escritura diz uns magos, que não seriam, portanto, reis nem necessariamente três e, sim, talvez, sacerdotes da religião zoroástrica da Pérsia ou conselheiros. Como não afirma quantos eram, diz-se três pela quantia dos presentes oferecidos. Talvez fossem astrólogos ou astrônomos, pois, segundo consta, viram uma estrela no "oriente" e foram, por isso, até a região onde nascera Jesus, dito o Cristo."

Eis a questão: O que era esta "estrela" tão brilhante e grandiosa? Seria um cometa, uma conjunção planetária, ou então, qual seria a estrela avistada?
Se o mito é real, se Jesus nasceu em 25 de Dezembro, se existiram os Reis Magos e a estrela de Belém, o que poderia ser o brilho que eles seguiram até o Menino Jesus?


Assista o vídeo:
O que teria sido a estrela que guiou os reis
magos até onde Jesus nasceu? Astrônomo
explica!


Algumas Teorias:
São apenas teorias: podem ser ou não reais.

Teoria 1: Uma conjunção planetária. No dia 6 de novembro do ano em que Jesus "nasceu", estava no céu, muito próximos: Vênus, Júpiter, Marte e Mercúrio, e eles apareciam pouco antes do sol nascer, ao leste. Talvez os Reis Magos seguiam a direção dos planetas, que formava um grande brilho. A estrela teria aparecido e desaparecido no céu, e estava próxima ao horizonte, e muito mais importante, foi e voltou (com relação as outras estrelas "fixas"). Com estas indicações, e sabendo-se que os magos vieram do oriente, concluir a data e o planeta, que se não me engano, era Vênus.

Teoria 2: Um cometa ou algo parecido, que no caso foi seguido pelos Magos. OBS: Um cometa fica muito tempo no céu, e eles sempre foram associados a desgraças e más notícias, não seriam relacionados ao nascimento de um novo rei, a não ser que o tal rei fosse o "demo". E, novamente, os astrônomos da época conheciam cometas (embora não soubessem da sua natureza). Jamais chamariam um cometa de estrela. 

Teoria 3: Teoria de Carl Sagan: tratava-se de uma Nova ou Supernova.

Teoria 4: Através da bíblia astrológica de Ptolomeu, descobriram que Júpiter na constelação de aries foi eclipsado pela Lua.


Deixe sua opinião!
O que você acha disso?


A - Teoria 1 (conjunção planetária)
B - Teoria 2 (cometa ou algo parecido)
C - Teoria 3 (Nova ou Supernova)
D - Teoria 4 (Júpiter eclipsado pela Lua)
E - Nenhuma, é apenas um mito.
F - Outra (qual?)

4 comentários:

  1. Olá, Thainá!
    Muito bem, na minha opinião... voto na opção C. A mesma, não deixa e ser uma estrela, não é? Algum tempo mais vai passar, mas algo sobre o Zoroastro estar envolvido nesse plano divino aquí na Terra, vai ser revelado! Escute o que eu estou falando! Zoroastro, eu sei que foi... "para o bem da humanidade", mas, que vc bolou esse plano... aí tem!
    [1]!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Aa Até que fim você atualizou o blog kkkk todo dia eu entrava pra ver. Já li todos os posts ^^
    Gostaria de dar minha opinião, mas como não domino o assunto, generalizando, não opinarei.
    Curto bastante astronomia, gostaria muuito de saber sobre várias e várias coisas, estou engatiando ainda, seu blog é muito bom !
    Adoro a sua descrição! Grande texto do Chaplin *-*

    ResponderExcluir
  3. Pois é, agora sim está dando uma aliviada e estou conseguindo retomar o Blog novamente. Este post, na verdade, foi feito "meio que sem querer". Clima de natal, etc, acabei me deixando levar, rs.
    Francisco, também estava apostando na opção C. Mas hoje assisti ao filme "Jesus", que mostra toda a história do "natal", dos reis magos, etc. No filme, eles meio que entendiam de astronomia, e tem uma parte que mostra claramente eles falando de uma conjunção planetária, se não me engano é Vênus e Júpiter, ou Vênus e não sei qual. Daí, fiquei mais certa de que era isso. Porém, quanto tempo duraria essa conjunção para eles a seguirem por tanto tempo ? Dúvidas e mais dúvidas... Como já disse, são apenas teorias, isso se o "mito for real".

    Emily, estava com medo que meus leitores desistissem de ler o Blog, já que fiquei tanto tempo sem postar. Pode crer que vou repor todo esse tempo com novas postagens quentinhas!
    Olha, te dou uma dica: Arrisque-se! Na Astronomia, não existe o certo e o errado. Pesquisamos teorias, apontamos as possíveis, e assim achamos a correta. Mas precisa se arriscar a errar! O Universo é algo fascinante, é impossível estudá-lo completamente e acertar todos seus segredos!
    Continue lendo e me mande suas sugestões, o que você queria que eu colocasse no blog para você? Quais assuntos ?

    Beijos para vocês, grande abraço!

    ResponderExcluir
  4. Arrisco pela teoria dos antigos astronautas - o nascimento do menino foi parte do plano galáctico ou universal nao importa, de colonização da terra. Enviados da parte dos superiores guiaram os "Reis Magos" com uma "espaçonave" luminosa. A Bíblia relata que eles seguiam a "estrela", e paravam quando ela parava. Esses "astronautas" estavam nesse momento anunciando (como outros anjos o fizeram antes) o nascimento do filho do "Grande Chefe" rsr. O livro "O OVNI de Belém" de J.J.Benítez fala tudo muito bem falado rsr Bom divertimento.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...