segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Colisões de Galáxias

Verdadeiros espetáculos do Universo!

 
O que são: As famosas Colisões de Galáxias são, nada mais, nada menos, choques entre Galáxias diferentes, sendo consideradas formidáveis fenômenos que ocorrem no Universo. Elas duram bastante tempo para nós, seres humanos: em geral alguns milhões de anos - ou até mesmo bilhões de anos!






Colisão Recente: Em 6 de agosto de 2007, o observatório espacial Spitzer da Nasa captou uma das maiores colisões cósmicas na história da astronomia. Trata-se de quatro galáxias que se chocaram espalhando no cosmos bilhões de estrelas. Em última instância essas quatro galáxias ficarão reduzidas a uma só que terá uma massa superior 10 vezes à da Via Láctea, onde está o sistema solar da Terra. A fusão de quatro galáxias foi descoberta acidentalmente pelo telescópio espacial quando realizava uma prospecção de um conjunto galáctico chamado CL 0958 4702 situado a quase 5 bilhões de anos luz da Terra. 

O aglomerado de galáxias, chamado apenas de "CL0958+4702" está a quase
5 bilhões de anos-luz da Terra. No detalhe é possível ver os quatro pontos de
luz que são as quatro galáxias em colisão (Foto: Nasa)
Os dados da Spitzer mostram que nesta fusão há muito pouco gás, ao contrário de outras fusões galáticas, é a melhor evidência de que as galáxias do Universo se formaram recentemente através de grandes fusões. A fusão das Quatro Galáxias foi um dos maiores espetáculos cósmicos de todos os tempos!

Via Láctea versus Andrômeda: Acredita-se que em três bilhões de anos haverá um choque entre a Via Láctea e a galáxia de Andrômeda (M31) - que é duas vezes maior que a primeira. A velocidade de aproximação é de cerca de 480.000 km/h. Ainda há incerteza se haverá uma colisão frontal ou uma interação. Uma colisão frontal formaria uma gigantesca galáxia elíptica.


Curiosidade: Como as Colisões de Galáxias muitas vezes são fusões, batidas muito fortes, quando as galáxias se chocam dão origem a estrelas! 

4 comentários:

  1. Olá, Thainá!
    Voltou à toda e tá botando pra quebrar! Muito bem e o Valdir... agora, vai comentar!
    Muito legal o post, pois a informação é a alma da comunicação! Deus escreve certo por linhas tortas e o maior exemplo disso (no macro cosmos) são esses choques entre as galáxias! Show de bola!
    Um abraço!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Também achei lindo o tema, totalmente espetacular! Daí, resolvi postar aqui um pouco sobre as colisões, que são fenômenos formidáveis e inacreditáveis!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Hello Thainá :]
    Adoro colisões, desde a 1° vez que assisti a um episódio no History Channel sobre colisões, aquele programa que eu tenho quase certeza que vc nunca perde 'The Universe' kkk

    ResponderExcluir
  4. Pois é Emily, totalmente lindo esse tema das colisões.
    KKK, eu adoro "The Universe", queria postar aqui no Blog um episódio que passou esses dias sobre as Estrelas da Morte, bem legal. Mas é algo bem complexo e acabei deixando passar. Em breve, vou tentar!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...