sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Eixo magnético da Terra

Hoje, dia 12 de Novembro, eu estava na terceira aula de Geografia fazendo a correção do exercício sobre a América Andina. Papo vem, papo vai, e começamos a falar sobre o Equador, o "país de meio mundo". Estava igual a um zumbi na sala, dormindo-acordada, mas de repente, me interessei de verdade. A professora comentou sobre a linha do Equador, a famosa linha imaginária que corta a Terra em dois hemisférios: Norte e Sul. Porém, disso eu já sabia.
Depois, ela começou a falar do Eixo Magnético da Terra, e me lembrei do Efeito Coriólis. Acabei "descobrindo" que isso tudo tem a ver com a Linha do Equador.
Procurei na Internet e achei isso aqui:

“O Efeito Coriólis (nome devido ao seu descobridor Gaspard Coriólis), é a tendência que qualquer corpo em movimento sobre a superfície terrestre tem de mudar seu curso devido à direção rotacional e da velocidade da Terra. No hemisfério Norte, a atração é no sentido horário (para a direita) e no hemisfério Sul, a atração é no sentido inverso (anti-horário).”

Daí, me lembrei de um episódio de Os Simpsons, em que o Bart tenta descobrir pra que lado gira a água do vaso sanitário. No seu hemisfério, Norte, girava pra direita. Daí ele ligou para um "amiguinho" da Austrália (se não me engano) e girava pra esquerda.
A professora também comentou sobre um homem que, exatamente na Linha do Equador, colocou um ovo em cima de um prego, e ele ficou paradinho. Esse homem também ligou uma pia do lado Norte e outra do lado Sul, as duas giravam para lados opostos, e ninguém entendia nada.

Só comentei aqui no blog porque era algo que eu nunca tinha ouvido falar muito. Se eu achar mais alguma coisa interessante relacionada a isso, eu posto aqui.

5 comentários:

  1. Olá, Thainá! Você já ouviu falar do pêndulo de Foucault? Em 1851 esse físico francês Léon * Foucault (1819-1868) realizou essa experiência para demonstrar a rotação da Terra.
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  2. Tem um pêndulo destes no museu de ciências de Porto Alegre. Muito legal.

    ResponderExcluir
  3. Oi gente! Nossa, eu não sabia não! Obrigada por me falarem sobre isso, vou pesquisar aqui.

    ResponderExcluir
  4. Thainá,
    Adorei seu blog!
    Muito interessante.

    ResponderExcluir
  5. Obrigada Gábi, que bom que você gosta! Fico muito feliz e postarei novamente, em breve!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...