domingo, 10 de outubro de 2010

A Harmonia das Esferas Celestes

Da plataforma terrestre, aparentemente imóvel, os planetas percorrem o céu dentro de um estreito cinturão, que os antigos chamaram de Zodíaco. Hoje sabe-se que essa “avenida” do espaço é o perfil achatado de um enorme sistema em forma de disco, dentro do qual a Terra e os demais planetas acham-se aprisionados pela gravitação, condenados a girar, enquanto existirem, em torno de uma estrela central, o Sol. O complexo Sistema Solar não compreende apenas os nove planetas, mas também 31 luas ou satélites menores dos planetas, 30.000 asteróides ou planetas maiores, milhares de cometas e um número incontável de meteoros, que penetram todos os dias na atmosfera terrestre, abrindo caminho a fogo e em seguida volatizando-se.

Apesar dessa sua complexidade, o sistema solar revela uma ordem e uma harmonia extraordinárias. As órbitas dos planetas vão desde Mercúrio, que gira a 57,6 milhões de quilômetros do Sol, até o longínquo Plutão (não mais considerado planeta) cuja enorme órbita situa-se a 5.870 milhões de quilômetros de distância.
Os planetas do Sistema Solar e suas principais luas (satélites)
Fonte: commons.wikimedia.org
Os planetas efetuam suas revoluções em órbitas elípticas, a distâncias e velocidades variáveis. Deslocam-se mais velozmente quando se aproximam do Sol e mais lentamente quando se afastam deles. Os movimentos dos Planetas são governados pelo frágil equilíbrio que existe entre a inércia (isto é, sua tendência a prosseguir em linha reta) e a atração gravitacional do Sol. Este equilíbrio impede, por um lado, que eles se projetem através do Espaço e, por outro, que se precipitem na massa incandescente do Sol. As mesmas leis comandam os cometas: quando eles se afastam em suas órbitas alongadas, a força gravitacional do Sol os freia e os atrai de volta; quando tornam a se aproximar do Sol, a força da inércia leva-os a ultrapassar o astro em vez de chocar-se com ele.

Para o habitante da Terra, que vive a 149 milhões de quilômetros do Sol, as dimensões do Sistema Solar parecem fantásticas. Seu pequeno planeta tem um diâmetro de 12.640 quilômetros, menos que a décima parte do diâmetro do grande planeta Júpiter, e menos que a centésima parte do diâmetro do Sol. Seriam necessárias 1,3 milhão de esferas do tamanho da Terra para atingir o volume do Sol – e este, por sua vez, não passa de uma estrela de tamanho médio. Se imaginarmos o Sol como um esfera de 15 centímetros de diâmetro, a Terra estaria a 15 metros dele, Plutão a 800 metros e as estrelas mais próximas a quase 5.000 quilômetros de distância. E estas são as vizinhas mais próximas da Terra, na imensa Via Láctea.
Escala do Tamanho dos Planetas
do Sistema Solar
Fonte: site apolo11.com


4 comentários:

  1. Muito educativo [2]
    Estou fissurada por esse blog õ/
    Já está nos meus favoritos, pois todo dia entro.
    Até divulguei no meu twitter.

    ResponderExcluir
  2. Olá Emily, que bom que você gosta, afinal, faço isto para vocês!
    Obrigada pela divulgação e desculpe por não estar postando ultimamente. É que ocorreram coisas pessoais comigo, e também tenho colégio - trabalho - mas em breve postarei!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...