terça-feira, 14 de setembro de 2010

Zonas Térmicas e Coordenadas Geográficas

Zonas Térmicas:

Zonas Térmicas da Terra
Devida à forma redonda da Terra, os raios solares chegam com mais ou menos intensidades em distintos lugares. Na Linha do Equador, que é paralela, o Sol bate mais forte, sendo que aí (Entre o trópico de Câncer, Linha do Equador e trópico de Capricórnio) é a zona Tropical, mais quente do Planeta. Nas áreas entre os pólos e os trópicos são as zonas Temperadas, onde os raios começam a chegar mais 'fracos'. Não são nem tão quentes, nem tão geladas. Já nos pólos, o Sol chega muito, muito fraco. São as zonas Polares.

Coordenadas Geográficas:

Coordenadas Geográficas
São linhas imaginárias da Terra, os paralelos (linha do Equador, trópicos) e os meridianos (Greenwich). Com eles, dá para se localizar em qualquer ponto do Mundo! Algumas coordenadas geográficas importantes:
Plano Equatorial: É um plano imaginário que divide a Terra em dois pólos: norte e sul de forma igual, mas de uma maneira metafórica é o mesmo que cortar uma laranja em duas partes iguais com uma faca.
• Paralelos: São linhas imaginárias paralelas ao plano equatorial.
• Meridianos: São linhas imaginárias paralelas ao meridiano de Greenwich que ligam os pólos norte e sul.
• Latitude: É a distância medida em graus de um determinado ponto do planeta entre o arco do meridiano e a linha do equador.
• Longitude: É a localização de um ponto da superfície medida em graus, nos paralelos e no meridiano de Greenwich.

5 comentários:

  1. eu queria saber em que site eu posso achar esse seginte titulo AS LINHAS IMAGINARIAS E ZONAS TERMICAS DA TERRA
    VCS PODEM ME AJUDAR AONDE QUE FICA ESSE SITE..

    ResponderExcluir
  2. Oi Emerson! Não entendi muito bem seu comentário, mas de qualquer jeito espero ter ajudado...

    Oi Jéssica! Bom... As linhas imaginárias da Terra (que eu estudei) são os Trópicos, a Linha do Equador e o Meridiano de Greenwich (acho que é assim que se escreve); além das linhas que formam os fusos horários. E zonas Térmicas da Terra, bom, estão ali na postagem. Não sei se era isso o que você queria, mas se não for, procura no Google. Aqui eu só resumo!
    Espero ter ajudado, e boa sorte!

    ResponderExcluir
  3. eu gostei mt desse sitee

    ResponderExcluir
  4. Oie este site me ajudou bastante no resumo eu até levei um P, adorei mesmo esse site e queria agradecer a Todos vocês que me ajudaram no que eu mais precisa,e Queria dizer que vale a pena copiar esse texto se vocês copiarem vocês não vão se arrepender, eu copiei e já estou com um P no diario do professor vc também tem essa chance de levar um P e olhe que não era professora era Professor.e ele é muito Chato!
    Venhe ganhar um P vc também então copiando vc levara essa nota maravilhosa!!!'
    Bjinhus...Fui até+.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...