terça-feira, 14 de setembro de 2010

Rotação da Terra, Dias/Noites, Estações do ano (Solstício/Equinócio), Pontos Cardeais/Bússola, Horário de Verão/Fusos Horários

Rotação da Terra: Rotação da Terra é o movimento que ela realiza em torno de si mesma no sentido anti-horário. Esse movimento dura cerca de 24 horas (um dia inteiro), sua velocidade é de 1,674 km/h e é por causa dele que ocorrem os dias e as noites (vamos detalhar agora).

Dia e Noite: Como eu disse, o movimento de rotação da Terra dá origem aos dias e as noites. Porquê? Quando o lado Ocidental (onde estamos) está virado para o Sol, aqui é dia, mas quando a Terra faz a rotação, o lado Oriental (onde fica a Ásia), fica noite para nós, e, para eles, fica dia. Exemplo: a diferença entre o Brasil e o Japão é de 12 horas, então, quando aqui é 1 hora da manhã, lá é 1 hora da tarde.


Estações do Ano, Solstício e Equinócio:
 A Terra, como disse á pouco tempo, não é totalmente redonda. Assim, ela também não é totalmente retinha não. Ela é inclinada cerca de 23º, e isso resulta as estações. Como? Por causa da inclinação, certas áreas do planeta recebem menos raios solares do que outras, algumas estão quentes, e outras, frias. O início de cada estação é definida por dois fenômenos astronômicos: O Solstício (para o verão e o inverno) e o Equinócio (para a primavera e o outono). Solstício vem do latim solstitium, e significa parada do Sol. Equinócio vem das palavras latinas aequus, igual, e nox, noite, ou seja, duração do dia igual a noite. O Equinócio Vernal (21/03), assinala a entrada da primavera no hemisfério norte e do outono no hemisfério sul; O Equinócio Outonal (23/09), marca a entrada do outono no hemisfério norte e da primavera no hemisfério sul; É considerado Solstício de Verão (22/06) no hemisfério norte e de inverno no hemisfério sul e No dia do Solstício de Inverno (21/12) no hemisfério norte e de verão no hemisfério sul.


Rosa-dos-Ventos

Pontos Cardeais - Bússola: São 4 pontos cardeais: Norte, Sul, Leste e Oeste; São 4 pontos colaterais: Nordeste, Sudeste, Noroeste e Sudoeste; e São 8 pontos Nor-Nordeste - NNE, Lés-Nordeste - ENE, Lés-Sudeste - ESE, Su-Sudeste - SSE, Su-Sudoeste - SSO, Oés-Sudoeste - OSO, Oés-Noroeste - ONO e finalmente o Nor-Noroeste . Juntos, são conhecidos como Rosa-dos-Ventos.

Bússola Antiga

A bússola é um instrumento muito antigo que permite ao homem orientar-se quando se desloca. Não se sabe ao certo se foram os Árabes ou os Chineses que a divulgaram na Europa. Uma bússola é um instrumento constituído por uma agulha com propriedades magnéticas que roda à “procura” do Norte sempre que a movimentamos. Uma das extremidades dessa agulha é atraída para a direção Norte.





Horário de Verão e Fusos Horários: O fuso horário é definido pelo afastamento do meridianos que são as linhas imaginarias que cortam o planeta na vertical. O afastamento é considerado a partir do meridiano de greenwhich, que passa em Londres. Todas as linha são múltiplos de 15, e cada linha á esquerda de greenwhich, é menos uma hora a cada 15°, e a direita mais uma hora a cada 15°. Como greenwhich não e no centro exato do planeta, o lado direito possui mais horários, que o lado esquerdo. O Horário de Verão consiste no adiantamento dos relógios para promover economia de energia elétrica com o aproveitamento da luz natural dos dias mais longos das estações de verão/primavera; nas estações de outono/inverno os relógios são atrasados, retornando assim ao horário habitual.


10 comentários:

  1. fale sobre o sistema de rotaçao

    ResponderExcluir
  2. Sistema de rotação? Da Terra, tu tais dizendo? Achei que tivesse ficado claro na postagem, mas...
    Rotação é o MOVIMENTO que a Terra faz em torno de si mesma. Ela também gira em torno do Sol (translação). Conforme estes dois movimentos, ocorrem os dias e noites, e os anos. Vou explicar melhor na próxima postagem (:

    ResponderExcluir
  3. Tá de parabéns o blog! Gostaria de sabe por curiosidade: qual a sua formação superior?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Estou no 2º ano do Ensino Médio, ainda... Prestarei vestibular para Biologia ou História :D
      Obrigado por acessar!

      Excluir
  4. Esse site é uma porcaria e não me ajudou .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. se soubesse ler conseguiria ajuda no blog

      Excluir
  5. bm n me ajudou mais se vc puder me ajudar e
    em qual estaçao do ano os dias e as noites sao iguais?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não existe uma estação específica em que os dias e as noites são iguais. Existem os chamados EQUINÓCIOS, que aqui no hemisfério Sul ocorrem em março (outono) e setembro (primavera).

      Excluir
    2. esse site é uma porcaria








      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...