segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Raios: O que são, Porque/Como ocorrem, Classificações do Raio, Riscos dos Raios, Cuidados

Este post foi inspirado no episódio de 'O Universo', do canal History Channel, que fala sobre as mais diversas descargas elétricas naturais realizadas pela Terra, entre elas os raios. Além deste, existem muitos outros mais complexos que no momento, não estudei a fundo para postar aqui, pra vocês. Mais pra frente, quem sabe, eu me aprofundarei neles. Espero que gostem!
O que são: Basicamente, os raios são descargas elétricas luminosas que ocorrem na nossa atmosfera, em toda a região, e na maioria das vezes, vêm juntos com chuvas/tempestades. Os raios caem nos pontos mais altos porque eles sempre procuram achar o menos caminho entre a nuvem e a terra. Árvores altas, torres, antenas de televisão, torres de igreja e edifícios são pontos preferidos pelas descargas atmosféricas. Normalmente, os raios duram mais ou menos 2 (ou 1) segundos.O raio provoca o curto-circuito da nuvem para a terra e pelo caminho formado pelo raio passa uma corrente elétrica de milhares de amperes. Um raio fraco tem corrente de cerca de 2.000 A, um raio médio de 30.000 A e os raios mais fortes tem correntes de mais de 100.000 A (um chuveiro tem corrente de 30 A).
Porquê/Como ocorrem: Os raios ocorrem pelo fato das nuvens estarem eletricamente carregadas. É como se existisse uma bateria com um pólo ligado na nuvem e o outro na Terra. Então, os raios se formam no meio de duas nuvens carregadas, ou entre uma nuvem carregada e o solo. A energia da nuvem 'chega' na terra na forma da um risco todo ramificado e luminoso. Por isso ocorrem os raios.

Classificações do Raio: Os raios têm duas classificações: 
 Trovão: é o som consequente do ar aquecido pelo raio.

 Relâmpago: é o clarão do raio, o 'rastro' que ele deixa por onde passou.

Riscos dos Raios: Embora nem sempre sejam alcançados tais valores, mesmo um raio menos potente ainda tem energia suficiente para matar, ferir, incendiar, quebrar estruturas, derrubar árvores e abrir buracos ou valas no chão. Embora não haja estatísticas disponíveis para o Brasil, centenas de pessoas a cada ano são atingidas por raios. Muitas morrem, outras sofrem traumatismos e queimaduras. A maioria das vítimas são atingidas ao ar livre, em baixo de árvores ou na água. No Brasil, há inúmeros relatos de vítimas de raios, atingidas enquanto jogavam futebol ou estavam na praia durante uma tempestade de verão. Num destes casos (Janeiro de 1994) dez pessoas foram feridas por um raio enquanto se abrigavam sob duas barracas de praia em Ipanema. Todas sofreram queimaduras de primeiro grau e foram jogadas para longe; uma barraca foi despedaçada e sua dona ficou com as roupas rasgadas. As vítimas tiveram que ser carregadas para o Hospital Miguel Couto, onde se recuperaram e foram liberadas.O que aconteceu, provavelmente, foi que os mastros das barracas agiram como pára-raios e não havendo aterramento, a explosão de energia espalhou-se ao redor, atingindo as vítimas. Outro caso que merece atenção aconteceu durante um treino do Palmeiras (setembro de 1983), no Parque Antártica. Chovia muito e, de repente, um raio caiu no meio de um grupo de jogadores. Um deles desmaiou, outros três foram derrubados no chão e o técnico da equipe foi atirado a alguns metros de distância. Eventualmente todos se recuperaram. Caso mais triste sucedeu em janeiro de 1997 com dois adolescentes, que rezavam no alto do Morro de Gericinó (Realengo) durante uma tempestade. O lugar, descampado, é conhecido como Pedra do Avião. Um raio atingiu os rapazes; um deles foi jogado para cima e rolou pedra abaixo, escapando vivo, com ligeiras escoriações. O outro, no entanto, teve suas roupas e sua Bíblia reduzidos a frangalhos e morreu, provavelmente de parada cardíaca, já que não havia queimaduras ou traumatismos. Além de vítimas, os raios destroem bens materiais correspondentes a prejuízos de muitos milhões de reais todos os anos com incêndios florestais ou em lavouras; incêndios ou destruição de prédios ou pontes; danos graves em veículos; interrupções da energia elétrica pela destruição de torres e linhas de abastecimento, etc.

Cuidados:

É extremamente perigoso ficar em espaços abertos, praias, botes, topo de elevações e em baixo de árvores;

É também perigoso estar próximo a torres e redes de alta tensão, cercas metálicas, varais de roupas, num carro com a porta ou a janela aberta, sobre um cavalo ou um trator, dentro de casa frente a uma janela aberta;

Posição de segurança durante tempestade
imagem de shingowatanabe.multiply.com
O refúgio mais seguro é uma construção sólida protegida com pára-raios, grandes prédios sem pára-raios, automóveis com janelas fechadas, cavernas, um grupo de árvores (bosque);

Dentro de casa: afaste-se de objetos metálicos, janelas, portas abertas; não fale ao telefone, não tome banho, desligue aparelhos elétricos das tomadas;

Em muitas ocasiões, durante uma tempestade, uma pessoa pode sentir que vai ser atingida por um raio, porque a pele começa a formigar e os pelos do corpo se eriçam. Se isto acontecer, não deite no chão, apenas se agache, assumindo a posição de segurança mostrada na ilustração. Se houver um grupo de pessoas, elas devem se espalhar rapidamente.

Um comentário:

  1. Parabéns pelas informações resumidas e ao mesmo tempo detalhadas. Apesar de muito boas, a sua bio chama mais atenção que os conteúdos que muitos aqui buscam, quanta perspicácia.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...