quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Ataque Maciço/Massivo


Ataque Maciço/Massivo
Esta imagem mostra a erupção de um galáctico "super-vulcão" na galáxia M87 maciça (massiva), como testemunhado por Chandra da NASA X-ray Observatory e NSF Very Large Array (VLA). A uma distância de cerca de 50 milhões de anos-luz, M87 é relativamente perto da Terra e está no centro do aglomerado de Virgem, que contém milhares de galáxias.
O cluster em torno M87 é preenchido com gás quente brilhando em raios-X (e mostrados em azul) que é detectado pelo Chandra. Como este gás se esfria, ele pode cair em direção ao centro da galáxia onde se deve continuar a arrefecer ainda mais rápido e formar novas estrelas.
No entanto, observações no rádio, com o VLA (vermelho) sugerem que, em M87, jactos de partículas muito energéticas produzidas pelo buraco negro pode interromper este processo. Estes jatos levantariam o gás relativamente frio, perto do centro da galáxia e produziriam ondas de choque na atmosfera da galáxia por causa da sua velocidade supersônica. A interação desta "erupção cósmica" com o ambiente da galáxia é muito semelhante à do vulcão na Islândia Eyjafjallajökull que ocorreu em 2010. Com Eyjafjallajökull, bolsões de gás quente foram soprados através da superfície da lava, gerando ondas de choque que podiam ser vistas passando a fumaça cinza do vulcão. Este gás quente, em seguida, sobe na atmosfera, arrastando a fumaça cinza escuro com ele. Este processo pode ser visto em um filme do vulcão Eyjafjallajökull onde a propagação de ondas de choque na fumaça são seguidas por um aumento de nuvens de cinza escuro para a atmosfera.
Na analogia com Eyjafjallajökull, as partículas energéticas produzidas nas proximidades da subida do buraco negro através do raio-X emitem no ambiente de cluster, levantando o mais legal do gás perto do centro de M87 em seu rastro. Isso é semelhante ao que os gases quentes vulcânicos arrastam as nuvens de cinza escuro. E, assim como o vulcão aqui na Terra, ondas de choque podem ser vistos quando as bombas de partículas energéticas do buraco negro chegam no gas cluster.

Créditos da imagem: X-ray: NASA / CXC / KIPAC / N. Rádio Werner et al: NSF / NRAO AUI / W /. Algodão

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...