domingo, 12 de setembro de 2010

Água na Lua. Será ?

Achei super legal esse tema, procurei em alguns sites sobre ele e gostei muito, então, postarei aqui pra vocês uns textinhos que achei. Espero que gostem!
Será que realmente há água na Lua ?
Retirado de: inovacaotecnologica.com.br
"Depois de sete semanas em órbita lunar, os instrumentos a bordo da astronave Lunar Prospector, da NASA, mostraram fortes evidências da existência de água congelada na Lua. Embora não seja em camadas extensas, este gelo, que deve estar na forma de cristais, misturou-se em baixas concentrações com material das crateras ao redor dos pólos Norte e Sul da Lua. Apesar de já terem sido feitas algumas estimativas da quantidade deste gelo, ainda parece ser muito cedo para divulgação de números precisos. O que os dados da Lunar Prospector indicaram é que a região do pólo Norte possui duas vezes mais gelo que o pólo Sul. Quanto à sua origem, é bem provável que o gelo tenha resultado do bombardeamento da superfície lunar por meteoritos e cometas. A presença de água na Lua poderá favorecer o estabelecimento de uma colônia humana naquele satélite, apesar de que ainda existam muitos outros obstáculos técnicos e financeiros que precisam ser superados. Se este gelo puder ser explorado, parte dos problemas relacionados ao abastecimento de água e de oxigênio estaria resolvida. A Lunar Prospector está na Lua desde Janeiro de 1998 e já fez também um amplo mapeamento dos campos magnéticos e gravitacionais de nosso satélite. Segundo a NASA, esta sonda deverá continuar rastreando a superfície da Lua até o final de 1998. Esta descoberta veio confirmar o que os cientistas já suspeitavam desde 1996, quando a sonda Clementine encontrou sinais de gelo em regiões escuras perto dos pólos lunares. Mas a NASA queria buscar provas definitivas da existência de água no satélite terrestre. Por isso, investiu numa missão específica para este fim. Os planos de uma colônia humana fora da Terra sempre se voltaram para Marte, mas muitos cientistas só conseguem imaginar uma colônia no planeta vermelho se houver uma base na Lua, onde os astronautas poderiam obter suprimentos, trocar de instrumentos e até mesmo de nave. Além disso, como a força de gravidade da Lua é bem menor do que a da Terra, os gastos com energia para impulsionar os foguetes seriam muito menores e facilitariam o lançamento de astronaves para Marte e outras regiões do espaço cósmico. Tudo começa a caminhar na direção da transformação da Lua numa espécie de trampolim para o espaço. A missão da astronave Lunar Prospector continua e muitas novidades ainda deverão surgir. Esta descoberta coloca novamente o nosso satélite em primeiro plano no campo das novidades espaciais."

A água foi achada em um mineral chamado apatita, composto de fosfato de cálcio; embora não tenham sido encontradas moléculas de água H2O, foi constada a presença de hidrogênio na forma do ânion hidroxila, OH-, ligado à apatita. Se você aquecer este mineral, os íons de hidroxila se decompõem e formam água. A amostra de basalto lunar na qual o hidrogênio foi achado foi coletada pela missão Apollo 14 em 1971. Foi Larry Taylor, professor da Universidade do Tennessee, quem enviou as amostras à Caltech no ano passado. Os cientistas usaram então um equipamento capaz de analisar grãos minerais de tamanhos menores do que um fio de cabelo. O instrumento dispara um feixe de íons, dispersando átomos que são coletados e analisados em um espectrômetro de massa. Em termos de hidrogênio, enxofre e cloro, a apatita encontrada na Lua é indistinguível das apatitas achadas em rochas vulcânicas terrestres. Esta similaridade só reforça a tese de que depósitos vulcânicos na Lua entraram em erupção pela expansão do vapor de água – e não somente por gases como dióxido de carbono e enxofre. Isso não significa que a Lua possua a mesma quantidade de água que a terra, em termos proporcionais. Mas significa que nosso satélite natural pode possuir ainda mais água do que se acreditava. Além disso, as descobertas dão muitas informações sobre a geologia e a história da Lua.

Bacana né ? "Um dos fatores que tornam essa descoberta tão importante, será o grande aumento de autonomia que as naves espaciais que partirem da Terra poderão ter. Como se sabe, a maior parte do combustível que essas naves carregam, é gasta para que elas consigam sair do campo de gravidade da Terra, que é muitas vezes maior do que o da Lua. Assim, a existência de água na Lua permitiria o reabastecimento dessas naves em uma Estação Lunar, para que o homem possa atingir outros pontos do Universo. " Pensem ? Que legal! O Homem está cada vez mais conquistando o Universo. Espero que tenham gostado, e crédito aos sites da Abril e do CFH que postaram isso em primeira mão pra gente! *

5 comentários:

  1. Eu amo o blog; só acho que deveria postar " como é a vida de um astronomo" . Seria muito legal mesmo.

    ResponderExcluir
  2. Oi! Fico feliz por ver que as pessoas gostam do que faço aqui no blog. Obrigada pela dica, postarei em breve a sua sugestão! Valeu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thainá quero fazer uma parceria amo astronomia tudo amo os corpos celeste a possivel exitencia vitais e por isso estou te postandoo bjos da Maria Fernanda

      Excluir
  3. Você sabia?
    -A luz do sol quando refletida pela lua, demora 1,3 segundos para completar a distância que a separa da Terra.
    -Em 1957 foi enviado ao espaço a cadelinha Laika, pela antiga União Soviética. Na nave, ela morreu por aumento na temperatura do seu corpo.
    -A velocidade da luz é definida como 299 792 458 metros por segundo, o mesmo que 1 079 252 848,8km/h .
    -A temperatura média na superfície do Sol é 5.500°C e no seu núcleo, 15.000.000°C .
    -Existem 5 planetas-anões no Sistema Solar: Ceres, Plutão, Haumea, Makemake e Éris.



    -A distância que separa a lua da terra corresponde, em média, a 384.000 km enquanto que 384 unidades dessas, completam a distância que separa a terra do sol .
    -Titã é o único satélite natural no Sistema Solar que tem atmosfera própria.
    -Estima-se que a nossa galáxia, a Via-Láctea, é composta por aproximadamente 200 bilhões de estrelas.
    -Se morássemos em Netuno, nunca faríamos aniversário, pois um ano é o tempo que o um planeta leva para dar a volta ao Sol, e Netuno leva 165 anos terrestres para fazer essa trajetória.
    -A constelação do Cruzeiro do Sul é formada por 54 estrelas; porém, somente 5 são visíveis a olho nú.
    -Uma estrela anã é tão densa que ali um objeto do tamanho de um dado pesaria como um carro.
    -Estima-se que a nossa galáxia, a Via-Láctea, é composta por aproximadamente 200 bilhões de estrelas.
    -A estrela mais próxima de nós depois do Sol foi descoberta em 1915 pelo astrônomo Robert Innes é chamada Proxima Centauri, sendo que a sua luz demora 4,22 anos para chegar a Terra.
    -Júpiter tem 63 satélites naturais.
    -Um dos satélites naturais de Júpiter, conhecido como S/2003 J 12, tem em média 1km de diâmetro.
    -Saturno é o planeta menos denso do Sistema Solar. Tanto que se existisse um oceano gigante, Saturno flutuaria nele.
    -Netuno tem os ventos mais fortes de qualquer planeta no sistema solar, que podem atingir os 2100 Km/h. Maria Fernanda Cavalcante de Lacerda (Poste de Cima)

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...