sábado, 7 de agosto de 2010

A formação do Universo

Uma questão que sempre despertou curiosidade dos seres humanos desde a antiguidade é como teria surgido o Universo, essa imensidão formada por espaço, tempo, matéria e energia. Há muitos tipos de respostas, principalmente religiosas, mas, conforme passou o tempo, foram surgindo novas teorias científicas baseadas em aspectos reais. A teoria religiosa fala que o Universo e tudo que há dentro dele, inclusive o ser humano e os animais, foi criado por um ser supremo, no caso, Deus. Isso não foi comprovado, e ninguém nunca vai saber se é verdade ou não. Se aconteceu, não sabemos, aí surge a dúvida. Por isso, foi elaborada a teoria do Big Bang, e, por ela ser científica, é considerada "mais real" e com mais chances de ser verdadeira. Vamos detalhá-la.

A Teoria da Grande Explosão 
(em inglês, Big Bang) diz que toda a matéria do Universo estava comprimida , ocupando um volume extremamente pequeno. Ocorreu então, uma grande explosão, que originou o Universo que até hoje está em expansão. Estima-se que ele aconteceu há aproximadamente 15 bilhões de anos!





A Teoria Religiosa, como disse aí em cima, é basicamente que Deus criou o Universo. É muito simples. Muitos religiosos acreditam nessa teoria, que, apesar de muito complexa em relação á Deus, é também muito simples, pois não se sabe ao certo se foi isso o que aconteceu. Se for verdade, nunca saberemos. Quem acredita, acredita, mas muitas pessoas confiam mais na teoria do Big Bang, por ser científica e aprovada por pessoas que entendem disso (astrônomos, astronautas, etc). A Teoria Religiosa envolve também a criação do Homem, pois depois que ele fez a luz do Universo, que antes eram trevas, etc, ele criou os mamíferos, os répteis e, por fim, o Ser Humano e a Mulher. Isso não foi comprovado, então, não pode ser utilizada como base para estudos, pois não tem como se estudar sem provas de que realmente aconteceu! Mas, apesar disso, ainda pode ser considerada uma teoria avaliável.

Também existem as Teorias Mitólogicas, que são muito parecidas com a Teoria Religiosa. Elas consistem na crença de que os seres mitológicos, ou seja, fruto das imaginações indígenas e das diversas culturas do Mundo, que criaram todo o Universo. Algumas dizem que o Universo foi fruto do amor entre o Sol e a Lua, que tiveram vários filhos, sendo eles os Planetas. Vou colocar aqui uma imagem do mito da criação segundo aborígenes australianos.

25 comentários:

  1. esse site é d+ pra quem gosta de astronomia oq é o meu caso quero ate parabenizar a thainá mocelin o site é mto mto bom mesmo parabéns

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. meu bem ñ seja burro e escreva certo porque não é saite seu jegue e site afff santa paciencia

      Excluir
  3. góstei muito déste site párabés

    ResponderExcluir
  4. Gostei do texto, mas a parte dita que Deus criou o ser humano depois a mulher ficou incoerente. Foi dito primeiro a criação do homem, depois do ser humano, e em seguida a criação da mulher. Você deveria ter organizado as ideias e escrever o homem depois a mulher ou somente o ser humano.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá...
      Sim, realmente ficou um tanto quanto incoerente, não soube organizar as ideias, mas na época em que escrevi essa postagem tinha apenas 13 anos, então, me dá um desconto aí vai... Rsrs.

      Excluir
    2. tainá eu ameiiiiiiiiiiii seu site s22 vc me ajudou d+ no meu trabalho q eu ñ encontrava em lugar nenhum bjkas parabens

      Excluir
  5. kkkkk... sim, o desconto está dado. Gosto muito desse tipo de assunto.

    ResponderExcluir
  6. gosto mt de astronomia e esse sa
    te e d+.....

    ResponderExcluir
  7. astronomia e super lugal.. se eu pudese seria astronauta rsrs

    ResponderExcluir
  8. Nossa veio super legal obg ajudou no meu estudo

    ResponderExcluir
  9. uiii adorei esse site gente, é mo babado!!!

    ResponderExcluir
  10. Olá Thainá! Parabéns pelo o blog. Li seu perfil e vejo que temos "gostos" muitos parecidos, inclusive quando falas de animes. Parabéns mais uma vez e creio que em breve estarei visitandi seu blog mais uma vez. Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  11. esse site so fala mal de deus

    ResponderExcluir
  12. No texto, você cita a criação do Ser Humano e da Mulher, neste contexto entende-se que a mulher não é um ser humano. Fora isto, o texto está bom!

    ResponderExcluir
  13. esse saite e muito chato
    não presta precisa melhorar

    ResponderExcluir
  14. Realmente muito bom, mas pode ser estudado a teoria religiosa, bem acredito em Deus,e ja vi bastante artigo de cientista teístas falando da existência de Deus, tanto que em um livro que li, dizia que o maior ateu do século 20 se tornou teísta e escreveu um livro, e tipo acredito na teoria do big bang, por que digamos que uma força suprema que colocou o universo em uma "ordem" ao criar o universo não seria apenas um estalar de dedos, sem evidencias sem rastros de criação, lembrando Deus tem poder para isso, mas creio que Deus ao criar o universo deixou duas digitais na criação como diz em romanos que a propria natureza revela o criador, lembrando que em salmos diz os céus manifestam a glória de Deus, ok mas creio que assim quando Deus criou o universo deixou rastros que compreendemos como big bang, acredito eu que o Big Bang realmente existiu mas o que cosmólogos não conseguem responder o que originou tudo, até a primeira matéria quente e densa num pequeno ponto do espaço já eu acredito que antes de tudo o principio foi Deus, até mais leitores.

    ResponderExcluir
  15. ENERGIA QUANTICA - o que é antimateria? hum, o que não faz sentido é uma teoria sem sentido - como eles não conseguem explicar, inventam teoria, que é a capacidade de iludir o conhecimento - - o que sabemos é que temos uma estrela, sol, e que a mesma é um gerador, e geradores produzem duas coisas, energia e magnetismo, e essas duas coisas sustentam os sistemas solares - a pergunta é como? imagine a rotação da terra pressionada pela translação de 100.000 KM p/h, que produz o magma central,, igualmente o sol, em seu eixo tem a pressão de giro pela via lactea em torno de 10 mi Km/p/k - 100 vezes superior da terra, a energia liberada ainda não há um consenso sobre fusão nuclear, mas o fato produz a energia e o magnetismo polarizado que sustenta - como ão há uma teoria que explique como o fracionamento da materia e dos atomos que chegam ao sol, o que sabemos é que esse fracionamento produz energia em ondas que viajam pelo espaço sustentado pela gravidade , e essas ondas carregam particulas que chamamos de anti-materia, ou poeira estrelar, neutrinos, ou parrticulas de neutros e particulas de eletrons que supostamente teriam a capacidade de se agrupar apos perder a força da energia de polarização proximo aos limites gravitacionais - unidos novamente como atomos, tornam a se reunir e formar particulas e materia que começam nova viagem atraidas pela carga magnetica e se dirigem a alimentação das estrelas - uma estrela com falta de elementos como carbono, oxigenio, ferro, etc, não tem capacidade de foemação de corpos que poderiam gravitar em sua orbita, como no sistema solar - o certo é que todos os dias o sol é bombardeado per inumeravel quantidade de elementos e de corpos formados da materia, que se desfazem e tornam sua viagem. o perigo é a formação de corpos com a mesma materia ou carga gravitacional dos corpos ja formados, isso os coloca entre as polarizações na direção que circulam ao redor da estrela, no caso , os planetas que podem ser atingidos por esses corpos, como cometas, asteroides, ou pequenas particulas, que diariamente atingem planetas ou passam nas proximidades - é um ciclo tão natural como o hidrogenio e o oxigenio fazem na atmosfera e tornam ao solo e retornam novamente ao se desassociar - aqui chamamos isso de natureza - isso podemos acontece a 3500 anos dados pela escrita e a 6000 anos dados pela historia, e ainda não mudou - - - vou publicar porque contrapus uns tais cientistas, e é bem capaz deles dizerem que descobriram isso, quando é a maneira que Deus criou e sutenta tudo sobre o abismo, nada cai ou sai de seu lugar e ficará assim ate que Ele queira . esse é o mal da ciencia que quer saber mais que Deus, ou se colocar no lugar dele - D.C -M

    ResponderExcluir
  16. Presenteei meu filho um computador mais como ele muito curioso fiquei preocupado com o queiria acessar por isso tenho um programa instalado no aparelho que me da acesso a tudo, assim posso ficar de olho no que esta fazendo, gostei muito do programa e rápido e pratico recomendo. https://brunoespiao.com.br/teste-espiao-de-computador

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...