terça-feira, 10 de agosto de 2010

Planetas, satélites e estrelas

Planetas: São astros iluminados pelo Sol (pois não possuem luz própria, como as estrelas) que giram ao redor do mesmo. Os oito planetas que conhecemos são Mercúrio,Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano, Netuno e Plutão (plutão ainda não é considerado um Planeta). Existem os planetas interiores (Mercúrio e Vênus), localizados entre a órbita (caminho percorrido por um astro ao redor de outro) da Terra e o Sol e os planetas exteriores (Marte, Júpiter, Saturno, Urano, Netuno e Plutão), que estão fora da órbita da Terra e do Sol. Júpiter, Saturno, Urano e Netuno são os planetas maiores, pois são maiores do que a Terra. Mercúrio, Marte e Vênus são os planetas menores, pois são menores do que a Terra.
Planetas do Sistema Solar

Basicamente, os planetas são corpos celestes esféricos (ou quase) de mais de mil quilômetros de diâmetro que 1) não possui luz própria, 2) gira ao redor de uma estrela (Sol) e 3) são formados pelos restos da nebulosa da qual também se formou o Sistema Solar.

Lua é o satélite da Terra
Satélites: São corpos celestes que vagam no espaço ao redor de outros, o exemplo mais comum de satélite natural é a Lua, que gira ao redor da Terra. Todos os planetas do Sistema Solar têm satélites naturais, menos Mercúrio e Vênus. Saturno é o planeta com maior número de satélites.
Planetas e número de satélites:
    Mercúrio (0) Vênus (0) Terra (1) Marte (2) Júpiter (16) Saturno (18) Urano (15) Netuno (8) Plutão (1)
Alguns satélites dos planetas do nosso Sistema Solar.
Estrelas: São corpos celestes luminosos formados de plasma e gases quentes que emite radiação eletromagnética, em especial a luz, como resultado das reações que ocorrem em seu interior. Estrelas mudam de cor com a idade. Quando jovens, emitem luz vermelho-escura. Mas na velhice, já sem tanta energia, tornam-se azuiso. Podem-se observar no céu a olho nu, milhares de estrelas que são corpos celestes de luz própria. Ás vezes, os pontinhos brancos que enxergamos não são as estrelas propriamente ditas, e sim Luzes do Passado! A estrela pode até ter explodido, se desintegrado, mas a sua luz ainda está vagando até chegar a nós! As estrelas cadentes não são estrelas, e sim 'faíscas' de choques entre meteoritos no Espaço que resultam em feixes de luz, que ficam vagando no céu e nos dão impressão de que é uma estrela caindo. As estrelas são muito diferentes uma das outras pela massa, luminosidade e composição. São visíveis graças ao reflexo da luz do Sol em sua superfície, elas próprias fabricam sua energia através de processos termonucleares. Calcula-se que o número de estrelas visíveis da Terra a olho nu é de cerca de 8.000, das quais 4.000 estão no hemisfério norte do céu e 4.000 no hemisfério sul. Em qualquer momento durante a noite, em ambos hemisférios, só são visíveis 2.000 estrelas. As demais se ocultam na neblina atmosférica, sobretudo próximo ao horizonte, e na luz pálida do céu. 
Estrelas, e, no canto direito, uma 'estrela cadente'

41 comentários:

  1. legal
    gostei muito desse saite

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. acho que o certo e site

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. E gostei mais se não me ajuda E a passar eu sou muito burra

      Excluir
  2. legal.....
    esse saite é muito bom pois fala de estrelas,planetas e satéletis naturais.esse saite fala um pouco deles mais eu acho que deveria especificar mais sofre as estrelas,os planetas e os satéletisnaturais porque tem muito a dizer e falar sobre eles ainda bom essa é a minha opinião mais eu gostei desse saite parabéns para quem criou ele ai eu só quero que atenda o meu pedido voltarei masi vezes para ver se escreveu mais coisasa sobre as estrela,planetas e os satéletis naturais.parabéns o prazer foi meu ver um saite tão bem organizado...obrigada e valeu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu tão bem achei isso

      Excluir
    2. escreveu tudo errado, mais eu concordo

      Excluir
    3. Realmente cheio de erros, foi difícil entender... mas concordo com o que foi dito.

      Excluir
    4. um anônimo criticou a escrita do cara e veio e escrever errado tb kkkkkkkkk

      Excluir
    5. iscreveu tudu inrrado mais eu comkordu

      Excluir
  3. presciso de um mais resumido pra eu fazer o OBA!!!!
    pq o OBA fala muito mais que isso
    OBA é olimpiada brasileira de astronomia e astronáutica
    é amanhã dia 11/05/2012 por favor

    ResponderExcluir
  4. poo veey, me amarrei nesse site, gostei muito pq é tudo muito RESUMIDO kkkk VLE TIAAAAAAAAAAO !

    ResponderExcluir
  5. a chei o que eu queria luana

    ResponderExcluir
  6. u.u. eu amei! Que bom que eu posso conhecer mais do qeu já conheço......... rs

    ResponderExcluir
  7. muito obg o blog e ótimo.

    ResponderExcluir
  8. gostei mt desse site!valeu,me ajuda mt

    ResponderExcluir
  9. muiito legal esse site me ajudou muito com um trabalho escolar...... :)

    ResponderExcluir
  10. AFF ! isso não era bem oque quero, preciso achar a diferença entre os planetas !!!!!!!!!!!! D: D: D: :(

    ResponderExcluir
  11. Gostei do site, mas n é o que quero.
    Preciso saber pq os planetas e os satélites n possuem luz própria!!!!!!

    ResponderExcluir
  12. mas oq e uma estrela iluminada e uma estrela luminosa?

    ResponderExcluir
  13. Me emocionei quando aboudou-se a dinamica estrelar,cuja luz emitida pelas mesmas,muitas vezes sao somente as luzes,e nao as estrelas propriamente dita,como "luzes do passado";achei surpreendente a forma como a autora deste artigo,tratou do assunto envolvendo o conhecimento com a paixao pela astronomia.Parabens.-Thalia monteiro.14 anos

    ResponderExcluir
  14. olha isso e muito interessante .... prinçipalme quando diz que as estrelas mudam de cor :)

    ResponderExcluir
  15. Muito bom; uma aula completa de astronomia e outra muito hilária de português.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não entendi a parte "muito hilária de português"
      Sai do anônimo e tenta ser um pouquinho mais entendível, colega ;)

      Excluir
  16. GOSTEI MUITO DESSE SITE, ME AJUDOU BASTANTE
    OBRIGADO! <3

    ResponderExcluir
  17. Gostei do site, pois me ajudou no que procurava e contém um portugues claro onde todos entendem. Obrigado!!!!

    ResponderExcluir
  18. ameii... mim ajudou bastante no trabalho de ciencias

    ResponderExcluir
  19. Adorei. Muito bom, explica muito bem. Mas tenho uma pergunta: minha professora me disse que as estrelas tem cores diferentes por causa da sua temperatura. Por exemplo: as estrelas vermelhas são mais frias e as azuis são mais quentes. Isso é verdade?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara so pelo fato de ter luz própria todas são muito quentes! Só depois que ficarem bém velhinhas é que vai para o azul!

      Excluir
  20. estava estudando para uma prova em cima da hora e isso me ajudou muito OBRIGADO!

    ResponderExcluir
  21. O que chamam erradamente de UNIVERSO, pois SISTEMA MACRO ENERGÉTICO ATÔMICO TERMONUCLEAR é:

    Funciona de forma INTERLIGADA ENERGETICAMENTE, não por primitivos sistemas de fios: mas por intermédio de PULSOS ELETROMAGNÉTICOS, infinitamente mais avançado do que conhecemos: como WI-FI.

    No NÚCLEO do DISTRIBUIDOR ENERGÉTICO ATÔMICO TERMONUCLEAR que chamam primitivamente de SOL: existe um TRANSFOMADOR ENERGÉTICO ATÔMICO TERMONUCLEAR: que recebe a energia emitida pela GALÁXIA, transforma e reduz essa energia, repassando-a também através de PULSOS ELETROMAGNÉTICOS para o TRANSFORMADOR ENERGÉTICO ATÔMICO TERMONUCLEAR, que fica no CENTRO: do nosso PLANETA.
    TRANSFORMADOR ENERGÉTICO ATÔMICO TERMONUCLEAR, que por emitir ONDAS DE CALOR em ALTAS TEMPERATURAS, de dentro para fora: é chamado erradamente pelos das ciências não avançadas: como NÚCLEO DE FOGO.

    Como o DISTRIBUIDOR ENERGÉTICO ATÔMICO TERMONUCLEAR chamado erradamente de SOL, encontra em MAIORES ATIVIDADES:

    Vem colocando também em MAIORES ATIVIDADES o TRANSFORMADOR ENERGÉTICO ATÔMICO TERMONUCLEAR que fica no CENTRO do nosso PLANETA, aquecendo-o um pouco mais: e causando o AQUECIMENTO GLOBAL.

    TRANSFORMANDO A ÁGUA SÓLIDA DAS CALOTAS POLARES E GELEIRAS, EM ÁGUA LÍQUIDA: e ÁGUA LÍQUIDA em VAPOR DE ÁGUA: causando o EFEITO ESTUFA.

    Para gratuitamente aprender mais, com o único doutor em MÚLTIPLAS CIÊNCIAS AVANÇADAS E ENERGÉTICAS, inclusive saber, em que resultará todo esse processo: acesse o http://descobertascientificasavancadas.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...