terça-feira, 10 de agosto de 2010

Planetas, satélites e estrelas

Planetas: São astros iluminados pelo Sol (pois não possuem luz própria, como as estrelas) que giram ao redor do mesmo. Os oito planetas que conhecemos são Mercúrio,Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano, Netuno e Plutão (plutão ainda não é considerado um Planeta). Existem os planetas interiores (Mercúrio e Vênus), localizados entre a órbita (caminho percorrido por um astro ao redor de outro) da Terra e o Sol e os planetas exteriores (Marte, Júpiter, Saturno, Urano, Netuno e Plutão), que estão fora da órbita da Terra e do Sol. Júpiter, Saturno, Urano e Netuno são os planetas maiores, pois são maiores do que a Terra. Mercúrio, Marte e Vênus são os planetas menores, pois são menores do que a Terra.
Planetas do Sistema Solar

Basicamente, os planetas são corpos celestes esféricos (ou quase) de mais de mil quilômetros de diâmetro que 1) não possui luz própria, 2) gira ao redor de uma estrela (Sol) e 3) são formados pelos restos da nebulosa da qual também se formou o Sistema Solar.

Lua é o satélite da Terra
Satélites: São corpos celestes que vagam no espaço ao redor de outros, o exemplo mais comum de satélite natural é a Lua, que gira ao redor da Terra. Todos os planetas do Sistema Solar têm satélites naturais, menos Mercúrio e Vênus. Saturno é o planeta com maior número de satélites.
Planetas e número de satélites:
    Mercúrio (0) Vênus (0) Terra (1) Marte (2) Júpiter (16) Saturno (18) Urano (15) Netuno (8) Plutão (1)
Alguns satélites dos planetas do nosso Sistema Solar.
Estrelas: São corpos celestes luminosos formados de plasma e gases quentes que emite radiação eletromagnética, em especial a luz, como resultado das reações que ocorrem em seu interior. Estrelas mudam de cor com a idade. Quando jovens, emitem luz vermelho-escura. Mas na velhice, já sem tanta energia, tornam-se azuiso. Podem-se observar no céu a olho nu, milhares de estrelas que são corpos celestes de luz própria. Ás vezes, os pontinhos brancos que enxergamos não são as estrelas propriamente ditas, e sim Luzes do Passado! A estrela pode até ter explodido, se desintegrado, mas a sua luz ainda está vagando até chegar a nós! As estrelas cadentes não são estrelas, e sim 'faíscas' de choques entre meteoritos no Espaço que resultam em feixes de luz, que ficam vagando no céu e nos dão impressão de que é uma estrela caindo. As estrelas são muito diferentes uma das outras pela massa, luminosidade e composição. São visíveis graças ao reflexo da luz do Sol em sua superfície, elas próprias fabricam sua energia através de processos termonucleares. Calcula-se que o número de estrelas visíveis da Terra a olho nu é de cerca de 8.000, das quais 4.000 estão no hemisfério norte do céu e 4.000 no hemisfério sul. Em qualquer momento durante a noite, em ambos hemisférios, só são visíveis 2.000 estrelas. As demais se ocultam na neblina atmosférica, sobretudo próximo ao horizonte, e na luz pálida do céu. 
Estrelas, e, no canto direito, uma 'estrela cadente'

20 comentários:

  1. legal
    gostei muito desse saite

    ResponderExcluir
  2. legal.....
    esse saite é muito bom pois fala de estrelas,planetas e satéletis naturais.esse saite fala um pouco deles mais eu acho que deveria especificar mais sofre as estrelas,os planetas e os satéletisnaturais porque tem muito a dizer e falar sobre eles ainda bom essa é a minha opinião mais eu gostei desse saite parabéns para quem criou ele ai eu só quero que atenda o meu pedido voltarei masi vezes para ver se escreveu mais coisasa sobre as estrela,planetas e os satéletis naturais.parabéns o prazer foi meu ver um saite tão bem organizado...obrigada e valeu

    ResponderExcluir
  3. presciso de um mais resumido pra eu fazer o OBA!!!!
    pq o OBA fala muito mais que isso
    OBA é olimpiada brasileira de astronomia e astronáutica
    é amanhã dia 11/05/2012 por favor

    ResponderExcluir
  4. poo veey, me amarrei nesse site, gostei muito pq é tudo muito RESUMIDO kkkk VLE TIAAAAAAAAAAO !

    ResponderExcluir
  5. a chei o que eu queria luana

    ResponderExcluir
  6. u.u. eu amei! Que bom que eu posso conhecer mais do qeu já conheço......... rs

    ResponderExcluir
  7. muito obg o blog e ótimo.

    ResponderExcluir
  8. gostei mt desse site!valeu,me ajuda mt

    ResponderExcluir
  9. muiito legal esse site me ajudou muito com um trabalho escolar...... :)

    ResponderExcluir
  10. AFF ! isso não era bem oque quero, preciso achar a diferença entre os planetas !!!!!!!!!!!! D: D: D: :(

    ResponderExcluir
  11. Gostei do site, mas n é o que quero.
    Preciso saber pq os planetas e os satélites n possuem luz própria!!!!!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...