quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Buracos Negros

Para criar este post, visitei vários endereços de sites e blogs. Entrei, resumi cada um deles e fiz um resumo geral das coisas mais importantes que achei. Espero que curtam!

O que são buracos negros: "Buracos Negros" são regiões no espaço onde a força gravitacional é muito forte, ou seja, é um determinado lugar que 'puxa' os corpos celestes para 'dentro dele'. Pra ficar melhor de entender o que é 'força gravitacional' use a Terra como exemplo: somos 'puxados' para o chão, pois a Terra exerce gravidade, atração sobre nossos corpos.
O mesmo ocorre com os corpos celestes. No Universo, digamos que a Terra seja o Buraco Negro, e nós, os corpos celestes.

Tá, mas porque eles são chamados de Buracos Negros ? O que tem a ver força da gravidade com estas palavras ?


Como disse, os buracos negros têm a força gravitacional super forte, puxando toda 'massa' ou 'corpo' que passa sobre ele. O mesmo acontece com a luz. A velocidade da luz é aproximadamente 1.080.000.000 Km/h, mas a velocidade de escape do Buraco Negro, a velocidade com que ele atrai os corpos com a força gravitacional, consegue ser maior do que a velocidade da luz, ou seja, quando a luz quer 'sair' do buraco negro, ele a 'puxa' antes dela sair totalmente. É por isso que se chama "buraco negro", pois a luz não consegue se espalhar, já que ele a 'puxa' antes disso.

Na verdade, os buracos negros não são 'buracos'. São somente determinados pontos do Universo em que se concentra maior força gravitacional.

Para ficar melhor de entender:


Se atirarmos uma pedra para cima ela "sobe" e depois "desce", certo?
Errado!
Se atirarmos um corpo qualquer para cima com uma velocidade "muito" grande, esse corpo "sobe" e se livra do campo gravitacional da Terra, não mais "retornando" ao nosso planeta.
A velocidade mínima para isso acontecer é chamada de velocidade de escape. A velocidade de escape na superfície da Terra é 40.320 Km/h. Então, se a gente conseguisse jogar uma pedra a 40.320 Km/h, ela não iria retornar, pois não seria mais puxada pela gravidade e se livraria dela. Com a luz, ocorre a mesma coisa. A luz é 'jogada', assim como a pedra, à uma velocidade de 1.080.000.000 Km/h. Se ela chegasse a essa velocidade, sairia do Buraco Negro e ele então não seria mais 'negro'. Mas como o buraco negro exerce uma força gravitacional MUITO mais forte do que 1.080.000.000 Km/h, a luz não consegue escapar, e continua presa dentro dele.
Os Buracos Negros, então, não emitem luz, somente quando uma estrela, por exemplo, ou algum outro corpo celeste 'brilhante' ou composto de certos elementos 'caem' no buraco negro. No caso de uma estrela, o gás que a compõe espirala até cair no buraco negro, como água indo pelo ralo. Nesse processo, o gás se aquece muito e emite fótons!



Buraco Negro Super Massivo

Um buraco negro supermassivo é uma classe de buracos negros encontrados principalmente no centro das galáxias. Ao contrário dos buracos negros estelares que são originados a partir da evolução de estrelas massivas, os buracos negros supermassivos foram formados por imensas nuvens de gás ou por aglomerados de milhões de estrelas que colapsaram sobre a sua própria gravidade quando o universo ainda era bem mais jovem e denso. Os buracos negros supermassivos possuem uma massa milhões ou até bilhões de vezes maiores que a massa do Sol. O mais impressionante é que a maioria dos buracos negros supermassivos já catalogados estão em forte atividade, ou seja, continuam atraindo matéria para si, aumentando ainda mais a sua massa.

Exemplo de buraco negro super massivo:
No centro da galáxia

3 comentários:

  1. Olá, Proponho parceria entre blogs. O endereço do meu é:
    http://www.fpslivroaberto.blogspot.com/

    Beijos![:)]

    [ ]´s

    ResponderExcluir
  2. Olá, Thainá! Eu estou seguindo o seu blog e estou divulgando-o para os meus alunos e amigos. Tenho o meu bblog em: http://www.matemagicasenumeros.blogspot.com/ caso queira podemos fazer parceria. Queria lhe perguntar... se vc conhece o Ricardo Oliveira, de Várzea alegre, CE? Ele é tetracampeão da OBM e campeão da Olimpíada Brasileira de Astronomia.

    ResponderExcluir
  3. Boa noite, Thainá!

    Parabéns pelo seu blog.Vou indicá-los aos meus alunos como fonte de pesquisa.

    Silvana Dutra Kazimierz

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...